TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Por:   •  26/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.924 Palavras (20 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 20

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA [pic 1]

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO CURRAIS NOVOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

 

 

 

RAMON MEDEIROS BRANDÃO – RA 2194546

 

SMARTFIT ESCOLA DE GINÁSTICA E DANÇA S.A.

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – III

 

 

 

   

 CURRAIS NOVOS-RN

2021

RAMON MEDEIROS BRANDÃO – RA 2194546

 

 

 

 

 

SMARTFIT ESCOLA DE GINÁSTICA E DANÇA S.A. 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – III

 

Projeto Integrado Multidisciplinar apresentado à UNIP – Universidade Paulista – Polo Currais Novos, como requisito necessário à aprovação nas disciplinas: Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Dinâmica das Relações Interpessoais do Curso Superior de Tecnologia em Marketing.

Orientadora: Profa. Daniela Menezes Brandão

CURRAIS NOVOS-RN

2021

RESUMO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar III evidencia a aprendizagem no curso de Tecnologia em Marketing em uma perspectiva interdisciplinar, demonstrando o aprendizado nas disciplinas: Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Dinâmica das Relações Interpessoais. No desenvolvimento do projeto foram estudados aspectos relacionados às disciplinas, com ênfase nas perspectivas mercadológicas, financeiras e de pessoal. A empresa que serviu de base para as pesquisas foi a rede de academias de ginástica Smart Fit, que recentemente enfrentou os impactos da pandemia de COVID-19. Na disciplina de Fundamentos de Marketing, foi abordada a geração de um produto de valor para o cliente da rede. No aspecto contábil, foram observados os números de balanço patrimonial da empresa num cenário de pós-pandemia. Por fim, na Dinâmica das Relações Interpessoais, foi observado um pouco da cultura organizacional da companhia.

Palavras-chave: Contabilidade. Fundamentos de Marketing. Estatística Aplicada. Smart Fit. Academia.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA DA SMART FIT ESCOLA DE GINÁSTICA E DANÇA S.A.        2

1.1.        Descrição organizacional        2

1.1.1.        Breve histórico        2

2 COMPOSTO DE MARKETING        4

2.1        Produto        4

2.1.1 Níveis de produto        5

2.2.        Preço        7

2.3.        Praça        8

2.4.        Promoção (comunicação)        9

3 MARCA        11

4 CONTABILIDADE        13

4.1        Balanço patrimonial        13

4.2        Análise de liquidez        15

4.2.1 Liquidez geral        15

4.2.2 Liquidez imediata        15

4.2.3 Liquidez seca e liquidez corrente        15

4.2.4 Aplicação em ativo imobilizado        16

4.2.5 Grau de endividamento        16

5 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS        17

6 PROPOSTA        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO [pic 2]

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar tem como objetivo demostrar, de maneira teórica, os conhecimentos abordados nas disciplinas: Fundamentos de Marketing, Contabilidade, e Dinâmica das Relações Interpessoais, com ênfase nas perspectivas mercadológicas, financeiras e de pessoal.

A pesquisa foi realizada sobre os aspectos mais relevantes da Smart Fit, uma empresa brasileira que atua no setor fitness, sendo hoje a maior rede de academias fora dos Estados Unidos e a quarta maior rede do mundo em número de clientes. Ao final de 31 de março de 2020, antes do início da pandemia de COVID-19, o número de clientes ativos da companhia atingiu 2,8 milhões. Ao final de junho de 2021, a rede de academias Smart Fit contava com 981 unidades.

Devido aos impactos causados pela 2ª onda do COVID-19, havia ocorrido uma expansão de 15% dos clientes de serviços exclusivamente digitais. Apesar dessa expansão, a companhia contabilizou uma significante retração no número total de clientes. Com a flexibilização das normas sanitárias, que permitiram o retorno das atividades presenciais em academias de ginástica, a Smart Fit apresentou um crescimento de pouco mais de 15% em suas unidades, passando de 851 unidades abertas, no final do 1º semestre de 2020 (1S20), para 981 unidades em sua rede, no fim do 1º semestre de 2021 (1S21). Nesse mesmo período comparativo, a receita líquida da companhia também teve um acréscimo de aproximadamente 7%, fechando o 1S21 com o valor de 715 milhões de reais.

Todo esse sucesso da rede de academias se deve, em parte, a sua equipe de colaboradores, pilares centrais do relacionamento da empresa com o consumidor final de seus serviços. No aspecto das relações pessoais, a cultura organizacional da academia apresenta um modelo de gestão horizontal e participativa. Isso leva a motivação da equipe, o que faz com que os valores do empreendimento sejam compartilhados com os clientes, resultando no sucesso da organização.

Para o presente Projeto Integrado Multidisciplinar, foram realizadas pesquisas em sites da internet, livros e mecanismos de busca, tendo acesso a dados precisos para a elaboração deste estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com