TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Comportamento Organizacional

Tecnologia em gestão de Recursos Humanos 4º

Nair do Nascimento Manso RA 5312963538

Sumaré/SP 2014

Professor : Ubiratã

Atividade apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Sumaré, Disciplina: Comportamento Organizacional como compensação de faltas.

VISÃO GERAL

Os dois principais desafios da atualidade na área educacional do País são: A qualificação dos professores que atuam nas escolas de educação básica. E a qualificação do quadro funcional atuante na gestão do Estado brasileiro, nas várias instâncias administrativas.

As diferentes abordagens e perspectivas desenvolvidas mais recentemente têm procurado demonstrar a importância que a comunicação organizacional vem assumindo em face do novo cenário globalizado. Comunicação organizacional abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos. Todas as mudanças resultantes da globalização atingem todos os tipos de organizações. Fazendo com que a gestão seja mais complexa e com maiores exigências de profissionalização. Tornando necessário ajustar a empresa.

A cultura organizacional é formada pela história por meio de mitos e atos heroicos, pela ideologia das crenças e valores, pela filosofia das práticas éticas, pelo negócio e suas peculiaridades, pela linguagem e pelo processo de comunicação e pelos rituais, atos pautados e repetitivos. Acompanhar o comportamento organizacional deve ir além da serialização e classificação das pessoas com instrumentos como testes, inventários de avaliação, descrições de cargo, análise desempenho.

Um mundo de Mudanças: Impacto nas organizações e nos Indivíduos

Será que ainda é preciso falar de sua importância? O ser humano está em permanente mudança e as organizações em que ele participa estão incessantemente alterando suas disposições e estruturas. Se a mudança é um processo inevitável, todos os temas abordados pelo Comportamento Organizacional influenciam ou são influenciados pelas exigências de mudança. O ambiente em que vivemos não é estático, o que implica estarmos permanentemente tendo que alterar nossa postura diante do mundo. Sem estas alterações contínuas não há garantia de que uma pessoa ou organização possa continuar tendo sucesso. Inicialmente deve-se considerar os gerentes como os principais agentes de mudança de uma organização, o que não exclui a responsabilidade de cada membro em fazer a diferença. Entretanto, é ele quem toma decisões e serve de modelo para o restante da empresa.

Um problema que é raramente mencionado ou discutido, é a questão de quanta mudança o ser humano pode aceitar, absorver ou assimilar, e a taxa à qual ele pode incorporá-la. Pode ele acompanhar o ritmo sempre crescente de mudança tecnológica, ou há um ponto no qual o organismo humano se despedaça?

Personalidade e Comportamento: Aspectos Motivacionais

São as características básicas ou de caráter que perduraram no correr do tempo. Vários estudos lhe dão suporte. Há evidências empíricas, como a dos gêmeos que imediatamente separados logo após o nascimento, quando se encontram, anos depois, apresentam características pessoais, gostos e preferências praticamente idênticos. O Ambiente é uma segunda fonte determinante-chave da personalidade. Aí estão incluídas influências familiares, culturais, educacionais e outras mais que atuam sobre ele desde seu nascimento. Existem quatro teorias da personalidade que são as mais correntes e aceitas para explicá-la. São elas:

a) teoria dos traços da personalidade;

b) teoria psicodinâmica;

c) teoria humanística;

d) chamada abordagem integrativa.

Esta está baseada em uma visão segmentada, cartesiana. Ela parte do princípio que para entender os indivíduos é preciso que literalmente “segmentemos” os padrões de comportamento em uma série de traços observáveis. Um grupo significativo de pesquisadores no campo organizacional concluiu que era possível reduzir todos os traços sugeridos em apenas cinco fatores. extroversão; agradabilidade; consciência; estabilidade emocional e abertura para a experiência. Esta é inteiramente baseada no trabalho do mestre e criador da Psicanálise, Sigmund Freud.

Esta teoria enfatiza especialmente o inconsciente humano como determinante do comportamento. O grande expoente desta teoria é Carl Rogers. Ele acreditava fielmente, da mesma forma que Abraham Maslow, que todos os homens possuem um impulso interno, (drive) voltado para sua auto atualização, “em tornar-se tudo aquilo que eles têm condições de vir a ser”. Tem um caráter sistêmico. É considerada como resultado da associação de emoções, cognições, atitudes, expectativas e fantasias. Carl Jung desenvolveu a noção, aparentemente paradoxal, de que as pessoas são fundamentalmente diferentes, mas também fundamentalmente semelhantes.

Sugeriu que as similitudes e as diferenças humanas podiam ser entendidas ao combinarmos as preferências. Segundo Abraham H. Maslow. O homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência. Isto quer significar que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foi relativamente satisfeita.

Grupos e Equipes

A produtividade é atingida quando se trabalha em grupo. No entanto, existem funcionários que apresentam menos produtividade quando trabalham com outras pessoas. Em relação a esse aspecto, o administrador deve estabelecer estratégias para eliminar os obstáculos referentes a essa situação Moscovici (1999) nos aponta que o futuro pertence à organização baseada em equipes. Podemos afirmar que todas as equipes são grupos, e, por isso, o desempenho da equipe é influenciado por todos os aspectos discutidos até o momento.

Em outras palavras equipes são um tipo específico de grupo, mas é importante afirmar que nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com