TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show - Case

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  4.874 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade individual*

Módulo: IV

Atividade: Individual

Título: Cacau Show - Um show à parte

Aluno: Gabriela Silveira

Disciplina: Introdução ao Marketing

Turma: GRMKEAD_T0059_0117

Introdução 

A presente atividade tem por objetivo analisar a utilização dos elementos que compõem o Mix de Marketing e a Estratégia de Marketing aplicada à rotina da empresa Cacau Show, que mesmo diante das inconstantes condições do mercado e com o desafio de adaptar-se às situações de crise do país, tem encontrado oportunidades para ser reconhecida como um caso de sucesso.  

Isso se torna possível pois Alexandre Tadeu da Costa, dono da empresa originada em 1988, diante de uma situação adversa, atentou-se às mudanças e novas oportunidades, atualizando e revendo seus conceitos e estratégias, ante a um ambiente cada vez mais competitivo e a constante necessidade de se reinventar para manter a lucratividade.

A globalização trouxe consigo muitas benesses, especialmente aos pequenos empreendedores, que encontram maior facilidade para chegar ao público-alvo. Mas a outra face desta mesma moeda apresenta-se como um mercado de competição acirrada, forçando o lado criativo e a busca por vantagens competitivas como forma de auto-diferenciar-se.

Diante desse cenário, o primeiro desafio de uma empresa que é o de captar clientes, vem seguido de um desafio tão importante quanto: o de manter clientes. Desta forma é preciso interagir com o público-alvo a ponto de absorver o que pensam, desejam, sonham e o que os motiva a consumir.  

Importância dos elementos do mix de maior relevância

 
       Criado pelo professor Jerome McCarthy e posteriormente difundido por Philip Kotler, o conceito de Mix de Marketing é representado pelos quatro pilares básicos de uma Estratégia de Marketing, também conhecido como os 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

[pic 2]


      A ilustração exposta acima nos faz compreender que o Mix de Marketing é composto pelos pontos de interesse que uma organização deve atentar-se para atingir seus objetivos de marketing. E é baseando-se neste processo que conseguimos diagnosticar o caminho percorrido pela empresa Cacau Show para conquistar resultados positivos:

  • A empresa produz um bem/serviço (Produto): Chocolates Artesanais
  • O consumidor deve ser comunicado que este bem ou serviço existe (Promoção): Alexandre da Costa, como empreendedor, fez e faz questão de se inteirar de todos os aspectos que envolvem seu produto, dos desejos e necessidades da clientela, realizando inclusive pesquisa junto ao target para avaliar a aceitação de seus produtos.
  • Distribuição do produto aos locais de venda (Praça): Aos 18 anos, Alexandre foi presenteado por seus pais com um fusca e este foi seu primeiro veículo de distribuição. Em seguida, Alexandre optou por atender diretamente a pequenos pontos-de-venda, como bares e lanchonetes, sem contar com a intermediação de atacadistas ou distribuidores. Hoje, segundo dados disponibilizados no site da marca, a empresa conta com mais de 2.000 lojas/franquias espalhadas por todo o país.
  • Por fim, a empresa deve cobrar um montante pelo fornecimento do produto (Preço): Pode-se afirmar que este é um dos diferenciais da Cacau Show, já que a empresa atua no mercado com preços atraentes pela qualidade do produto que é oferecido. Isto porque, novamente o atento olhar empreendedor de Alexandre Costa percebe que o chocolate em si é o ingrediente mais caro do produto, ao fabricar recheados, a proporção de chocolate é relativamente menor do que em uma barra, por exemplo, a Cacau Show pode atender a um público que deseja um bom produto sem pagar caro por esta qualidade.

O mix de marketing é sistema norteador de uma campanha e auxilia não apenas na definição do processo de vendas, mas também a maneira de ser mais efetivo na conquista e manutenção dessa clientela.  

Possibilita-nos a compreender porque dentro de um mesmo segmento, uma empresa se destaca mais que outras e a resposta desta questão está relacionada com a capacidade de cada uma delas em fazer com que o público esteja ciente dos seus diferenciais, do porquê da constituição desse valor.

Tipos de canais de distribuição – mudanças estruturais

Para garantir resultados positivos é preciso haver equilíbrio dos 4 pilares desse mix. A qualidade do produto e seu preço não são suficientes para assegurar as vendas. É preciso que a distribuição ocorra de forma eficiente até os compradores finais.

Os canais de distribuição, também conhecidos como canais de marketing,  podem ser definidos como "um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar o produto ou serviço disponível para consumo ou uso" (Stern, 1996, p.1).

Deste ponto de partida é preciso estabelecer os fatores que podem influenciar na escolha do melhor sistema de distribuição, como por exemplo:

  • Disponibilidade de recursos;
  • Classificação dos bens;
  • Potencial de mercado;
  • Concentração geográfica dos clientes;
  • Complexidade do bem;
  • Necessidade de estocagem

No caso da Cacau Show, por exemplo, Alexandre [Texto extraído de Gracioso (1995)] cita que bombons recheados possuem menor prazo de validade do que os demais chocolates, o que os torna mais adequados à comercialização pelas empresas menores e mais ágeis, que atendam direta e rapidamente a pontos-de-venda regionalizados;

Tratando-se de um produto sazonal e de curta vida útil, é preciso cuidar para que não hajam prejuízos durante determinados períodos do ano. No verão de 1992, a empresa passou por um difícil momento em que o produto parou de rodar no ponto-de-venda e começou a estragar. Todos os produtos deteriorados foram trocados sem nenhum prejuízo ao varejista, entretanto não havia dinheiro em caixa suficiente para arcar com tal despesa. Foi então que o jovem empreendedor mais uma vez surpreende com sua criatividade e passou a panetones, além de produtos adequados a temperatura de verão como salgadinhos e sucos adquiridos de terceiros.

 Vantagem competitiva obtida na segmentação do mercado

Wendell Smith (1956) introduziu o conceito de que o mercado é heterogêneo, mas que pode ser decomposto em partes homogêneas, para fins de atendimento às necessidades destas partes, ditas segmentos de mercado. Traduzindo o conceito definido por Smith, podemos dizer que a segmentação  visa da foco a à atuação de determinada organização dentro de cada segmento de mercado.

Dentro do segmento praticado pela Cacau Show, podemos citar o preço estabelecido ao produto como uma das vantagens competitivas no momento em que o produto foi inserido ao mercado, fazendo com que chocolates finos chegassem as mãos de um público com poder aquisitivo inferior e incomodando sua concorrente Kopenhagen. E o incômodo foi tamanho a ponto do grupo CRM (o mesmo da Kopenhagen) lançar uma nova marca chamada Cacau Brasil na disputa pela mesma fatia de mercado.

Como Alexandre já demonstrou capacidade de inovar sua oferta ao mercado para suprir os problemas e sair em boas condições, este ano a Cacau Show prova estar com o termômetro ligado as tendências do mercado. Uniu em uma única embalagem dois itens que o público feminino deseja, graças a uma parceria que vem dado certo nos últimos anos: o peculiar chocolate artesanal aliado ao kit de pincéis da Capricho.  

Conclusão

O histórico nos mostra o que havíamos observado no começo de nossa análise: a concorrência exige cada vez mais flexibilidade das empresas e criatividade para que consigam se manter no mercado. Quem sai ganhando nessa corrida pelo 1º lugar é justamente o consumidor que passa a ter ofertas de produtos de qualidade com preços justos.

Do case em questão, ficam algumas lições a serem observadas. Dentre eleas a de que as ferramentas do mix de marketing, se aplicadas de maneira adequada e equilibrada, acrescentará em resultados otimistas à organização; Uma administração sóbria achará em momentos de crise a oportunidade para expandir horizontes; Escolher o melhor canal de distribuição garantirá a integridade de seu produto até as mãos do consumidor final; Por fim,  entender que o público-alvo sempre estará disposto a falar e aprender a ouvi-lo é o caminho mais rápido para que os objetivos de uma empresa sejam atingidos. Afinal de contas, esta é a razão de sua existência.

Referências bibliográficas

O CASO “CACAU SHOW” [Texto extraído de Gracioso (1995)]

Disponível em: Portal FGV Online

Acesso em: 11/03/2017

Principais apontamentos do gerenciamento do mix de produtos

Disponível em: Portal FGV Online

ABDALA NETO, João. Principais apontamentos do gerenciamento do mix de produtos. [S. l.:s. n.].

Acesso em: 12/03/2017

A segmentação de mercado como estratégia de marketing

Disponível em: Portal FGV Online

LOPES, Isac José. A segmentação de mercado como estratégia de marketing. Disponível em: <http://www.alealmeida.com/facul/felix_segmentacao.pdf>. Acesso em: 22 out. 2014.

Acesso em: 12/03/2017

Os 4 P’s do Marketing: uma Análise em uma Empresa Familiar do Ramo de Serviços do Norte do Rio Grande do Sul.

Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/32016481.pdf>

Acesso em: 12/03/2017

Cacau Show vs. Brasil Cacau vs. Kopenhagen vs. Comportamento Online

Disponível em: <https://inteligenciaonline.wordpress.com/2009/09/28/cacau-show-vs-brasil-cacau-vs-kopenhagen-vs-comportamento-online/>

Acesso em: 12/03/2017

Kopenhagen, Brasil Cacau e Cacau Show: a guerra dos chocolates

Disponível em: <http://vejasp.abril.com.br/cidades/kopenhagen-brasil-cacau-cacau-show-guerra-dos-chocolates/>

Acesso em: 12/03/2017

Segmentação de Mercado

Disponível em: <http://www.portalwebmarketing.com/Marketing/segmentacao_de_mercado/tabid/380/Default.aspx>

Acesso em: 12/03/2017

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (201.9 Kb)   docx (828.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com