TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características das operações de fabricação da DELL

Trabalho acadêmico: Características das operações de fabricação da DELL. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

No decorrer destas páginas poderemos aprimorar nossos conhecimentos quanto à importância da cadeia de suprimentos e da produção nas organizações empresarial.

Por fim, apresentaremos as conclusões de um estudo de caso da empresa DELL, no qual colocaremos teoricamente as teorias balizadoras deste segmento da administração.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO.

2.1.1 – A ESTRATÉGIA DA DELL COMPUTER

1. Considerando as características das operações produtivas da DELL descreva os seguintes aspectos:

- Quais as características da demanda da DELL? Quais as características da demanda dos parceiros da DELL?

A empresa de computadores DELL adota uma estratégia única e inovadora de operação e abastecimento de seus produtos. Basicamente ela vende computadores através de seu site na internet, direto aos consumidores, não utilizando intermediários na sua operação de vendas, esta operação é conhecida como B2C (Business to Consumer) da Empresa para Consumidor. A visibilidade da demanda é total e o tempo de resposta é curto, o fluxo de produtos pode ser puxado, sendo direcionado pela demanda real, estando à base para coordenação mais próxima do cliente final. Onde a natureza da demanda da DELL é dependente, sendo que a demanda dos materiais para a produção depende da relativa previsibilidade de fatores conhecidos e planejados das atividades de produção ou do consumo do produto final.

- Qual o tipo de resposta à demanda a DELL e os parceiros adotam?

A DELL aciona o seu sistema de montagem sob encomenda que, por sua vez, gera solicitações dos materiais a sua rede de fornecedores, de acordo com as solicitações dos clientes, a cada duas horas.

Desse modo, a resposta a demanda que a DELL e seus parceiros adotam é produzir para estoque e montar contra pedido. Pois são seus fornecedores que fabricam os módulos que compõem os computadores e os mantém em estoque a espera da DELL para enviá-los aos pontos de distribuição onde são montados os computadores de acordo com o pedido recebido pela DELL. Nesta dinâmica, os parceiros (fornecedores) da DELL trabalham em um ambiente de demanda independente e, por sua vez, a DELL trabalha em um ambiente de demanda dependente.

2. Analise o modelo produtivo da DELL com relação as suas competências centrais e responda:

- Quais as competências centrais que a DELL prioriza, e quais os seus fornecedores priorizam?

A pressuposição que uma empresa faz de uma competência central na hora de formular pode levar a um desastre na execução se a pressuposição critica inicial das competências estiver equivocada.

Partir do pressuposto de que os clientes enfrentam altos “custos de substituição”, e consequentemente, passam pela incapacidade ou perda da vontade de substituir um produto ou serviço em particular por outro concorrente pode levar a um desastre caso esse seja inválido.

Quando a DELL lançou seu modelo “direto” vendendo computadores diretamente para especialistas e clientes corporativos, evitando revendedores e varejistas, muitos pensaram que a estratégia da DELL não iria funcionar. Achavam que os clientes tinham altos custos de substituição. Mas simplesmente esse não era o caso, os clientes com conhecimento poderiam facilmente abandonar os sistemas antigos e trocar para a DELL. E foi o que aconteceu, com seus baixos custos de substituição, a DELL ampliou sua participação no mercado, superando seus concorrentes, incapazes de adotar seu sistema de substituição.

Pode-se dizer que para a completa satisfação dos seus objetivos, devem atender pelo menos a seis pontos considerados básicos, quais sejam, a busca do sucesso do cliente, a integração interna e externa da cadeia de suprimentos, processos baseados no tempo, mensuração abrangente e benchmarking.

O sucesso da integração logística é dependente do bom gerenciamento integrado dos diversos sistemas internos, eliminando retrabalhos, e externos, através de parcerias e relacionamentos cooperativos com os vários participantes da cadeira de suprimentos, baseados na confiança, capacitação técnica e troca de informações, para reduzir custos, eliminar duplicidades e acelerar o aprendizado.

A rapidez na comunicação entre a DELL e seus fornecedores, para a solicitação dos componentes para a montagem de cada produto, faz com que a sua credibilidade e confiança para com seu cliente só aumente.

Diante dessas afirmações, é importante concluir que, apesar de a maioria das empresas sempre terem avaliado seus processos de forma separada, o novo contexto empresarial recomenda que a avaliação seja de forma integrada e as mudanças culturais e organizacionais devem ser feitas e acompanhadas. A persistência, a paciência e habilidade de negociação são fundamentais para o sucesso da aplicação desta empresa.

- Dentro dos objetivos de desempenho quais as vantagens competitivas que a DELL adquire em relação aos seus concorrentes?

Uma vantagem competitiva é uma diferença significativa no produto ou serviço que atenda aos critérios chave de compra dos clientes. A manutenção da vantagem competitiva de uma empresa é função da dificuldade dos concorrentes em imitar ou inovar os atributos ímpares do produto ou serviço.

Todas as empresas procuram corroer as vantagens dos concorrentes pela imitação dos atributos ou inovações de seus produtos ou serviços. A maioria das empresas tentam aperfeiçoarem a eficiência de suas operações para baixar os custos.

As escolhas dos consumidores são influenciadas pela variedade de produtos, proximidade, preço e serviços oferecidos diferenciadamente pela DELL.

Para o consumidor, a distribuição é essencialmente o comércio e o retalho (tradicionalmente), ou seja, o último elo da cadeia das transformações, dos transportes e armazenamento, que coloca os produtos e serviços em estado de serem consumidos.

A DELL apresenta duas consideráveis e sustentáveis vantagens competitivas diante seus concorrentes, que é no segmento de resposta ao cliente, e também na segmentação de marketing de sua marca e de seus produtos.

3. Quais os benefícios e vantagens que os seus parceiros obtêm com este modelo de operação?

A terceirização por parte de seu trabalho de produção tem o objetivo de reduzir custos industriais, reforçar os elos com os seus revendedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com