TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carreira Administrador

Pesquisas Acadêmicas: Carreira Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

*

Veja o que um administrador de empresas deve saber para conseguir o primeiro emprego

De olho nos cursos complementares e nos estágios

A formação generalista oferecida pelo curso de administração de empresas foi um fator decisivo para a escolha da carreira de Roberta Teixeira da Costa, paulistana nascida em 1968. Depois de dois anos na faculdade de psicologia, Roberta resolveu cursar hotelaria, mas, diante da escassez de cursos na época, início da década de 1990, optou pela administração para ganhar base e depois se especializar no que de fato desejava.

Com uma série de cursos complementares no currículo incluindo um MBA e uma dissertação de mestrado em economia de empresas, Roberta hoje não pensa mais em hotelaria. Até chegou a trabalhar numa rede de hotéis, na área de eventos, por um ano e meio, mas depois foi contratada pela Brahma, entrando como analista de promoções e saindo, dois anos e meio depois, como gerente regional de produto no estado de São Paulo. Antes de iniciar um período sabático dedicado ao mestrado, Roberta ainda trabalhou na Varig, onde chegou a gerente de desenvolvimento de produtos e serviços para aeroportos.

A grande dica que ela oferece a quem quer se aventurar na carreira é "nunca esquecer que gentileza, ética, bom senso e bons relacionamentos serão sempre importantes". Hoje, Roberta não pensa mais em trabalhar em grandes empresas, mas em abrir seu próprio negócio, no segmento de produtos orgânicos. "Afinal, os administradores também estão aptos a se tornar empreendedores", diz.

Processo de escolha da profissão

Na verdade, a primeira opção que fiz foi psicologia. Cursei quase dois anos e descobri que não me via atuando nessa área, embora o assunto fosse bastante interessante. Cogitei várias outras carreiras, como direito e rádio e TV, mas quando trabalhei nas férias em um hotel descobri que queria seguir a carreira hoteleira. Na época, os cursos de hotelaria no Brasil eram muito raros e achei que poderia fazer o curso de administração e depois me especializar em hotelaria, uma vez que a formação de administrador de empresas é muito generalista.

Formação acadêmica

Primeiro me formei em administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Fiz vários cursos de especialização e, dez anos depois de formada, uma pós-graduação em marketing. Recentemente conclui um mestrado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, na área de economia de empresas.

Momentos mais importantes no início da carreira profissional

No início da carreira o mais importante são os estágios, o primeiro passo para a inserção no mercado de trabalho. É através deles que se adquire experiência profissional, se assimilam os conceitos que foram aprendidos na formação acadêmica e se define melhor qual campo de atuação seguir.

Importância dos cursos complementares

Os cursos complementares têm muita importância para a formação do administrador, uma vez que a formação acadêmica é muito generalista. São eles, juntamente com os estágios, que vão moldar o profissional para que possa atuar competentemente em sua área de interesse.

Mercado na época do primeiro emprego

Era mais fácil arrumar um estágio e havia bastante oferta por meio das instituições de ensino e do CIEE. Por outro lado, não existiam tantos programas de trainees, que representam uma ótima oportunidade de formação profissional.

Melhores oportunidades de trabalho

Tudo depende da área de atuação que se escolher. A administração tem três áreas bem distintas marketing, recursos humanos e finanças, cada uma delas com características bem diferentes. O perfil do profissional também pode determinar escolhas, como por exemplo o porte da empresa em que se pretende trabalhar: existem diferenças marcantes em se trabalhar em uma grande multinacional ou em uma pequena empresa familiar. De qualquer forma, como a maioria das empresas está próxima a grandes centros urbanos, a oferta de empregos será maior nas grandes cidades, mas com uma demanda também mais significativa.

Situação atual do mercado de trabalho

O mercado de trabalho é muito competitivo, e o profissional deve buscar iniciar sua carreira cedo. Determinadas empresas só recrutam profissionais jovens, buscando mais dinamismo e disponibilidade. As empresas mais visadas têm um enorme assédio de profissionais, com processos seletivos bastante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com