TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Dissertações: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O estudo do comportamento organizacional teve seu inicio na década de 40 quando os pesquisadores da área de psicologia, sociologia, ciência politica, economia e de outras ciências procuraram desenvolver uma estrutura unificada para os estudos organizacionais (WAGNER III; HOLLENBECK, 2000).

Sendo assim, ele visa “prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas”.

O comportamento organizacional se preocupa em estudar o que as pessoas fazem dentro das organizações e como este comportamento pode influenciar e impactar no desempenho das empresas. O estudo do comportamento organizacional pode englobar assuntos como: motivação, poder e liderança, comunicação estrutura e processos de grupos, aprendizados, desenvolvimento de atitudes e percepção, processo de mudanças, conflitos, stress no trabalho, entre outros elementos.

Partimos do principio de que todas as pessoas são diferentes, e se são diferentes os seus comportamentos também diferem. As pessoas não reagem a mesma maneira mediante determinadas situações. No entanto, existem alguns aspectos fundamentais que sustentam o comportamento dos indivíduos e que podem ser identificados e modificados para refletir as diferenças individuais.

Robbins(2005) divide o estudo do comportamento organizacional em três grupos, iniciando pela análise dos indivíduos, partindo para análise dos grupos e concluindo com o sistema organizacional.

Wagner III e Hollenbeck (2000) também divide o comportamento organizacional utilizando esses critérios, no entanto, adotam outra nomenclatura: para o comportamento organizacional, nome utilizado é comportamento micro-organizacional; para a análise dos grupos, a nomenclatura utilizada é comportamento meso-organizacional; e para a análise dos sistemas organizacionais, utilizam a denominação de comportamento macro-organizacional.

Enfim, As organizações estão diretamente ligadas às pessoas, é a união dos indivíduos que faz com que uma produção tenha desempenho constante e qualidade.

O comportamento organizacional busca isso, o funcionamento desses dois lados, organização e indivíduo, em um só, obtendo assim, um bom relacionamento entre os grupos e motivação e consequentemente excelente atendimento ao cliente ou fornecedor, gerando produtividade, crescimento e lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com