TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Da Qualidade

Artigos Científicos: Atps Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  5.412 Palavras (22 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 22

ATPS – 2014

Disciplina: Gestão da Qualidade

8° Semestre

“Quality Consultoria”

Anhanguera Educacional

2014

ATPS – 2014

Disciplina: Gestão da Qualidade

8° Semestre

“Quality Consultoria”

Trabalho desenvolvido na disciplina Gestão da Qualidade, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação do 1° Bimestre, sob orientação da tutora Ester Campos.

Anhanguera Educacional

2014

Sumário

Descrição dos Produtos e Fabricantes escolhidos 4

Aula Tema : Introdução a Qualidade e a importancia para o Gestor. Gestão da Qualidade – Definições e Conceitos 8

Aula tema: Qualidade por setores.Gestão da Qualidade Total- TQM 11

Aula tema: Processos de Melhoria contínua – 5S. – Kaizen. – Seis Sigma. 19

Aula Tema : Padrões Internacionais de Qualidade. Normas ISO 22

Relatório Final 27

Referências Bibliográficas 29

Anexos 30

Descrição dos Produtos e Fabricantes escolhidos

Produto 1:Batata assada ondulada Yokitos (Qualidade inferior)

A primeira experiencia de compra começa com a embalagem, notamos uma qualidade inferior, com acabamento pouco estilizado, a material plástico mais opaco.

A abertura da embalagem, se equipara ao produto, selecionado como de maior qualidade.

A degustação é algo mais peculiar, uma vez que o gosto e sensação é uma experiencia individual, sendo assim foi feita uma ánalise entre os 7 integrantes do grupo às claras e às cegas e no total geral o primeiro produto, o seja a batata Yokitos ficou em 2° lugar com ampla desvantagem em relação à sua concorrente.

No geral tivemos avaliações similares com relação ao teor de sal, dureza, teor de gordura.

Tendo sido considerada em todas essas caracteristicas inferior.

Importante lembrar que encontramos o produto no rodapé de sua respectiva gondola.

Empresa 1 : Yoki (Qualidade inferior)

A empresa Yoki, apesar de incorporada a uma multinacional de maior porte como veremos adiante, não perdeu caracteríticas de empresa familiar de menor porte e menos agressiva.

Seu produto apesar de sido consiredo inferior ao concorrente não foi recusado por nenhum dos participantes da pesquisa, foi apenas preterido na relação apresentada.

Seguem dados pesquisados no site da empresa:

A Yoki Alimentos atua em 20 categorias, num total de 180 produtos e mais de 620 itens de consumo. De capital 100% brasileiro, a marca Yoki, sucessora da Kitano S.A., está no mercado há 18 anos e nesse período transformou-se rapidamente de uma empresa empacotadora de grãos a uma das mais modernas indústrias alimentícias do País, produzindo itens com alta tecnologia. Atualmente, seus produtos estão presentes em quase 30 países. Líder em vários segmentos em que atua, a empresa tem como filosofia oferecer ao consumidor produtos de qualidade e que atendam às exigências crescentes do mercado por inovação e comodidade. Sua linha abrange de ingredientes a conveniências, como semiprontos, pipocas, batatas-palha, condimentos naturais e industrializados, snacks, produtos naturais, complementos alimentares, chás, misturas para bolo, sobremesas, doces, confeitos, sopas, refrescos, cereais, farináceos de milho, farináceos de mandioca, farináceos de trigo e pet food. As marcas Kitano, Torí, Yokitos, Lin Tea e Mais Vita fazem parte do portfólio da companhia.

As nove fábricas do grupo Yoki estão localizadas em seis estados brasileiros: Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Produto 2 : Batata assada ondulada Ruffles (Qualidade superior)

Já na primeira experiencia, notamos nítida diferença em qualidade de embalagem, tanto na qualidade de impressão, quanto no material própriamente dito.

A Abertura de embalagem se equipara ao produto selecionado como de qualidade inferior.

Jà no quesito degustação, com a relação a peculiaridade de cada individuo, notamos que além do teste às cegas, temos o ponto que consideramos crucial e queremos entrar nele neste momento, estamos então falando de Marketing!

Notadamente entemos que o fator intangivel da marca está intimamente relacionado com a decisão final do consumidor. E isso a PepsiCo faz com maestria assim como todas as outras empresas de seu porte, ela desenvolve ações que dão ao seu produto “status” e com isso ultrapassa a questão de atender uma necessidade e passa criar desejo.

Importante lembrar que encontramos o produto na área de destaque de sua gondola ( na altura dos olhos).

Empresa 2: PepsiCo (Qualidade superior)

A empresa PepsiCo, é uma multinacional mundialmente conhecida, por isso o peso de sua grandeza influencia diretamente na pesquisa, o conteúdo e aparencia do site, já identificam a superioridade em relação à outra empresa selecionada, o que consideramos mais interessante ressaltar como principal característica de diferenciação é mesmo o investimento e desenvolvimento na área de Propaganda e Marketing, ao abrirmos o site da empresa, já nos deparamos com uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com