TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

AMANDA GONÇALVES MARTINS RA: 426048

CAMILA DE SOUZA NUNES GAMA RA: 416259

MAURA SHEILANE AZEVEDO DE ARAUJO RA: 406958

NATÁLIA GUERRA SORIANO RA: 424625

ATIVIDADE AVALIATIVA - ATPS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROF. EAD: MA. YAEKO OZAKI

PROF. TUTOR PRESENCIAL: ANA CLÁUDIA DE SOUZA HORTA SANCHEZ

PROF. TUTOR Á DISTÂNCIA: DANIEL GALVÃO ROSA DELMANTO

ARAÇATUBA – SÃO PAULO

ABRIL DE 2013

SUMÁRIO

Introdução 3

Capítulo 1 4

Capítulo 2 7

Capítulo 3 9

Conclusão 11

Referências Bibliográficas 12

Introdução

Começamos definindo o termo “organização” o que podemos entender como organização: empresas; como escolas, clubes, e todos os órgãos públicos, é uma unidade que é composta por um conjunto de pessoas em busca de um objetivo comum.

Comportamento Organizacional é o estudo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a própria estrutura sofre dentro das intuições, com a proposta de melhoria da eficiência, o CO tem três pilares determinantes para o estudo que são: os indivíduos, os grupos, e a estrutura propriamente dita ela também se preocupa com a avaliação que essas pessoas fazem dentro dessa organização e de como seu desempenho é afetado por causa desse comportamento.

Os estudos têm enfatizado com grande força os comportamentos relativos a funções, trabalho, absentismo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Embora ainda tenha alguma controvérsia sobre a importância de cada um deles o CO inclui comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, e planejamento no trabalho, o CO é uma ciência que se apóia na contribuição de varias outras disciplinas comportamentais. Mais as áreas predominantes são: a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências políticas.

O CO ele tem como finalidade alcançar a produtividade, e reduzir o absenteísmo (empregados que faltam ao trabalho).

Capítulo 1

Definição do conceito

Comportamento Organizacional (CO), baseia-se em pessoas que atuam dentro dos conceitos de uma organização. São, importantes os conhecimentos em outras áreas de uma empresa, porém a CO compartilha uma função que é extremamente favorável na performance das empresas.

Enfim, o esforço do trabalho como um todo, é o que dá sustentação apara o firmamento de um grupo, resultando -se no êxito e na qualidade de suas atividades e de seus serviços prestados. Daí o entendimento de que motiva os grupos, e o engajar de um melhor relacionamento.

O estudo de CO consiste todos esses elementos: o comportamento, as atitudes, desempenho dentro do ambiente, e todos efeitos causativos sobre as pessoas e o trabalho, o que é fundamental na compreensão do conjunto.

Comportamento Organizacional tem por finalidade monitorar o trabalho, identificando os fatos e acontecimentos, os resultados futuros que serão alcançados através do comportamento, o qual se faz necessário para estabelecer o objetivo, e que pode haver uma dificuldade no controle, mas que numa organização dentro dessa contribuição e o trabalho será mais eficaz. Nesses propósitos aparecem os conceitos de explicação, previsão e controle.

É importante também que uma pesquisa sobre CO seja aperfeiçoada, e que se faça dela um “mar de conhecimentos” onde sempre serão úteis e não estarão aplicadas tão somente como um estudo, mas também na contribuição do conjunto.

O conjunto científico dos estudos de CO são compostos por variadas disciplinas diferentes, de modo que é permitido um maior e melhor estudo sobre a funcionalidade das pessoas.

Entre variáveis na ciência de CO estão a estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

Para o crescimento e capacidade de superar os desafios impostos dentro do conceito que envolve CO, é importante enxergar num todo o conceito de desempenho e que isso possa trazer mais qualidade na gestão da produtividade, a melhoria das habilidades, administração de diversidade, a preparação ao mundo globalizado, a estimulação a inovações, sendo considerados uma das idéias que tendem a ser como uma propulsora na realização do objetivo.

Levar em conta o tempo de que é um fator determinante, e que manter a flexibilidade, espontaneidade, e a imprevisibilidade para um profissional, vale como mudanças e inovações de uma cultura organizadora.

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoas é imprescindível para que os assuntos possam ser trabalhados e orientados, atingindo os resultados planejados.

No contexto geral, entendemos que no Comportamento organizacional é preciso manter a diversidade das formas de agir, e que o sentimento de liderança seja aflorado, e com isso um desenvolvimento mais estruturado gere melhores resultados no mundo corporativo, e globalizado em que vivemos.

Comparativo entre duas definições de CO

Para Stephen P. Robbins, Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Em contrapartida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com