TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrando uma Franquia: Pesquisando, negociando e fazendo marketing

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.243 Palavras (29 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

bacharelado em administração

aparecida joseina pires correia ROCHA LEMOS

administrando uma franquia:

Pesquisando, negociando e fazendo marketing

Alexânia

2015

APARECIDA JOSEINA PIRES CORREIA ROCHA LEMOS

administrando uma franquia:

Pesquisando, negociando, e fazendo marketing

Trabalho Interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média nas disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Metodologia Científica e Negociação.  

Professores: Marcos Marques, Henry Nonaka, Emília Okayama, Gisleine Fregoneze, Vinícius P. Rincão e Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1Abertura da franquia        6

2..2Pesquisa qualitativa        7

2..3 Pesquisa quantitativa        8

2..4Dados demográficos, econômicos, culturais, naturais e tecnológicos        9

2.5 Marketing.....................................................................................................10

2.6Negociação        13

2.7 Análise do ambiente externo        16

2.8Metodologia        17

2.9 Conclusão        18

2.10 Referências        19

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Aprenderemos que para se obter uma franquia, o mais importante não é investimento financeiro, mas, as formas de administração. Tais formas são á Pesquisa de mercado, Negociação, Marketing e Metodologia Científica. Entenderemos os conceitos, formas administrativas, todos os moldes necessários para o completo sucesso do negócio.

  A franquia que estudaremos para sua abertura, será a Home Depil, que oferece serviços de fotodepilação e estética em pontos, através de técnicas, tratamentos e equipamentos de última geração muito difundidos na Europa e Estados Unidos, e trabalha em domícilio e faz parte do portifólio do grupo Zaiom. O investimento para abrir uma unidade da rede é a partir de r$20.000,00(vintes mil reais). A taxa de franquia custa r$15.000,00(quinze mil reais), e o prazo de retorno do investimento é de 18 (dezoito) meses.

  A fotodepilação a domicilio está crescendo e é importante que as profissionais possam oferecer o mesmo profissionalismo das clínicas de estética. Esse será o seu grande diferencial no mercado.

  A Home Depil é uma marca em expansão nacional, ela oferece diversos serviços com grande procura no mercado,  oferece um ótimo treinamento presencial e um apoio contínuo através de diversas ferramentas de comunicação.

 

Para liderar a implantação desse novo sistema de fotodepilação e estética no Brasil a HOME DEPIL conta com empresários de longa experiência no franchising, construída em algumas das maiores franquias brasileiras.

O empresário Artur Hipólito trabalhou como diretor geral de uma franquia educacional, transformando-a em líder nacional em sua área de atuação com mais de 1.200 franqueados e mais de 500.000 alunos no Brasil e no exterior. Em 2008 fundou a TUTORES a primeira microfranquia do Brasil. É Advogado inscrito na OAB/SP, pós-graduado em Marketing na ESPM, escritor e palestrante na área de Marketing, Vendas e Franquias, autor de livro “Competindo Pelo Cliente” e sócio-diretor do Grupo ZAIOM.

O empresário Marco Imperador é administrador de empresas e atuou como o principal executivo de grandes redes franquias brasileiras e estrangeiras. Foi o pioneiro na implantação no Brasil dos treinamentos da Franklin-Covey, a maior empresa no mundo em capacitação de executivos. Foi CEO no Brasil da maior multinacional de software educativo. É escritor e palestrante nas áreas de liderança, foco pessoal, gestão de tempo, de equipe e de projetos e autor do livro “O Poder do Foco Pessoal” e sócio-diretor do Grupo ZAIOM.

A experiência dessa equipe no mercado de franchising foi fator importante para que pudessem realizar seus estudos e pesquisas que viabilizaram o lançamento da franquia HOME DEPIL no mercado nacional, dentro do conceito de baixo investimento de forma a possibilitar que pequenos empreendedores possam trabalhar no crescente mercado de fotodepilação e estética brasileiro.

   

DESENVOLVIMENTO

  Para a abertura da Home Depil os tipos de pesquisa de mercado que usaremos serão á conclusiva Exploratória e a conclusiva Descritiva.

  A pesquisa Exploratória será usada nos primeiros estágios da investigação, pois, auxilia o pesquisador a obter conhecimento para formular questões ou hipóteses sobre o problema. Permite que o pesquisador tome conhecimento sobre um número maior de explicações para um dado problema (fato em marketing). Pode ser usada para aumentar a solução para um problema de pesquisa, auxiliando na formulação deste, obtendo informações sobre o produto de pesquisa futuro ou em progresso, ajudando no desenvolvimento de hipóteses explicativas que possam ser verificadas numa pesquisa. Ajudando no delineamento do projeto final, definindo conceitos, variáveis relevantes e estabelecendo prioridades. Podemos utilizar também fontes secundárias como: bibliográfias, documentos, estatísticas, e pesquisas realizadas. O levantamento de experiências também é importante, pois, abrangem entrevistas individuais e em grupo; os entrevistados são especialistas ou conhecedores do assunto.

Individuais: poucas pessoas, experiências variadas;

Em grupo: muitas pessoas, com experiências semelhantes;

Também podemos observar estudos de casos selecionados, exames de registros existentes, observação de fatos, entrevistas estruturadas ou não-estruturadas.

  Explicação de tratamento: Muitas pessoas já conhecem a fotodepilação, mas poucas conhecem qual a real expectativa que podem ter em relação aos resultados. O resultado da fotodepilação tem muitas variáveis (área do corpo, temas hormonais, espessura e cor do pelo, etc.) e que afetam também a quantidade de sessões necessárias. E também existem riscos. Por isso é importante explicar bem ao cliente e melhor se é por escrito. Indicamos que seja por escrito para evitar questionamentos, dúvidas e conversas como “mas você não me disse isso” ou “você me disse que era assim”, etc. Colocar as condições por escrito também é uma forma de transmitir mais seriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (246.5 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com