TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Elaborar um Plano de Marketing

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIEGO GUIMARÃES LARA – RA 1302789

Marketing e Engenharia de Produto

COMO ELABORAR UM PLANO DE MARKETING

9º semestre/2017

Jundiaí-SP


[pic 1]

SUMÁRIO

SUMÁRIO        i

1        PLANEJAMENTO        1

1.1        SUMÁRIO EXECUTIVO        1

1.2        ANÁLISE DE AMBIENTE        1

1.3        DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO        4

1.4        DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO: COMO O CLIENTE VÊ O SEU NEGÓCIO        4

1.5        DEFINIÇÃO DA MARCA        5

1.6        DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS        6

1.7        DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING        6

1.7.1        Definição das Estratégias de Produto        7

1.7.2        Definição das Estratégias de Preço        7

1.7.3        Definição das Estratégias de Praça        7

1.7.4        Definição das Estratégias de Promoção        8

1.7.5        Definição das Estratégias de Pessoas        8

2        IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING        10

3        AVALIAÇÃO E CONTROLE        13

4        ELABORAÇÃO DO PREÇO        14

5        OEE        15

5.1        Primeiro Semestre de 2017        15

5.2        Segundo Semestre de 2017        16

5.3        Primeiro Semestre de 2018        17


  1. PLANEJAMENTO

  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O plano de negócio refere-se à empresa Textile do Brasil, empresa do segmento têxtil que produz fibras sintéticas de poliéster (PES) para o mercado de enchimentos, automobilísticos, vestuários ou que utilize fibras com corte curto como insumo.

Situada no município de Jundiaí em instalações projetadas e desenvolvidas para maior otimização do processo produtivo, conta com um grupo especializado de profissionais diferenciados pelos seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais anteriores.

A Textile do Brasil iniciou suas atividades no segundo semestre de 2016, e agora, com seus processos alinhados e padronizados, busca por uma parcela maior e mais significativa no mercado, criando parcerias com instituições de ensino, agregando representantes no território brasileiro e promovendo seus produtos e processos através de feiras e literatura do segmento.

A Textile do Brasil apresenta como diferencial a consultoria e assistência técnicas, possibilitando o desenvolvimento de novos clientes, a aproximação dos laços clientes/fornecedores e oferecendo aos clientes as melhores tecnologias em fibras para nãotecidos.

A Textile do Brasil busca a excelência no mercado e nos relacionamentos com seus clientes, com a intenção de no segundo semestre de 2019 ser referência consolidada no segmento de tecnologias de fibras sintéticas. Para isso, empenha-se arduamente para atingir suas metas, investindo e capacitando pessoas, atualizando seus processos e comprometendo-se em oferecer ótimos produtos a preços justos.

  1. ANÁLISE DE AMBIENTE

  1. Fatores Econômicos: A atual situação política no Brasil impossibilita o otimismo de investidores externos e reduzem os investimentos das empresas brasileiras. Espera-se que essa crise melhore em 2018, caso o PIB de 2017 feche positivo e haja maior estabilidade na política nacional. Esses fatores levam a certas restrições que limitam o crescimento da empresa, porém a nova política implantada nos EUA poderá trazer benefícios para o mercado interno, já que essas medidas poderão valorizar o dólar ao ponto que não seja mais viável a exportação e assim, incentive o mercado interno a consumir os bens produzidos no Brasil.
  2. Fatores Socioculturais: Há uma crescente consciência socioambiental sobre produtos derivados da reciclagem e reutilização de recursos, atributo principal da matéria prima utilizada no processo das fibras de poliéster. De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Akatu em 2007, um terço dos consumidores possui esse critério como fator decisório, assim como a pesquisa realizada pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente) mostra que nos últimos anos houve o crescimento de 30% no número de brasileiros que apoiam a consciência ambiental.
  3. Fatores Políticos/Legais: O processo de extrusão de multifilamentos de corte curto que é utilizado pela empresa, é de conhecimento comum e não detém direitos autorais.
  4. Fatores Tecnológicos: As tecnologias obtidas pela empresa são ideais ao processo de fabricação: como extrusoras da marca Neumag, rolos de estiragem, frisadeiras, esteiras e prensas para o enfardamento das fibras. Os periféricos projetados, cujas aquisições foram necessárias para a estabilização do processo foram: rolos de enzimagem, banho de enzimagem, estufas, matrizes de fiação, filtros hidráulicos de purga, cortadores circulares e steam ducts.
  5. Concorrência: Para o mercado que a empresa está entrando há três concorrentes diretos que já se consolidaram no mercado. A Rodhia e a Unna são empresas de grupos multinacionais, situadas na região sudeste e com várias representações no território nacional e internacional, e a Ecofabril, estabelecida no município de Jundiaí que atua exclusivamente para clientes dentro do Brasil.
  • Fatores Internos: A empresa possui três extrusoras com matriz para multifilamento, periféricos para estiragem, frisagem, corte e fechamento de fardos. Os colaboradores possuem de nível técnico à superior na área têxtil e/ou plástico, sendo alguns aprendizes de cursos de renomadas escolas técnicas da região. Ainda não há um sistema integrado na empresa e os escritórios estão improvisados em contêineres. Outros pontos a serem destacados são:
  • RH: time formado por quatro profissionais: um para recrutamento e treinamento, dois para folha de pagamento e benefícios e o coordenador de RH;
  • Financeiro: equipe composta por três profissionais: dois responsáveis pela tesouraria, contas a pagar, contas a receber, captação e investimentos de recursos e o coordenador financeiro;
  • Vendas: time formado por quatro profissionais que dará suporte aos representantes externos (PJ);
  • PCP: grupo formado por dois profissionais;
  • Produção: a equipe é formada por trinta e três profissionais divididos em quatro turnos. Vinte e quatro colaboradores são responsáveis pela operação de máquinas, quatro são líderes de turno, quatro operadores de empilhadeiras e um coordenador de produção;
  • Manutenção: time composto por nove colaboradores: quatro mecânicos e  quatro eletricistas divididos nos quatros turnos e o coordenador de manutenção;
  • Processo e Desenvolvimento: grupo composto por quatro profissionais responsáveis pela manutenção da estabilidade dos processos, pesquisas e implantação de melhorias e desenvolvimento de novos produtos;
  • Qualidade: equipe formada por quatro técnicos de qualidade divididos entre os quatros turnos;
  • Logística: time formado por seis profissionais: dois responsáveis pela expedição e quatro responsáveis pela movimentação e carregamento, divididos nos quatros turnos;
  • Compras: grupo formado por quatro profissionais: dois responsáveis pela aquisição de insumos, um pelo recebimento e o coordenador de compras;
  • Direção: equipe composta por quatro profissionais: Diretor Financeiro, Diretor Comercial, Diretor Industrial e Diretor de RH.

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Novos clientes

Novos concorrentes e concorrentes já consolidados no mercado

Convênios com instituições de ensino

Poucos profissionais especializados no mercado

Matéria prima com alta disponibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com