TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Universitário: COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  2.151 Visualizações

Página 1 de 4

A INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES COMO VANTAGEM COMPETITIVA1

Juliana Santana Chaves CA nº 213580582 Cayo César Oliveira Chaves CA nº 202922113 Leonardo Martins Perez CA nº 202888174 Marcos César Rocha CA nº 236342595

RESUMO

Este artigo discorre da influência do comportamento humano nas organizações, sendo discutidos os conceitos de personalidade, cultura, expectativa, papeis sociais, motivação e experiências. Estes conceitos ampliam-se ao conteúdo atribuído na gestão participativa, no qual é essencial a criação de vantagem competitiva. As organizações identificaram a importância de proporcionar o desenvolvimento da potencialidade humana dentro do âmbito organizacional, motivando e despertando o interesse do profissional no processo de acompanhar, avaliar e chegar aos objetivos. Diante desse cenário fica evidente que a organização deve proporcionar um ambiente dinâmico, como fator chave para obter sucesso.

Palavras-chave: Comportamento Humano, Gestão Participativa, Vantagem competitiva.

ABSTRACT

This article discusses the influence of human behavior in the organizations, being discussed the concepts of personality, culture, expectations, social roles, motivation and experiences. These concepts expand to the content assigned in participatory management, which is essential to create competitive advantage. Organizations have identified the importance of providing the development of the human potentiality inside the organizational ambit, motivating and arousing interest of the professional in the process of follow, evaluate and reach objectives. Given this scenario, it is clear that the organization should provide a dynamic environment, as a key factor to succeed.

Key Word: Human Behavior, Participatory Management, Competitive Advantage.

1 Trabalho de conclusão de curso exigido com requisito obrigatório e parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração na Universidade Cidade de São Paulo e sob a orientação do Professor João André.

2 Bacharelando em Administração, Turma 8º C.

3 Bacharelando em Administração, Turma 8º C.

4 Bacharelando em Administração, Turma 8º C.

5 Bacharelando em Administração, Turma 8º C.

INTRODUÇÃO

Em uma época onde criar, inovar e sustentar a vantagem competitiva, esta diretamente ligada ao comportamento humano das pessoas nas organizações, esse comportamento pode levar a um aprendizado e desenvolvimento de competências das pessoas e por consequência das próprias organizações.

Na era do conhecimento e da gestão participativa, Kanaane (1995) define que “o comportamento humano é uma expressão que se manifesta por meio das interações e participações de indivíduos por diversos fatores internos e externos que vivemos, tais como: personalidade, cultura, expectativas, papéis sociais e experiências”.

Segundo o autor podemos acrescentar que a implantação de programas específicos desenhados para a organização e para funcionamento, devem focar essa interação e desenvolvimento de cada pessoa, pois cada um tende a ter um comportamento. Desta maneira, na era tão competitiva, é fundamental adequar-se a estes modernos programas de educação organizacional, como: educação corporativa que possibilita o ensino-aprendizado contínuo alinhado às estratégias e ao desenvolvimento de competências, Gdikian e Silva (2002).

Devido o conhecimento se tornar obsoleto cada vez mais rápido as empresas devem investir em seu maior patrimônio as “pessoas”, capital humano, sabendo que é por intermédio delas que se consegue destaque, e são elas a mola propulsora do negocio. Uma empresa deve ter seus departamentos interligados, querendo ela destaque, deve desenvolver em seus talentos a questão da gestão participativa, da aprendizagem e do conhecimento compartilhado, um planejamento estratégico sempre em conjunto, para geração de inovação.

A deficiência de algumas empresas que não possuem um gerenciamento inteligente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com