TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ensaios: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa, seu comportamento humano focando ações e atitudes individuais, e grupos no ambiente das organizações. Lembrando que organização são as pessoas que nela operam, é à força de trabalho, as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. Então gerenciar uma organização, requer sensibilidade, e entendimento, pois permitirá entender o comportamento individual e dos grupos no ambiente de trabalho.

Sistemas de Organização

Sistemas abertos Sistemas fechados

CHIAVENATO(1987), ao se reportar sobre a interação organização-ambiente, o faz da seguinte forma : "se o sucesso organizacional é percebido primariamente em função das relações entre a organização(sistema) e o seu ambiente, em função, pois, da capacidade de resposta da primeira ao segundo, então os fatores determinantes dos critérios, estruturas, métodos e comportamentos da organização serão programas - e não princípios - orientados para as necessidades externas - e não internas - programas esses que devem representar uma operacionalização das demandas do ambiente".

Assim entende – se por um sistema aberto, um sistema que está em constante interação com o ambiente, da forma como acontece com os seres vivos(indivíduos). CHIAVENATO(1987),conceitua sistemas fechados : "São os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim, não recebem nenhuma influencia do ambiente e, por outro lado, também não influenciam o ambiente. Os autores tem dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado e que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria. São os chamados sistemas mecânicos como as máquinas".

Neste Sistema tratava as organizações como máquinas, ignorando a existência do homem, reduzindo a liberdade de ação dos trabalhadores, em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores.

3. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Todas as mudanças — sejam as mais complexas, ou pequenas melhorias ou adaptações — resultam em investimento científico e tecnológico (em qualquer área do conhecimento). Mas para que esse investimento tragam melhorias efetivas para a organização, é preciso, portanto, que sejam resultantes da aplicação de algo novo e útil para a empresa.

Inovação organizacional: é investir no desenvolvimento de novas tecnologias, criar produtos e serviços novos,mudar a forma de pensar e agir, e a maneira que a organização atua num mercado, estar em constante mudança, ser competitivo, permitindo assim obter vários benefícios para a empresa, como por exemplo, a satisfação de clientes e empregados.

Toda inovação visa de um modo geral melhorar o desempenho de uma empresa, reduzindo os custos administrativos ou custos de transação e ao mesmo tempo estimulando o local de trabalho;

3.1. PESQUISA REALIZADA COM PESSOAS DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Pergunta: Para você o que é preciso para haver Inovação no ambiente organizacional?

Faixa etária: Número de entrevistados Respostas dos entrevistados

18 a 24 anos 5 Inovar os Produtos/Serviços oferecidos pela empresa, introduzindo algo novo, bastante melhorado em relação ao que foi criado inicialmente, exemplificando esse tipo de inovação: a criação do telefone sem fio.

25 a 30 anos 9 Inovar o processo de produção ou de prestação de serviço, através novos maquinários e equipamentos, aumentando a facilidade de produção e dando eficácia aos resultados; exemplificando esse tipo de inovação: compra de computadores que passou a armazenar dados, acabando com volumes imensos de papeis;

31 a 40 anos 6 Inovar o processo de Marketing/Publicidade implementando um novo conceito ou estratégia que difere significativamente dos métodos existentes em outras empresas; exemplificando esse tipo de inovação mudança na embalagem, distribuição, na promoção ou na política de preços dos produtos ou serviços oferecidos.

4. TRABALHO EM EQUIPE

O sucesso de uma organização depende e muito de sua equipe, e para isso é necessário que todos trabalhem a fim de atingirem metas comuns. As características principais de uma equipe de sucesso são:

• União: é necessário que haja união entre todos desta equipe. Todos os esforços vão, em uma única direção, cada um trabalhando para complementar o trabalho do outro, afim de completar um trabalho específico e/ou alcançar alguma meta comum a todos.

• Organização própria: Criar sua própria forma de trabalhar, tendo independência em suas atitudes, e todos os componentes desempenham papéis diversos, dependendo da ocasião, de acordo com as necessidades e aptidões;

• Apoio mútuo: Todos os componentes da equipe, sem distinção deverá demonstrar ajuda mútua, cooperação total uns com os outros na realização de um trabalho e/ou no cumprimento de uma meta, deverá distribuir as tarefas de acordo com as aptidões, dando todas as orientações quando se fizer necessário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com