TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRIGADEIROS GOURMET: UM ESTUDO DO MERCADO EM MANAUS

Por:   •  31/3/2021  •  Monografia  •  6.507 Palavras (27 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 27

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE/LAUREATE

CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

EVERSON ALEXANDRE DA SILVA SANTIAGO

FABIO MARCIUS NUNES MONTEIRO

GABRIELA MATUTE DA SILVA MAGALHÃES

JULIANNE OLIVEIRA DE SOUZA

KAIO MESSIAS BARROS DA ROCHA

BRIGADEIROS GOURMET: UM ESTUDO DO MERCADO EM MANAUS

MANAUS

2017

EVERSON ALEXANDRE DA SILVA SANTIAGO

FABIO MARCIUS NUNES MONTEIRO

GABRIELA MATUTE DA SILVA MAGALHÃES

JULIANNE OLIVEIRA DE SOUZA

KAIO MESSIAS BARROS DA ROCHA

BRIGADEIROS GOURMET: UM ESTUDO DO MERCADO EM MANAUS

Pré-projeto de trabalho de conclusão de curso apresentado na Instituição Centro Universitário do Norte – Uninorte, como requisitado básico para a conclusão do curso de Publicidade e Propaganda.

Orientador (a): Nereida Tavares                

MANAUS

2017

  1. INTRODUÇÃO – TEMA

Brigadeiros gourmet: um estudo do mercado em Manaus.

Quando se fala em brigadeiro gourmet, muitas pessoas não sabem seu significado, afinal qual a diferença entre um brigadeiro normal ou brigadeiro gourmet? Brigadeiros normais são aqueles tradicionalmente feitos com leite condensado, manteiga e chocolate em pó, já os brigadeiros gourmet tem dos mais variáveis sabores, feitos com ingredientes de qualidade, que podem com certeza fazer a diferença para aqueles que buscam algo inovador para iniciar ou ampliar seus negócios.

O produto gourmet, entrega algo diferente, que proporciona ao consumidor um benefício em relação ao que é considerado tradicional e um alimento gourmet precisa levar ao consumidor um conjunto de sensações que contemple todos os sentidos e alimente, sobretudo, a alma. Pois é feito acima de tudo com amor. O modo de fazer, as medições com os ingredientes, as embalagens e tudo mais, se torna um diferencial no mercado para esse produto, assim fazendo de seu potencial algo mais valioso e procurado.

  1. OBJETO DE ESTUDO

O crescente mercado de brigadeiros gourmet em Manaus.

  1. PROBLEMA

A fabricação caseira de brigadeiros em Manaus vem crescendo com o passar do tempo e com isso uma repaginada aconteceu com os brigadeiros, e os chamados brigadeiros gourmet começaram a aparecer juntos com um mercado especializado em fazer esses brigadeiros. Como se encontra o mercado em Manaus para a venda de Brigadeiros Gourmet?

  1. HIPÓTESES

Em 1970, os produtores de cacau no Brasil fizeram uma campanha mostrando o valor alimentício, gustativo, energético e de preço do chocolate, isso para mudar uma visão que os Brasileiros tinham do chocolate naquela época, de que era um alimento caro, comido apenas por crianças e com pouco valor energético. Essa campanha durou 11 anos e fez com que o consumo do chocolate aumentasse em 163% e mudou a visões que as  pessoas tinham do chocolate, que se transformou em um alimento moderno e que repõe as energias durante o dia, mas segundo a o site Forbes, em comparação com outros países, o Brasil ainda tem um consumo de chocolate muito baixo, com 3,50 Kg anuais por brasileiro, isso, levando em consideração os países que mais consomem chocolate no mundo que são: Suíça - 8,98 Kg, Alemanha - 7,89 Kg, Irlanda – 7,39 Kg, Reino Unido – 7,39 Kg e Noruega – 6,62 Kg. Mas se vermos por outro lado, em 2005 o consumo anual por brasileiro girava em torno de 2,32 Kg e os principais países consumidores tinham um consumo girando em torno de 10,8 Kg por ano, assim fica claro que o Brasil teve um aumento no seu consumo de chocolate por ano, enquanto os principais países tiveram uma leve baixa no seu consumo.

Virou comum a abertura de lojas de doces em Manaus, um modismo que só tem a crescer com o tempo, assim como foi a moda dos macarons e dos cupcakes, mas isso pode ter um perigo, pois como toda moda, essa pode ter um fim, e só vai se manter no mercado as lojas que conseguirem manter uma base forte e se firmar no mercado. Algumas empresas crescem e outros podem deixar de existir, e isso depende bastante da economia no mundo naquele momento. Investir em certo setor pode trazer seus riscos em qualquer área, por isso vários varejistas encontram dificuldade em se manter no mercado, pois não é uma tarefa fácil manter-se em constantes mudanças e segundo o site da CDL Manaus, os manauaras apontam que o atendimento está entre os principais fatores que influenciam na escolha do local onde costumam fazer compras.

Mostrar que o seu produto é o melhor também contribui para atrair novos clientes. Mas não basta apenas informar que o seu produto é o melhor, o varejista precisa realmente ter o melhor produto, pois sem qualidade, não há como vender mais e conquistar mais clientes, já com consumidores satisfeitos com o produto posteriormente vem a indicação de sua marca para novos consumidores.

  1. OBJETIVOS

GERAL

Conhecer o mercado de doces no atual cenário da cidade de Manaus.

ESPECÍFICOS

Compreender o mercado de brigadeiros em Manaus.

Reconhecer as prioridades que os consumidores levam em consideraram no mercado.

Identificar o interesse de compras dos consumidores por brigadeiro.

  1. JUSTIFICATIVA

O que antes era um simples doce para festinhas e eventos, hoje em dia está ganhando versões mais sofisticadas. O brigadeiro ganhou um status gourmet, com novos empreendedores investindo mais nesse ramo de brigadeiro, virando não apenas uma paixão de criança, mas passando a ser também um negocia. A classe C tem sido o principal foco no mercado de doces em Manaus, pois nos últimos anos, ficou evidente que eles já conseguem adquirir bens de consumo básicos, e o próximo passo pode ser a de alimentação fora de casa, isso incluiria a compra de doces para o consumo, mas obviamente os varejistas também visão as classes B e A, essas duas classes procuram principalmente a qualidade no produto que elas consomem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (319.5 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com