TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 6

Cacau Show

Introdução

Nessas etapas da ATPS de Mídia, iremos interpretar um case da empresa Cacau Show onde veremos as oportunidades para um ambiente publicitário para posterior desenvolvimento e produção de um plano de mídia.

Iremos analisar desde a história da fundação da empresa, passando pelos conceitos, ramos, de atuação, target, campanhas feitas, e tudo para poder entender como o departamento de mídia agiu para o crescimento da empresa e o que poderia ser feito ou não para melhoria da empresa em sua fase de expansão.

A Cacau Show é a maior rede de chocolates finos do mundo e por isso tem um amplo trabalho para ser estudado e para ter base para aprendizagem.

1. Cacau Show – Carinho em cada pedacinho

1.1 A história da empresa

Em 1988 na zona norte de São Paulo, Alexandre Costa (17 anos) o garoto com instinto empreendedor e com um sonho a ser realizado, efetivou uma venda de 2.000 ovos de páscoas de 50g, mas cometeu o equívoco de vender um produto que não fazia parte do portfólio da fábrica de chocolates que o mesmo revendia e, portanto, a entrega dos ovos não seria efetuada. Após a cena de um grande erro, Alexandre tomou a iniciativa de procurar ajuda e conheceu Dona Cleuza que viria a ser a primeira funcionária da empresa.

A produção dos 2.000 ovos de 50g aconteceu na casa da moça após 3 dias com jornadas de trabalho de 18 horas.

Após esta ação, nascia a Cacau Show que hoje é a maior rede de chocolates finos do mundo.

No ano 2.000 aconteceu a inauguração de primeira loja da empresa na cidade de Piracicaba. Hoje em dia contam com mais de 1.600 lojas em 350 estados do país, com faturamento anual de 100 milhões de reais e o reconhecimento nacional e internacional.

Em dezembro de 2009 criou-se o Instituto Cacau Show que atende mais de 1.500 pessoas de Itapevi (interior de São Paulo) oferecendo reforço escolar, esportes e informática. Para completar, a fábrica da empresa possui 17.000 m² nesta mesma cidade desde 2006 quando se mudou da fábrica com apenas 5.000 m² no bairro da Casa Verde - SP.

1.2 Os conceitos da empresa

- Missão

Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.

- Visão

Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

- Valores

• Ética, respeito e honestidade;

• Compromisso com o crescimento e resultados;

• Incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento individual;

• Prática da inovação;

• Cuidado consigo mesmo, com o outro e com os detalhes.

1.3 Ramo de atuação

A empresa atua no ramo alimentício e foi Top of Mind pela pesquisa do Data Folha no ano 2012 e vem sendo lembrada desde então e no mesmo ano Alexandre Costa, mentor deste império, recebeu o prêmio de empreendedor do ano.

1.4 Target

Com um público bastante generalizado, por se tratar de chocolate, os objetivos das campanhas lançadas pela marca são sempre eficazes, pois são pessoas de ambos os sexos, desde crianças a idosos e de todas as classes sociais, por tratar-se de produtos de qualidade a um preço justo.

1.5 Linha de produtos

Apesar de o carro chefe da marca ser a famosa TRUFA com produção mensal de 15 milhões de unidades de 25 sabores diferentes, a Cacau show conta uma linha bastante diversificada de produtos, sendo eles: tabletes recheados (como a linha Chocoterapia composta por tabletes com muito mais cacau combinado com os mais inusitados ingredientes como pimenta, erva doce, canela, café e erva cidreira), bombons finos, pastilhas de chocolate com menta, garrafinhas de chocolate ao leite (nos sabores cereja, morango, amarula, menta, café conhaque, anis e amareto ao leite), entre outros itens derivados de chocolate. Também conta com linha diet de ovos de Páscoa, bombons, trufas, tabletes e outros.

2. Campanhas

A Cacau Show sempre investe muito em campanhas publicitárias, nos principais veículos: TV, Rádio, Revistas, Jornais e Internet, com o objetivo de trazer maior visibilidade para marca.

As campanhas realizadas pela Cacau Show começam internamente com as ações voltados aos seus principais clientes, OS FUNCIONÁRIOS, os quais recebem o carinho do dono da empresa, assim descrito no slogan da marca (carinho em cada pedacinho).

Além do almoço da Sexta-feira santa, realizado dentro da empresa, pois há grande necessidade de trabalho neste dia, onde os mesmos divulgam em suas redes sociais, há algo sentimental que fideliza a participação de todos num processo de grande qualidade e padrão. A última caixa com produtos de Páscoa e também de Natal, passa pela mão de todos os funcionários até ser colocada no caminhão com uma salva de palmas e esta ação também é divulgadas nas redes sociais da marca (principalmente Facebook, Instagram e YouTube), evidenciando o carinho que buscam distribuir aos clientes.

Além das campanhas internas, existem as campanhas voltadas ao público consumidor da marca.

• “A PÁSCOA MILIONÁRIA CACAU SHOW – 2015”

Divulgada em todos os meios de comunicação para atingir o maior número de participantes, que para fixarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com