TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Artigo: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias em que vivemos, as organizações estimulam constantemente a mudança, de forma a melhorar o ambiente profissional. O Comportamento Organizacional poderá ser considerado uma das principais ferramentas utilizadas para garantir que essas mudanças atinjam o objetivo pretendido, decifrando as relações entre organização e indivíduo.

Ao contrário do que possa fazer transparecer a sua designação, o Comportamento Organizacional não se dedica ao estudo do comportamento das organizações, mas sim ao comportamento de indivíduos dentro de uma organização, seja ele individual ou quando inserido num grupo.

É um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir desse contexto, encontram-se três considerações importantes: enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho;

• Utilizar equipamentos ou preparar um relatório;

• Estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores;

• Analisa o "comportamento" dessas unidades sociais maiores;

O comportamento organizacional definido nesses termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.

Atualmente, encontram-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento micro-organizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento meso-organizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macro-organizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.

Hoje em dia o espírito de Liderança é muito valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser Líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disto. Os Líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida.

A mente de Liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambiguidades do mundo, para sentimentos conflitantes e ideais contraditórias.

O comportamento de Liderança envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc., deve ajudar o grupo a satisfazer suas necessidades.

A Liderança é encarada como um fenômeno social, pois ocorre exclusivamente em grupos sociais, ou seja, envolve relações pessoais e estruturas sociais.

Um líder inato pode ser facilmente reconhecido perante o grupo, pois sua capacidade de coordenar, direcionar, conduzir o grupo à atingir seus objetivos ficam evidentes e o tornam uma espécie de guia representativo do

Em síntese, podemos concluir que a finalidade do Comportamento Organizacional é contribuir para a saúde organizacional, sendo esta perspectivada como um conceito multifacetado, que deve ser operacionalizado através de indicadores de bem-estar relevantes para os vários stakeholders da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com