TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bsc E Seis Sigma

Artigo: Bsc E Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE COLABORATIVA AULA TEMA 7

Atividade desenvolvida na disciplina de Tecnologias de Gestão apresentado a Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do Professor Tutor __Bartholomeu__Barcelos_______.

(após preencher delete o que estiver em vermelho)

Rondonópolis 2014

INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa serão abordados os temas:Seis Sigma,Balanced Scorecard (BSC)como também exemplos de estudo de caso na implantação dessas duas ferramentas de gestão.

Este trabalho tem por objetivo demonstrar exemplos de como essas duas ferramentas de gestão trazem resultados positivos dentro de uma organização.

Será demonstrado como funciona a implantação do Seis Sigma, sua definição, e também exemplos da implantação da ferramenta Balanced Scorecard(BSC) bem como implicações durante a implicação da mesma.

RELATÓRIO

1. Processo Seis Sigma: é uma forma de aumentar a qualidade e prevenir defeitos, assim como encontrar formas mais rápidas e econômicas de produzir; através de métodos estratégicos e sistemáticos. Teve sua origem com a Motorola nos anos 80, onde a empresa estava sendo substituída pelas empresas Japonesas, pois era alegado que seus produtos eram de baixa qualidade.

Então, o presidente Robert Galvin, que foi o principal criador do trabalho, desenvolveu uma técnica para mudar este cenário, que é o chamado Seis Sigma;

Ela funciona da seguinte maneira:

• Utiliza- se a produção na escala de Milhão;

• DMPO: “Defeitos por milhão de oportunidade”,

Significa que; de um milhão de produtos produzidos, a quantidade que possuir defeito representará o nível Sigma da empresa.

Nível de perfeição DMPO Nível SIGMA

30.9 % 690.000 1.0

69,2% 308.000 2.0

93.3% 66.800 3,0

99.4 % 61.210 4.0

99.98% 320 5,0

99,9997% 3,4 6,0

Normalmente, uma empresa sem utilizar a técnica Seis Sigma gasta 30% do seu faturamento no conserto e reparo de seus produtos, utilizando – se da técnica este percentual cai para 10%.

O nível Sigma é composto de uma grande análise das necessidades dos clientes, e aplica-se a como os produtos devem ser para que o lançamento tenha sucesso.

2. Ferramenta BSC

Trata-se de uma ferramenta de gestão que visa a integração e o balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho,tais como financeiros,até os relativos aos processos internos,tendo como meta estabelecer objetivos da qualidade (indicadores),ou seja definindo metas a níveis relevantes dentro da organização.

Etapa 1:Perspectiva financeira- tem como principal objetivo o desempenho econômico,buscando compreender a estratégia de uma empresa,sua implementação e sua execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros.

Etapa 2:Perspectiva dos clientes- nesta segunda etapa o foco principal é o cliente,sua satisfação,sua retenção ,a aquisição de novos clientes e a lucratividade dos clientes.Resumidamente traduz a missão,visão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos que podem ser comunicados a toda organização.

Etapa 3:Perspectiva dos processos internos- consiste na analise do processo interno da organização,com atenção voltada para elevar o nível interno de qualidade ,esse recurso possibilita a identificação dos processos internos que são críticos para a organização,por isso,deve-se ter excelência.

Etapa 4:Perspectiva do aprendizado e crescimento- é a base dos colaboradores organizacionais,esta ligada a habilidade de uma organização em inovar,melhorar e aprender ,relaciona-se diretamente com seu valor.

3. Estudos de Caso

3.1 Caso de sucesso na implantação do Seis Sigma

O estudo ocorreu em uma empresa de componentes eletrônicos,fornecedoras das principais montadoras da indústria automotiva e linha branca.

Para a coleta de evidências foram entrevistados um máster Black belt,um Black belt,um Green belt,um gestor do setor de Rh e um gestor da área de manufatura.

Na visão dos gestores a rotatividade de pessoal representava uma perda em termos de recursos investidos em seleção,somando-se a isso,fatores relacionados a motivação de equipe que,ao perceber o desligamento de colegas,pode ter seu desempenho,em termos de produtividade e qualidade prejudicadas,como também a perca de funcionário considerado antigo na empresa.

A empresa onde ocorreu o estudo implementou a metologia Seis Sigma em 2001,a estrutura DMAIC foi utilizada nesse projeto,uma vez que se tratava de uma melhoria em um processo existente.

Benefícios e possíveis resultados: a tomada de decisão passou a ser baseada em fatos e dados;os indicadores do projeto passaram a ser os indicadores do processo e os novos procedimentos foram inseridos no sistema de gestão da qualidade;houve valorização dos tutores.Com relação a aspectos tangíveis menciona-se a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com