TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ensaios: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  3.112 Palavras (13 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, administrar uma empresa vai além do simples ato de realizar atividadesou desenvolver a função básica de gerenciar-planejar, organizar e controlar. Os perigosque ameaçam as organizações, provenientespor parte dos clientes, da concorrência ou em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico, requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. Este estudo analisa as questões relacionadas com a liderança e o poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudança, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros itens que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Por meio desse estudo, podemos fazer com que grupos de trabalhos em verdadeiras equipes que efetuam suas funções com eficiência e satisfação e consequentemente elevam a organização a um patamar elevado e de destaque.

CAPÍTULO 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional se ocupa como estudo sistemáticodo comportamento humano – suas atitudes e desempenho - dentro do ambiente de trabalho, tanto individual, como no grupo, promovendo assim o equilíbrio das habilidades interpessoais entre indivíduos, grupos e estruturas, visando os aspectos políticos, sociais, antropológicos e psicológicos com objetivo de promover melhor eficácia na organização. Ele analisa o efeito que cada um causa no outro – organização, grupo de trabalho e trabalhador individual. Suas metas são explicar, prevê e controlar o comportamento. Entre os componentes que constituem esse campo de análise estão: à motivação, atuação e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processo de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Nos dias atuais, esse estudo tem sido de grande importância para as empresas. Por meio dele, pode ser feito uma análise da conduta, atitudes, atuação, sentimentos e ações dos trabalhadores. Com intuito de produzir desempenho, reduzir as faltas, a rotatividade, gerar cidadania organizacional e satisfação com trabalho, alcançando assim maior produtividade. Dessa forma, se melhora as previsões sobre os comportamentos que seriam feitas de maneira intuitiva. Também não se deve esquecer que as pessoas são diferentes, e por isso, sua conduta organizacional de ser examinada dentro de um panorama contingencial, usando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito.

O estudo do comportamento organizacional propõe desafios e oportunidades para os executivos. Mostra a eles as diferenças e os ajuda a perceber o valor da diversidade da mão-de-obra, e quais as práticas que precisam ser mudadas quando se opera em diferentes países. Este exame também pode aperfeiçoar a qualidade e a produtividade dos funcionários, apontando aos administradores como dar autonomia ao seu pessoal, como elaborar e desenvolver programas de mudanças, melhorar o atendimento ao cliente e ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional.

Segundo Robbins (2005, p.6), “o comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”. Relata o assunto de forma direta, pois, pra ele as organizações têm como objetivo: a busca pela eficiência. Manter funcionários de destaque independente do mercado trabalhando para a empresa a qual ele faz parte, é fundamental, sendo o papel do executivo ou administrador zelar para mantê-los. O autor enfatiza que a garantia para segurar esses empregados na organização, não são bons salários e grandes benefícios e sim um bom relacionamento interpessoal.

Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. Por ser sistema coorporativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão de trabalho e hierarquia. (CHIAVENATO, 2006).

Para o autor, a interação entre as pessoas e a organização se dá pela reciprocidade. A empresa oferece incentivos e recompensas esperando que os funcionários realizem suas atividades, enquanto os mesmos oferecem suas atividades e trabalhos esperando receber certas satisfações pessoais. As pessoas estão dispostas a cooperar desde que suas atividades dentro do ambiente de trabalho, contribuam diretamente para o alcance dos seus próprios objetivos.

Os dois autores destacam a importância do estudo do comportamento organizacional para as empresas. Robbins (2005) enfatiza a necessidade da busca pela eficiência das organizações, através de um ambiente de trabalho onde as pessoas encontrem qualidade e apoio, com executivos com boas habilidades interpessoais e com o foco no desempenho das organizações. Já Chiavenato (2006), aborda que o bom desempenho da empresa acontecerá desde que haja entre o funcionário e a organização uma correspondência mútua, onde a organização dá estímulos e boas gratificações em troca de produtividade e a pessoa dá esse bom desempenho com a expectativa de ganhar contentamento pessoal.

1 SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

De acordo com o comportamento organizacional um sistema é formado por um grupo de elementos ou ações combinadas, que são ligadas e sujeitas entre si, trocam ideias, dados e informações em busca de um objetivo, possibilitando uma melhor utilização do que se estes elementos estivessem em atividade sozinhos.

O sistema pode ser classificado em dois grupos: sistemas fechado e aberto. Observe o quadro comparativo a seguir e veja as principais diferenças entre eles.

SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO

Sistema hermético a qualquer influencia ambiental.Não sofreinfluência e não apresenta relação com meio ambiente, tendo pouca troca de energia e matéria com o meio.

Sistema que sofre influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com