TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Briefing: Escola Passionista

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 10

Briefing: Escola Passionista.

Tendo em vista que estamos desenvolvendo estratégias de comunicação integrada para a realização do Briefing, fizemos algumas pesquisas sobre a instituição Escola Passionista, através da pesquisa encontramos algumas informações:

Missão - A instituição ligada à educação básica, educação Católica.  Assim como, educar e ensinar passa os valores cristãos para os alunos no ambiente escolar.

Visão - Abrir novas unidades da instituição e a busca pela a ampliação dos negócios e corpo de alunos.

Valores - A base da escola Passionista está na parte Cristã e Católica, essa mantente é um dos valores mais fortes.

Lema: “Paixão por ensinar.”

Realização de análise de ambientes interno e externos para a definição de objetivos e planos de ação:

Forças:  A escola em termos de espaço físico é grande e apresenta número alto de salas, o que de fato é um diferencial. Atende da educação infantil (1 aos 9 anos), educação fundamental e ensino médio. Está disposta no período matutino e vespertino. O diferencial da escola é o ensino com valores e morais cristãos, que conta com o apoio das irmãs passionistas. A estrutura da escola também é uma força. A instituição é dotada de quadra esportiva e laboratórios.

Fraquezas: A escola perdeu um número significativo de alunos, atualmente conta com 412 alunos, o que não demonstra a realidade anterior. Cerca de 5 funcionários do administrativo foram desligados da instituição devido a crise financeira, gerando um desfalque. A comunicação com pais também é deficiente, visto que o email é a principal forma de contato e não existem pesquisas de satisfação.

Oportunidades: A escola apoia dois projetos que ajudam crianças em situação de vulnerabilidade social, mostrar os resultados desses projetos seria importante para reforçar o lema de escola filantrópica. Possui índices bons de aprovação no vestibular e ENEM: entre 30 alunos 18 passam. Seria um grande momento de investir nesses números, nas propagandas da escola e comprovar o ensino de qualidade.

Ameaças: A crise no mercado financeiro vem crescendo a cada dia e se intensificou em decorrência da pandemia do COVID-19, muitas pessoas tiveram sua renda reduzida ou perderam o emprego e manter uma mensalidade em um colégio particular tornou-se inviável para uma parcela da população. Com isso a escola perdeu alunos e o número de novas matrículas foi muito abaixo do esperado.

Análise Interna:

-Instituição tem um perfil antiquado, tem uma ideia tradicional e bem difícil de sair deste meio, o que pode ser um bom vetor aos pais na hora da escolha, e aos filhos não é tão bem aceito.

-Ideias novas são difíceis de ser aplicados, pois o que é muito diferente foge das atuações dos valores da escola.

-Os alunos não se sentem representados por esse modelo tradicional, pois a escola muito conservadora e com costumes antigos.

-Gestão muito antiga.

-Mão de obra jovem (professores).

-Pais conservadores.

-Valores tradicionais enraizados na cultura.

-Valores das irmãs, tradicional.

-Muitos alunos saíram da instituição.

-Tem bons resultados nos programas de avaliação: Enem, Pas e Vestibulares.

Análise Externa:

-Sistema uno, é um dos materiais adotados pela a escola.

-Localização boa, com pouca interação com a comunidade.

-Falta reconhecimento nas áreas e das pessoas.

-Publicidade nas ruas é fraca.

-Através de uma pesquisa de campo nota-se que a comunidade não conhece a instituição e nem mesmo a sua localidade, em um raio de 100 metros.

-Comunicação fraca nas mídias digitais.

-Concorrentes estão um pouco mais afastados, porém estão mais fortes em números de alunos e conhecimento regional.

Inicialização do Briefing - passos de 1 ao 12:

1. Situação de mercado onde a empresa atua:  A inadimplência escolar continua crescendo em função da crise econômica e do desemprego, muitos alunos estão deixando a escola particular e migrando para o ensino público gratuito. Devido a pandemia esse problema se agravou, a situação financeira de algumas famílias ficou mais difícil e se tornou inviável a permanência de parte dos alunos no ensino particular.

2. Análise comparativa com a concorrência sob os aspectos:

2.1 - Produto ou serviço:

O mercado escolar no Distrito Federal é bastante amplo e é possível encontrar dezenas de escolas em cada região que oferecem os mesmos serviços do Passionista. Alguns exemplos são o Educandário de Maria, no Riacho Fundo 1, e o La Salle, no Núcleo Bandeirante, Escolas confessionais do Distrito Federal, Isaac Newton e Victória Régia.

2.2 - Preço:

O principal concorrente, o Educandário de Maria, possui mensalidades na casa dos 900 reais. A mensalidade no Passionista está entre 400 e 1000 reais.

2.3 - Distribuição:

Matrículas diretas na própria instituição ou através de agentes em diversos meios como programas de bolsas de estudo. Por ser uma escola filantrópica a cada 9 alunos, 1 apresenta 100% de desconto na mensalidade, e a cada 5 alunos, um tem 50% de desconto, essa parceria ocorre por meio de uma assistente social e o governo federal.

2.4 - Comunicação:

Os meios de comunicação mais utilizados pela concorrência são: site institucional, informe passionista blog, plataformas para alunos, além do uso de redes sociais, principalmente o Instagram.

3. Definição do problema: A escola é pouco conhecida na região onde atua, não possui uma participação expressiva e está tendo dificuldades em atrair novos alunos e manter os antigos. Além de estar passando por uma severa crise financeira que levou à demissão de 5 funcionários do setor administrativo. E a escola está um pouco atrasada em relação ao uso de meios de comunicação mais modernos, como as redes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com