TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Casos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE I

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atividades Práticas Supervisionadas

Campinas

2014

Sumário

1. Um mundo em mudanças........................................................................................03

2. Percepção do grupo.................................................................................................06

3. Mudanças nas empresas que trabalhamos..............................................................07

4. Inovação...................................................................................................................08

5. Conclusão.................................................................................................................10

6. Bibliografia...............................................................................................................11

Um mundo em mudanças

No decorrer das últimas quatro ou cinco décadas o mundo vem passando por significativas mudanças que transformaram o contexto social e político, dentre tais mudanças à globalização, no sentido de transformação de espaço.

Os indivíduos são objetos das transformações que estão ocorrendo, quando seus reflexos acarretam mudanças em suas profissões, seus espaços de lazer e dentro de sua própria casa.

Não podemos mais analisar as relações de trabalho, por exemplo, da mesma forma que fazíamos anteriormente. Os modelos tradicionais de relação de emprego estão desaparecendo; funções estão sendo remodeladas e resinificadas diante das alterações introduzidas com a globalização.

Percebemos inúmeras ocupações que surgem em decorrência do processo, como, por exemplo, trabalhadores virtuais, que não se afastam de sua casa, mas que se encontram inseridos no mundo do trabalho, através da prestação de serviços para empresas.

Espetáculos culturais rodam o mundo, filmes são assistidos pelas mais variadas platéias, idéias são debatidas em vídeo conferência, com participantes dos mais diversos países. Da mesma forma, as alterações sofridas pela natureza, por exemplo, em um determinado local podem gerar manifestações por pessoas do outro lado do planeta. Ainda, assuntos como violência, meio ambiente, gênero, não mais são debatidos por certos grupos e sim por uma quase totalidade, espalhada pelos quatro cantos.

Muitas vezes não percebemos, mas um simples olhar a meros dez anos atrás nos mostra que o mundo de hoje mudou tanto quanto nos 20 ou 30 anos anteriores há estes dez anos. E nos próximos dez as mudanças serão equivalentes aos últimos 50 anos. Impressionante, mas este ritmo alucinante está sobre nós.

Um exemplo, em setembro de 2011 quando os documentários da televisão que abordavam o fatídico setembro de 2001 e o atentado às Torres Gêmeas, em New York, lembramos que o nosso dia a dia de hoje, com iPod, iPhone e iPad não existia em 2001. O Youtube, o Facebook e o Twitter também não.

O Google era apenas um ilustre desconhecido e novo buscador que poucos conheciam.

Estamos entrando em uma era de crescimento acelerado em inovações tecnológicas. Os efeitos transformacionais destas inovações são impactantes. Por exemplo, à medida que as fontes mais antigas e tradicionais de crescimento econômico, baseadas na sociedade industrial, vão diminuindo, as perspectivas de dinamismo e prosperidade dependerão muito mais do empreendedorismo que explore e estenda as fronteiras tecnológicas.

Surge uma questão paradoxal: para sustentar o progresso da sociedade precisamos por fim ao velho e dar espaço e estar aberto ao novo. Na verdade, é constatação prática formulada por Joseph Schumpeter em seu conceito de destruição criativa. Suas ideias estão perfeitamente alinhadas com o momento atual. Estamos diante de um cenário onde as fronteiras da inovação tecnológica e social estão sendo cada vez mais ampliadas. As inovações tecnológicas estão aí, palpáveis e produzem quase que diariamente novas idéias e paradigmas. A rápida disseminação, em âmbito mundial de midias sociais e dispositivos móveis estimula a tomada de decisões descentralizadas, porém mais engajadas e conectadas. Estas mudanças afetam todas as empresas.

Seus modelos organizacionais e de gestão devem ser repensados. Até as empresas mais bem estabelecidas, para terem chance de sucesso neste novo mundo, precisam estar plenamente dispostas a envolver-se em destruição criativa e reinventar-se de cima a baixo.

Temos que nos acostumar com a velocidade que a Internet cria e destrói negócios no mundo cada vez mais digital. Isso nos faz pensar. Será que sucessos como o Google e o Facebook estarão entre nós daqui a meros dez anos? Há décadas as gerações viviam mais ou menos de forma similar.

Hoje, em poucos anos as mudanças tecnológicas afetam a maneira de ser e pensar de uma geração para outra. E as empresas tecnológicas que fazem sucesso em uma, não necessariamente sobrevivem aos desejos e expectativas da outra geração. Entre 1994 e 2001 as empresas lideres no mundo da Internet eram Yahoo, Netscape e AOL. O Google estava nascendo. Hoje estas pioneiras são simples sombra do que foram. A partir de 2005 as midias sociais começaram a ser o foco de atenção da Internet e vimos surgirem empresas como Twitter e Facebook.

As empresas da geração anterior não conseguiram se adaptar ao mundo da Internet social, como o exemplo do proprio Google que não conseguiu chegar perto do sucesso do Facebook com suas iniciativas próprias como Orkut e Google+. E agora vemos a era da mobilidade e com ela novos negócios surgindo a uma velocidade tal que empresas de sucesso de poucos anos atrás como o Facebook estão tendo dificuldades de acompanhar. O impressionante é que tudo isto aconteceu em pouco mais de uma década.

Portanto, novos tempos, novas maneiras de pensar. Talvez estejamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com