TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como identificar estratégias no plano de marketing

Projeto de pesquisa: Como identificar estratégias no plano de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

Dando continuidade em nosso artigo sobre Como elaborar um plano de marketing – Planejamento, vamos ver como podemos definir as estratégias de marketing para que sua empresa possa alcançar os objetivos e metas propostas no início e ganhe muito mais dinheiro com isso. Mas como fazer isso? É isso que veremos agora.

Como definir as estratégias no plano de marketing

A definição correta das estratégias de marketing é importante para que a empresa possa atingir suas metas e objetivos de forma que ganhe ainda mais vantagens e dinheiro.

Uma estratégia de marketing nada mais é do que as decisões corretas que determinarão como o composto de marketing (produto, preço, praça, promoção) será utilizado simultaneamente.

O composto de marketing – 4 P’s na elaboração do plano de marketing

Para elaborar as estratégias de marketing adequadas ao seu plano, é importante que você analise cada parte do seu composto de marketing e trabalhe-a.

1 –Produto

Seu produto pode ser tanto um bem tangível (produto palpável) com um intangível (serviço). Independente de sua tangibilidade o objetivo de um produto é sempre estar de acordo com as necessidades e expectativas de seu público-alvo, mas há diversas formas de torná-lo ainda mais atrativo diante dos concorrentes.

Um detalhe muito importante a analisar quando vamos montar alguma estratégia de marketingbaseada nos produtos é definir em qual ciclo de vida ele está no momento. Geralmente são quatro estágios comuns: lançamento, crescimento, maturidade e morte (ou declínio).

• Lançamento: é exatamente quando queremos lançar um novo produto ou serviço no mercado. Geralmente as vendas são lentas até haver o conhecimento do produto por parte dos consumidores. Este estágio de produto exige estratégias de marketing voltadas à promoção e propaganda.

• Crescimento: quando o produto começa a tornar-se conhecido, a demanda aumenta e a empresa deve aproveitar para focar esforços de marketing em relacionamentos com os consumidores a fim de criar uma relação de fidelidade para manter as vendas.

• Maturidade: o mercado está estabilizado, pois o produto já está saturado. É preciso investir no produto para alongar o seu ciclo de vida, pois os lucros já são menores. Comoestratégias de marketing para este estágio há programas de fidelização, ofertas e diferenciações no produto para que os consumidores não percam o interesse pelo mesmo.

• Declínio ou morte: sim, infelizmente um produto também morre. Isso acontece quando um novo produto é lançado para substituir um já existente. Como exemplos deste tipo de produto têm os desktops que perderam muito espaço aos notebooks, depois aos smartphones e agora as tablets. Nesta fase devem-se reduzir as despesas de promoção e marketing, pois o que valerá são as propagandas boca a boca e fidelizações alcançadas ao longo do ciclo de vida deste produto (por isso que é essencial trabalhar com o produto desde o seu inicio de ciclo).

Além destas estratégias de marketing dirigidas a cada fase do produto há diversas oportunidades de crescimento:

• Ampliação do mix de produtos: você pode criar novos produtos para consolidar a marca da empresa para que o consumidor continue adquirindo produtos seus mesmo quando algum deles não interessar mais a ele. É importante utilizar muitas promoções e descontos de preços.

• Desenvolvimento de novos produtos: outra opção é desenvolver produtos diferentes da área que já atua, ampliando sua segmentação de mercado.

• Lançamento de produtos inéditos: é a opção mais arriscada, mas não deixa de ser uma boa estratégia de marketing – você pode desenvolver produtos diferentes para explorar novos mercados.

2 – Preço

Um aspecto muito importante relacionado ao seu produto é o preço. É importante lembrar que ele deve ser baseado em quanto o consumidor está disposto a pagar por ele e de acordo com a renda de seu público-alvo. Lógico que você não pode desconsiderar os custos de produção, montagem, etc., mas sempre achando o ponto de equilíbrio.

Existem alguns fatores que determinam os preços dos produtos de uma empresa:

• Posicionamento: você deve saber qual a imagem que a empresa quer passar – de uma empresa que possui produtos baratos e acessíveis ou de uma que vende bens mais caros e diferenciados. Cuidado para não decidir posicionar-se de uma forma e praticar uma política de preços contraditória.

• Novos produtos: quando há lançamento de novos produtos, a empresa pode fixar preços baixos para entrar no mercado e facilitar a chegada deles até as mãos dos consumidores. Já no caso de ser um produto inovador, você pode praticar preços mais altos desde que o consumidor esteja disposto a pagar e que não haja produtos similares na concorrência.

Existem diversas estratégias de marketing para definir os preços dos produtos de uma empresa:

• Preços promocionais: redução de preços por tempo determinado para alavancar as vendas de um produto e atrair novos consumidores.

• Segmentação de preços: refere-se a promoções como meia-entrada de cinema para estudantes e idosos, por exemplo.

• Segmentação por regiões: os preços variam de acordo com as regiões e o custo de vida da região (impostos, transporte, etc.).

• Sazonalidade: os preços podem aumentar em épocas de grande procura e diminuir em períodos de baixa procura (como exemplos de guarda-chuva, bronzeadores, sorvete, etc.).

• Descontos: há prática de descontos à vista, por quantidade de produtos comprados, compra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com