TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento Gestão de Marcas

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Marcas

Aula-tema 05: Brand Equity

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Marcas

Aula-tema 05: Brand Equity

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Gestão de Marcas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor

Anhanguera Educacional

2015

  1. Breve histórico da empresa selecionada.

A empresa alvo desta atividade será a Rede Globo, uma gigante nacional que faz parte do Grupo Globo, atuante em diversos segmentos (cinema, televisão, rádio, jornalismo e etc) e exibe a qualidade e pionerismo de uma líder que sempre inova e se moderniza para melhor atender o seu público.

Inaugurada em 1965, canal 4 no Rio de Janeiro por Roberto Marinho e que rapidamente expandiu-se em filiais nos anos seguintes pelo Brasil e atualmente transmite sua programação em praticamente todo território nacional e em mais de 100 países a fora, a Rede Globo fez história se tornando referência, e padrao de qualidade internacional.

  1. Comparativo entre os dois logotipos, antes e depois da mudança.

A Rede globo, ou Globo assim como outras emissoras brasileiras também veio sofrendo mudança em sua identidade visual; logo no início em 1965, seu logotipo era formado por quatro números quatro que formavam um catavento e trazia a ideia de movimento, assim definido por seus criadores, mais a frente assumia a forma de um grande globo metálico e buscava representar a conexão com o mundo; como bom telespectador eu não poderia deixar de citar o famoso som do “plim plim” que aparecia junto com o logotipo e acredito ter atrelado mais valor a marca e lembrança da emissora.

Figura 1 – Logotipo novo da TV Globo[pic 2]

Fonte: Foto TV globo

Em 2014, a Globo sofreu mais uma mudança, deixando o velho globo metalizado, mantendo o globo e aderindo a cor branca, formato 3D e pela primeira vez no tão sonhado ideal de movimento, o diretor-geral da emissora, Carlos Henrique Schroder deu uma entrevista onde define bem o conceito deste upgrade no logotipo “Essa é uma mudança significativa. Ela passa a ser branca, e o branco é a soma de todas as cores e ela ganha movimento. E o movimento é exatamente o que a Globo procura na sintonia com a sociedade. E isso se traduz através de produtos. Produtos diferentes, produtos variados, gêneros variados na grade da programação. E esses produtos passam a ser cada vez mais inovadores, cada vez mais ousados, cada vez mais criativos”.

  1. Análise pessoal sobre a decisão da empresa, considerando a pesquisa realizada e os assuntos relacionados às decisões sobre a marca já estudados até agora.

Consolidada no mercado internacional e forte concorrente no Brasil, a Rede Globo completou 50 anos de sua criação neste ano, detém um império vasto e responsável por entreter, educar, informar e divertir seus telespectadores.

Ao estudar sua logomarca e história fica fácil entender seu sucesso, a publicidade ajudou em muito seu planejamento focado na produção de qualidade, julgo como baseada numa tríade, ou seja, entretenimento, dramaturgia e jornalismo.

Sobre sua identidade visual, agora na cor branca nos remete a ideia de que ela pode assumir qualquer cor, textura e se adaptar bem as mudanças na sociedade, já que a empresa em si fez parte dos marcos da história brasileira e criou história como empresa padrão de qualidade em seus conteúdos, e empresa hoje assume o 2º lugar no ranking de maiores emissoras do mundo ficando atrás somente da gigante americana ABC, segundo o site Top10mais. Formadora de opinião a Globlo conseguiu o mais difícil: "se manteve na memória afetiva dos telespectadores”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com