TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 1 – Marketing para o século XXI, Por Johnnathan William

Por:   •  26/4/2017  •  Resenha  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo: Administração de Marketing, 14 edição – Kotler e Keller

Nome: Johnnathan William dos Santos Silva

Professor: Luciano Crocco

Capítulo 1 – Marketing para o século XXI

1. Porque o marketing é importante?

O Marketing é uma poderosa ferramenta para as empresas, os profissionais da aera precisam se atualizar cada vez mais aos acontecimentos da economia mundial, pois a economia influência todo o mercado, sendo assim as empresas ao lançarem produtos sejam serviços ou bens, precisam de uma estratégia para fazer com que tal produto alcance os clientes, quando maior a demanda pelos produtos, maior o retorno e como consequência o crescimento da empresa, alguns negócios podem ter sua loja física, porém, algumas estratégias apontam que uma loja virtual ou envio de e-mails por exemplo podem multiplicar ainda mais o poder de alcance das empresas.

Os profissionais do marketing devem então estipular preços, locais de venda, investir em propaganda, algumas estratégias adotadas por exemplo são investir na melhoria de seus produtos ou na imagem da empresa invés de monitorar clientes e concorrentes.

2. Qual é o escopo do marketing?

Segundo Peter Duker, o objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho...

O marketing se aplica a 10 categorias básicas, são elas:

Bens (televisores, maquinas, enlatados, empacotados, etc...), serviços (hotéis, locadoras de automóveis, advogados, contadores, médicos, etc..), eventos (Jogos olímpicos, copa do mundo), experiências, pessoas (Artistas, músicos, CEOs, médicos), lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.

OBS: apenas alguns exemplos foram informados.

O mercado era entendido como um local físico para comprar e vender produtos e atualmente economistas descrevem mercado como um conjunto básico de classes de produtos ou serviços, são eles: Mercados de recursos, mercado de consumidores, mercados intermediários, mercados de fabricantes e mercados governamentais.

Indo a fundo existe mais classificações de mercados, os principais mercados são: consumidor, organizacional, global e sem fins lucrativos.

As empresas se apresentam nas nos mercados das seguintes formas:

O mercado físico (marketplace), o mercado virtual (marketspace) e o metamercado que descreve o conceito agrupamento de produtos complementares estreitamente relacionados entre si na cabeça dos consumidores, mas que abrangem vários setores produtivos.

As categorias se relacionam com os seus mercados específicos e podendo até estar em mais de um mercado, a categoria de bens por exemplo está relacionada ao mercado de consumo, como pode participar do mercado organizacional ou global, pois o produto em si pode ser algo de consumo direto como pode ser um eletrônico importado por exemplo, que nesse caso seria mercado global. A imagem a seguir ajuda a mostrar como os mercados se relacionam entre eles e as categorias de produtos.

3. Quais são os conceitos centrais do marketing?

Necessidades, desejos e demandas. Demanda é desejo por algo especifico e a capacidade de compra, e no mercado a empresa deve mensurar quem de fato pode comprar seu produto, quem realmente quer seu produto e a sua capacidade de fornecer. O desejo é a necessidade de algo que pode satisfaze-lo, e necessidade são requisitos básicos como agua e comida.

Sabendo disso, muitas vezes o consumidor dizer que quer algo, pode não ser informação o suficiente para o vendedor ajudar a encontrar o produto adequado, pois o mercado possui o mesmo seguimento de produto em diversas marcas diferentes, essas marcas ofertam um algo a mais em benefício do consumidor afim de trazer a satisfação, mas além disso do lado do consumidor, ele busca diferentes ofertas afim de encontrar a que retorna o maior valor, ou seja, além de preço, qualidade e serviço, o consumidor busca a satisfação. Para que as empresas consigam chegar nos mais diversos seguimentos de mercado, lançam, anunciam seus produtos ou convidam aos seus canais bidirecionais e assim combinar meios para que o consumidor perceba o produto no mercado ou que ganhe confiança nele ou na marca.

As empresas adotam uma cadeia de suprimentos para que possam abastecer seus centros de distribuição e finalmente os revendedores ou consumidores, podendo participar desde um mercado mais complexo como o mercado governamental e mercado global.

Listando resumidamente, temos 2 ambientes de mercado, são eles:

Microambiente: empresas, fornecedores, distribuidores, revendedores e clientes-alvo.

Macroambiente: ambiente demográfico, ambiente econômico, ambiente sociocultural, ambiente natural, ambiente tecnológico e ambiente politico-legal.

4. Como a administração de marketing mudou nos últimos anos?

Nos dias de hoje as empresas podem utilizar a internet que é uma ferramenta poderosa de informações e vendas, utilizam de redes sociais para ampliar seu alcance, as empresas podem fabricar produtos personalizados aos seus clientes.

Além disso é muito comum empresas utilizarem a tecnologia de modo geral para avaliar o perfil de compra ou costume dos seus clientes e o mercado além de diversificado, as empresas têm criado diversas estratégias e alcançam seus clientes no transito por exemplo.

O marketing sofreu diversas mudanças afim de se adaptar ao mercado que também sempre está de mudança.

Os quatro Ps não representam mais o cenário atual do marketing e refletindo sobre o tema aos conceitos de marketing holístico o resultado é mais representativo ao marketing moderno: pessoas, processos, programa e performance.

Pessoas: as empresas devem ver os consumidores como pessoas e suas vidas, assim descobrir o que desejam e não apenas vê-las como quem quer comprar algo.

Processos: a instauração de processos orienta atividades e programas, um conjunto de processos leva a inovação e atividades de marketing.

Programas: as atividades da empresa devem ser integradas de forma que seu todo é maior que a soma das partes.

Performance:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com