TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING RELATÓRIO PIM I

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

RELATÓRIO PIM I

PRAIA GRANDE/2019

Nº.

NOME

RA

01

ANDREYA

02

DANIEL

03

DANILO

04

MARCOS

05

PAULO

06

POLLYANA

O presente projeto do curso de Gestão em Marketing aborda o levantamento de informações da empresa Natura Cosméticos S.A, sendo a maior empresa multinacional brasileira que atua no setor de cosméticos e por ter questões preocupadas com a geração de impacto positivo nas áreas social, econômico e ambiental, além da criação de seus produtos a partir da diversidade brasileira.

O objetivo desde é apresentar o conteúdo ora lecionados nas matérias fundamentos da administração (sua fundação, constituição, historia, ramo de atividade), comunicação empresarial (dentro da organização sejam essas internas e externas e os métodos para conquistar novos clientes) e técnicas de informática (ferramentas e sistemas que visam auxiliar o desenvolvimento de seus colaboradores consultoras, para se qualificarem para atingirem bons resultados).

Sua atuação esta em diversos segmentos de cosméticos e de produtos de beleza e esta presente além do Brasil e também na Europa na França em outros sete países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México, além da Bolívia, onde atua via distribuidor local.


INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar–PIMI–têmcomoobjetivo principalo desenvolvimentodotrabalhoanalíticocombasenas disciplinas estudadas no primeiro bimestredo curso,aplicadosaosfundamentosdaadministração, comunicaçãoempresarialetécnicasdeinformática.O projeto busca demonstrar os conhecimentos teóricos adquiridos, bem como o grau de aproveitamento que obtivemos e ao mesmo tempo, ampliarmos o conhecimento através das pesquisas realizadas.

A empresaanalisada é a Natura Cosméticos S.A,uma das lideresnoseguimentode perfumaria, cosméticos e higiene pessoal e é a sexta maior empresa de vendas direta do mundo. Atualmente aNaturatememsuasunidades mais de6.600 colaboradorese maisde1,7 milhõesdeconsultoras.Também oferecemamplavariedadede cosméticos,fragrânciaseprodutosdehigienepessoal,sempreseempenhandono lançamentoedesenvolvimentodenovosprodutos.Segundo aempresa,emmédia 20%dasvendasanuaissãodeprodutoslançadosnosdoisúltimosanos, estimulando o contínuo investimento nos programas de pesquisa.Opúblicoconsumidor,cadavezmaisexigente,buscaqualidadeevisual, quer novidades queatendamàssuasexpectativas.Através das informações, podemos destacar quaisosprincipaisconcorrentesdiretoseindiretosquepodemsercríticosa empresa.

A empresa através da comunicação empresarial (interna ou externa) desenvolve e utiliza diversos recursos coma internet, intranet, televisões, revistas, jornais para conquistar novos clientes e também para melhor qualificar o seus funcionários.

Em relação às técnicas de informática será demostrado os sistemas e recursos que a empresa utiliza para aprimorar a para utilizar e informações seus clientes, consultoras, investidores e gerência.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
  1. Descrição da Organização - Denominação e forma de constituição

A Natura Cosméticos S.A, conhecida como Natura, inscrita no CNPJ: 71.673.990/0001-77, desde 28 de Agosto de 1969, possui origem no Brasileira, com o setor de atividade: Farmacêutico e Higiene e sendo um atacadista de Comércio e Produtos de Perfumaria de capital aberto, possui estrutura de grande porte situada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 3.400, 10º Andar - N/A, Itaim Bibi, São Paulo – SP, CEP 04538-132, Brasil.

  1. Dados e fatos relevantes da origem da organização

Em 1969, Luiz Seabra funda a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut. Meses depois, a empresa passa a se chamar Natura. Em 1970 abriu-se a primeira loja, na Rua Oscar Freire, em são Paulo, atendendo pessoalmente os clientes, em 1974 é adotada como modelo de negócios a venda direta fechando a loja da Oscar Freire e baseando seu crescimento no crescimento das consultoras.

Em 1980 Impulsionou-se para diferentes regiões do Brasil alcançando 200 colaboradores e 2.000 consultoras, em 1989 acontece a primeira inclusão no mercado internacional por meio de um distribuidor local no Chile. No Ano de 1989 atingiu-se a marca de 50 mil consultoras, e em 2009 completando 40 anos a marca histórica de 1 milhão de consultoras. Hoje a empresa possui uma incrível marca de 1,7 milhão de consultoras na América Latina, mais de 6,6 mil colaboradores, 45 lojas próprias no Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos e França,junto a uma crescente operação de comércio digital, o Rede Natura.

Em 1982 acontece a primeira incursão no mercado internacional, por meio de um distribuidor local no Chile. 1989 iniciaram operações na Argentina e no Peru expandindo ainda mais seu crescimento. Já em 2005 ocorreu abertura de uma loja em Paris. Seguindo por Colômbia e no México, Em 2016 Volta a inaugurar lojas em todo o Brasil. E no mesmo ano abre-se uma loja em Nova York.

Em setembro de 2017, Natura e Aesop se uniram a The Body Shop. A partir de fevereiro de 2018, as três empresas passaram a se identificar sob a marca corporativa Natura &Co.

  1. Natureza e ramo de atuação

A Natura é a maior multinacional brasileira do setor de cosméticos, produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e uma empresa comprometida com a geração de impacto sócio econômico-ambiental positivo em todos os negócios, marcas e geografias em que atua.

  1. Informações sobre o porte da empresa

Chegaram a milhões de consumidores por diversos canais, sendo o principal deles as consultoras que já são cerca de 1,7 milhão no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru. Além desses países, possuem lojas físicas e e-commerce nos Estados Unidos e na França, e vendendo produtos na Bolívia por meio de um distribuidor local. No varejo, atuam por meio de lojas próprias, franquias administradas por consultoras com perfil empreendedor e em parcerias com redes de farmácia. Com o Rede Natura, se tornam uma das maiores plataformas de vendas online de produtos de beleza do Brasil, e já implementa-se o comércio digital no Chile, na Argentina, na França e nos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (108.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com