TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual

Trabalho Universitário: Atividade Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O business game contribuiu para a formação da equipe, de maneira a simular um ambiente competitivo, gerando comprometimento com resultados e desafios que puderam ser superados ou que geraram reflexões.

Decisões tomadas por mim para auxiliar no desempenho da equipe

Todas as decisões durante todo o período do jogo foram tomadas em grupo, através de reuniões semanais, utilização de relatórios e análises de resultados da empresa e do mercado. Porém, a principal decisão estratégica do grupo foi a de reduzir a produção da única fábrica em determinado período, para controlar o estoque, gerado em excesso em função de erros na logística de transporte, cometidos pelo grupo. Neste momento, defendi a paralisação da fábrica para que o estoque pudesse ser reduzido e as atividades voltassem à normalidade.

Minha participação na tomada de decisão e interação com meu grupo

Acredito ter sido atuante durante todo o jogo, contribuindo com análises e ideias, buscando convergência nas decisões. As reuniões foram feitas através de conferências agendadas por Skype e, eventualmente, presencialmente. Além das reuniões de trabalho, o grupo manteve contato diário através de whatsapp.

Principais dificuldades

Existe uma tendência natural referente à falta de priorização das empresas, impedindo que se dê menos foco em um determinado objetivo para priorização de um ponto forte. De uma maneira geral, as dificuldades encontradas por mim foram referentes à escolha dos objetivos estratégicos, seguida da busca pela execução desses objetivos. A empresa ficou em 5º e 6º lugar durante a maior parte do jogo, muito em função de erros na escolha dos objetivos, o que pôde ser parcialmente corrigido nas últimas rodadas, terminando em 4º lugar.

Visão crítica em relação à empresa hoje

A empresa precisa melhorar no planejamento da produção e logística de transporte. Por falta de atenção, o grupo errou nas ordens de transporte, utilizando uma região de origem diferente de onde a fábrica estava instalada.

Outro ponto em que devemos melhorar é na distribuição das tarefas. Por mais que as decisões possam ser tomadas em grupo, deve haver responsabilidades específicas para que as discussões sejam mais produtivas e as decisões mais acertadas.

Caminho que a empresa deve seguir no próximo ano

A empresa deve investir na estabilização da produção, desde compra de matéria prima até o custo de estoque. E ainda, deve buscar melhorias em produto, tornando-o mais atrativo. Deve ainda perseguir com disciplina os objetivos estratégicos os quais se propôs a executar.

Conclusão

No geral o jogo foi muito produtivo, tanto para agregar conhecimentos específicos, como para desenvolver a vivência na tomada de decisões em níveis estratégicos. As simulações são importantes para a criação de um cenário realista, e o grupo levou a sério a competição entre as empresas. Os erros por falta de atenção não podem ocorrer, não foram corrigidos a tempo e o grupo pagou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com