TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bombril-história

Por:   •  21/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 11

Unisa - Universidade de Santo Amaro

Curso de graduação em Publicidade e Propaganda

Ana Moreira

Lucas Trindade

Marcelo Lima

Paula Navarro

Suelen Bouvier

Thais Meireles

Taciana reis

Bombril

São Paulo

2016

Ana Moreira

Lucas Trindade

Marcelo Lima

Paula Navarro

Suelen Bouvier

Thais Meireles

Taciana reis

Bombril

Trabalho apresentado no curso de graduação em publicidade e propaganda da universidade UNISA – Universidade de Santo Amaro

Orientadora: Professora Amanda Generozo

São Paulo

2016

Sumário

  1. Breve história da Bombril;
  2. História das agências;
  3. Fatos econômicos;
  4. Fatos Sociais e Culturais;
  5. Fatos Históricos;
  6. Propagandas Premiadas;
  7. Garoto Propaganda
  8. Bibliografia

Breve História da Bombril

Tudo começou no verão de 1948 quando Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida uma máquina de extração de esponjas de lã de aço, até então um produto importado, caro e pouco acessível para a população brasileira. Nessa época, as panelas de ferro estavam cedendo lugar às feitas de alumínio, mais modernas, leves e rápidas de aquecer, porém, as donas de casa se queixavam de limpá-las com esponjas comuns. Elas desejavam usar algo que pudesse ser fácil de arear e dar brilho, deixando-as sempre novas e bonitas. Como um visionário, no dia 14 de janeiro desse mesmo ano, ele iniciou a fabricação da lã de aço com a fundação da empresa Abrasivos Bombril, no tradicional bairro do Brooklin em São Paulo. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens. Por isso o produto ficou popularmente conhecido pela frase “1001 utilidades”. Somente naquele ano foram vendidas 48 mil unidades.

Como inicialmente o produto era vendido solto, não havia diferenciação a não ser a qualidade de BOMBRIL. Foi então que o produto começou a usar um pequeno selo vermelho devido ao sucesso e à concorrência que não demorou a surgir no mercado. Logo depois as lãs de aço foram acondicionadas em uma caixa feita de papelão na cor vermelha, ilustrada com uma dona de casa limpando panelas, dando o “Bom Brilho” de onde se originou o nome do produto. O nome simples para batizar a nova marca foi criado a partir da mistura das palavras bom brilho, expressão que visava enaltecer as qualidades da própria lã de aço. Entre 1961 e 1973, a BOMBRIL cresceu e iniciou a incorporação de outras empresas, como a Companhia de Produtos Químicos - Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium (saponáceos em pedra), passando a desenvolver e aprimorar a linha de produtos, incluindo uma versão cremosa; a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda., do Rio de Janeiro, em 1972; e a Q’Lustro, empresa que detinha aproximadamente 25% do mercado nacional do segmento de lã de aço. Em 1976, a empresa mudou sua linha de produção do bairro do Brooklin, em São Paulo, para uma moderna fábrica em São Bernardo do Campo, cidade próxima à capital paulista. Essa unidade existe até hoje e é considerada a grande casa da BOMBRIL, com muita gente boa trabalhando para inovar e colocar os melhores produtos no mercado.

[pic 1]

Breve história das Agências

Em 2013 a agência de publicidade WMcCann e a empresa de produtos de limpeza Bombril,terminam uma parceria de 35 anos. A conta da Bombril,que desde 1978 fazia parte do portifólio de campanhas do publicitário Washington Olivetto passou para as mãos da DPZ,após processo de concorrência. No mesmo ano a WMcCann ganha a conta da Flora produtos de limpeza da empresa do grupo J&F.

Mas foi a WMcCann que abriu mão da conta da Bombril para entrar na concorrência da Flora que é dona das linhas Minuano,apurou o valor. Assim a Mat Inset e a Bombril tem marcas como,Mon Bijou,Sapolio Radium e Pinho Brill. A DPZ,que ja consentrava parte da conta da Bombril,agora fica também com a categoria de palha de aço,que estava com a WMcCann; Com o encolhimento do mercado da palha de aço no país,precisou ganhar mercado em outras categorias. Desde 2011,a Bombril iniciou seu processo de rejuvenescimento com a estratégia de valorização da mulher e a DPZ ganhou a concorrência com a campanha "Mulheres Evoluídas",que teve uma enorme repercução entre as consumidoras brasileiras. Foram mais de 28 milhões de comentários em redes sociais,e pela primeira vez no país homens tentaram tirar uma campanha do ar com mais de 400 reclamações  no conar,sem sucesso claro. DPZ&T(anteriormente conhecida como DPZ) é uma agência de publicidade brasileira. Fundada em 1968,em São Paulo,por Roberto Duailibi,Ronald Persichetti, Francesc Petit e José Zaragoza, o embrião da DPZ&T,foi o studio de dising gráfico metro 3, fundado em 1962 por Persichetti Zaragoza e Petit. Duailibi que era freelancer do estudio, se associou aos três e fundaram a agência.

A agência foi aberta num momento de grande recessão econômica, e que nos primeiros anos não obtiveram grande êxito finaceiro,enfrentaram dificuldades com a censura devido a um anúncio do Peru Sadia,pois havia uma mensagem de duplo sentido. Washington Olivetto, Gabriel Zellmeister, Marcello Serpa, Nizan Guanães, entre outros, entre outros iniciaram suas carreiras na DPZ&T foi comprada pelo Publicis group,mas os sócios permaneceram no comando da empresa.

Algumas campanhas entre os personagens criados pela agência em suas campanhas,estão:

  • "Menino sorrindo da seagrams"
  • "Mamãe Fotóptica"
  • "Toc Toc da Duratex"

Nos anos 80 vieram os anúncios

  • "Morte do Orelhão”, da Telesp.
  • "O garoto de olhos vendados",para o presunto Sadia.
  • "Mon Bijou, com Reinaldo Gianecchini.
  • E várias mais.

Fatos Econômicos

Durante os últimos anos, a economia da Bombril vinha decaindo cada vez mais, principalmente com a entrada e saída de acionistas e presidentes. Durante o tempo em que a Bombril ficou em poder da empresa italiana, ela se envolveu em varias operações financeiras nebulosas e teve seu valor dilapidado, depois dos problemas como fraudes financeiras, o grupo foi afastado da empresa italiana, e as suas ações foram penhoradas baseadas nas cotações.

Já hoje em dia, a empresa está lutando para se reerguer, e já mostra sinais dessa melhora, mas mesmo assim, como toda esses problemas, a empresa abriu espaço para as empresas concorrentes, mas ainda assim domina o mercado brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (264.2 Kb)   docx (436.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com