TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

Casos: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  5.765 Palavras (24 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 24

ADMINISTRAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas

Desafio: Competências Profissionais

EMPREENDEDORISMO

Os empreendedores são visionários, dotados de ideias realistas e inovadoras. Além disso, desenvolvem um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos.

EMPREENDER FAZ PARTE DA CONDIÇÃO HUMANA

O conceito de empreendedorismo vem sofrendo constantes inovações. Ainda relacionado a práticas pró-ativas e inovadoras, gradativamente se abandona uma visão reducionista do empreendedorismo associado exclusivamente ao exercício de uma atividade econômica e se passa a lhe associar a qualquer atividade humana; como, aliás, pode-se observar em todas as áreas do saber, que paulatinamente fazem do ser humano sua razão e seu fim. Os empreendedores são encontrados, agora, em casa, na comunidade, dentro de uma organização ou no meio de uma assembleia sindical, ou seja, em qualquer lugar onde existam pessoas.

Em situações de crise, a presença do empreendedorismo ganha contornos ainda mais fortes, já que a adversidade lhe é um ambiente ainda mais propício de aparição. O cenário global atual aponta, portanto, não só para alternativas econômicas inovadoras, mas, principalmente, para estratégias de promoção do desenvolvimento que estimulem e, de certa forma, dependam do empreendedorismo. Assim o é o desenvolvimento territorial, que, ademais, realiza uma abordagem que parte do local para o global e reforça o planejamento produtivo pela própria comunidade, com aproveitamento das vocações e potenciais locais.

COMPETÊNCIA

É formada pelo conjunto de habilidade, atitude e conhecimento (é a capacidadede mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação.)

“Para sermos competentes, precisamos dominar conhecimentos. Mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação”.

Ely de Mattos Junior

O termo competência profissional surgiu quando o homem sentiu a necessidade de saber controlar a produção e os trabalhadores individuais numa era onde a informação ganha uma importância primordial, tendo que reconhecer os valores adquiridos e as competências individuais de cada pessoa, no seu posto de trabalho, e no modo de gestão de qualificação.

O desenvolvimento desta palavra se deu nos anos 80, por ter sido um período que estava se propondo regras de qualificação nas empresas para se empregar, tendo assim o termo competência um destacamento explicito que se relacionava diretamente com o termo responsabilidade. Nos anos 90, época onde estava tendo uma racionalização referente a conceitos e as modificações ocorridas no trabalho, devido à alta produção, o termo competência procurava métodos que o sustenta e que viesse a lhe expandir, houve com isso as realizações das primeiras pesquisas. Isso se intensificou e era motivo para grandes debates sociais, tomando assim o lugar da gestão de recursos humanos.

A palavra competência é hoje uma nova maneira de qualificar um individuo, tratando-se da qualificação do trabalho ou emprego. Com isso as empresas promoveram o surgimento das recompensas, ou podem-se dizer das variáveis, que dispõe para os trabalhadores que melhor se sobre sai no trabalho, ou seja, é uma pessoa competente. A cada dia o modo de trabalho vem se modificando devida essa nova evolução, ou seja, esse termo acompanhou as grandes fases históricas, no que diz respeito ao trabalhador, vindo desde a mão-de-obra, a própria natureza do trabalho.

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

Diante do crescimento e o desenvolvimento do mercado econômico brasileiro, as empresas perceberam a importância de se inovarem através de tecnologias e informações, pois quanto mais inovações aderirem, mais exigentes os consumidores serão. Por esse modo, este trabalho abordará questões no âmbito do telemarketing e suas interdependência, fatores que podem influenciar em níveis de reclamações mediante os serviços prestados pela empresa estudada. Compreender de fato a relação entre o grau de satisfação por parte de seus clientes diretos e indiretos, sendo que o diferencial da empresa pesquisada é a terceirização de mão de obra, objetivando um bom atendimento e, proporcionando uma notória redução nos custos. Para concretizar e afirmar as informações impostas neste trabalho, foram usados regimentos, normas e estatuto da empresa, dados secundário e principalmente informações de funcionários, com isso, enfatizando a análise swot e a importância do diagnóstico organizacional e do planejamento estratégico. Sendo que o Formato do Negócio, Foco de Clientes, Foco de Produtos/Serviços e os Canais de Distribuição foi de grande ajuda na interpretação dos dados. Neste contexto, podemos dizer que o desenvolvimento econômico não para de crescer, com isso, as empresas buscam recursos que se aderem as suas expectativas e seu desenvolvimento, pois a inovação é um dos fatores que todas as empresas devem adquirir, pois assim se manteriam neste mercado tão hostil e competitivo, cheio de oscilações. A principal motivação é investir em tecnologias e informações, ocasionando benefícios em prol empresa com um maior comprometimento dos funcionários, aumentando a produtividade e melhorando o clima organizacional.

TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA

A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito com essa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.

Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão de obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.

O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com