TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  6.382 Palavras (26 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 26

Capitulo 1 - A HISTÓRIA

O início de um grande negócio

A história da Unilever começa no século XIX, na Inglaterra. William Hesketh Lever – fundador da Empresa que hoje é uma das maiores do mundo na área de alimentos, higiene e beleza – teve uma idéia original e muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava.

Assim nasceu o Sunlight. Numa época em que o sabão era um produto genérico, vendido por peso, ele se tornou um sucesso com seu nome atraente e bela embalagem. Mas claro que não foi só por isso: Sunlight também era mais suave que os outros sabões e protegia as mãos das donas-de-casa.

O sucesso veio rápido e logo a Empresa expandiu sua atuação para outros países. Em 1929, a Lever Brothers ampliou mercados unindo-se a um grupo holandês da área de alimentos. Nascia a Unilever, que no mesmo ano chegaria ao Brasil, com a fundação dos Irmãos Lever na cidade de São Paulo.

Acompanhe a seguir a trajetória dos Irmãos Lever década a década.

Anos 20

No último ano da década, a inglesa Lever Brothers realiza uma fusão internacional com uma companhia holandesa e envia três representantes ao Brasil para abrir uma filial.

Os primeiros passos

1929

Três representantes da Unilever vêm ao Brasil para fundar a Sociedade Anônima Irmãos Lever, em São Paulo. Seu primeiro escritório passa a funcionar na Praça Ramos de Azevedo, no centro da cidade, de onde coordenam a distribuição e venda de seus primeiros produtos, importados da matriz na Inglaterra: o sabão Sunlight e os Flocos Lux, para lavar roupas delicadas.

Quando a Irmãos Lever chega ao Brasil, a empresa brasileira José Milani e Cia. faz sucesso no mercado de higiene pessoal, especialmente com o sabonete Gessy. O negócio começara em 1897, quando José Milani adquiriu uma fábrica que produzia menos de 100 quilos de sabão por mês para transformá-la numa verdadeira indústria em pouco mais de duas décadas. Mais tarde, essa empresa teria uma participação decisiva na história da Irmãos Lever.

Anos 30

A Irmãos Lever instala sua primeira fábrica no Brasil e começa a influenciar o mercado com uma forma própria de fazer negócios, além de inaugurar sua participação na área de higiene pessoal.

Inovar para crescer

1930

A quebra da Bolsa de Nova York ainda impõe dificuldades para a importação. Logo que chega ao Brasil, a Irmãos Lever trata de providenciar sua primeira fábrica local. Inaugurada, ela começa a produção nacional do sabão Sunlight e dos Flocos Lux.

1931

A Irmãos Lever inaugura a Lever’s International Advertising Service, ou simplesmente Lintas, uma agência de publicidade criada pela matriz para a elaboração dos próprios anúncios. No Brasil, ela ajudaria a desenvolver a publicidade local difundindo técnicas inéditas.

1932

A Unilever lança no Brasil um de seus maiores sucessos no exterior: Lux, o sabonete das estrelas. O nome, no entanto, precisa ser adaptado para Lever, pois aqui a marca Lux já pertencia às Indústrias Matarazzo.

A pequena empresa de José Milani ganha fôlego e se transforma numa sociedade anônima, a Companhia Gessy Industrial, que passa a veicular anúncios de seus produtos em revistas.

Anos 40

Pesquisas com o consumidor e propagandas nas rádios colaboram para o crescimento da Irmãos Lever.

Nas ondas do rádio

1941

Com a popularização do rádio, a Irmãos Lever torna-se uma das primeiras empresas a investir pesado no veículo, que nos anos 40 já consumia 80% da verba publicitária da Organização. A Gessy também se fazia presente entre os ouvintes com programas como Nada Além de Dois Minutos e Versos e Melodias.

1942

O sabonete Lifebuoy chega ao mercado com campanhas que exploram com irreverência os problemas causados pelo “cê-cê”, sinônimo de “cheiro de corpo”. Seu principal atributo no exterior é sua ação desodorante. Como banho aqui é um hábito diário, chega-se a pensar na possibilidade de ele não dar certo, mas o produto acaba se tornando um caso de sucesso.

1944

Para que o público passe a conhecer melhor os produtos inovadores que a Empresa introduz no Brasil, o Departamento de Propaganda da Irmãos Lever decide criar o núcleo de Contatos Diretos com o Consumidor (CDC). Composto por funcionárias que visitam os clientes para lhes apresentar as vantagens e o modo de usar dos novos produtos, o serviço seria fundamental, na década seguinte, para o lançamento dos primeiros sabões em pó.

A Irmãos Lever incorpora a Perfumaria Atkinsons, famosa por suas lavandas. A empresa pertencia à Lever Brother desde o século XIX e se reportava diretamente à matriz. A partir deste ano, no entanto, suas atividades no Brasil passam a ser coordenadas pela Irmãos Lever. Processos semelhantes com outras empresas ajudariam a fazer a história da futura Unilever no País.

Anos 50

A década marca o lançamento de Rinso e Omo, respectivamente o primeiro sabão e o primeiro detergente em pó do País.

Mudança de hábitos

1953

Chega ao mercado Rinso, o primeiro sabão em pó do País. Depois de anos usando o sabão em barra para lavar roupas, as donas-de-casa brasileiras demonstram certa resistência em aceitar a novidade. Para quebrar essa barreira, a Empresa organiza demonstrações do produto antes de sessões de cinema e teatro. A estratégia mostra-se fundamental para que as consumidoras reconheçam as vantagens do produto e o incorporem ao dia-a-dia.

Conforme os aparelhos de rádio se tornam mais baratos, sua importância como veículo de comunicação aumenta ainda mais. A Irmãos Lever passa a comprar os textos das radionovelas e a distribuí-los às emissoras, além de bancar a produção de programas de variedades como o Levertimentos. A Gessy aposta no público infanto-juvenil com a série As aventuras do Homem Pássaro.

1957

A Irmãos Lever lança Omo, detergente em pó feito com matérias-primas sintéticas que já fazia sucesso em outros países. O novo produto é divulgado com demonstrações em mais de 800 mil casas no Rio de Janeiro e em São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com