TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 14

Faculdade Anhanguera Campus 3

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CAMPINAS

2013

Nomes e RA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ETAPA 01, 02, 03, 04

Trabalho elaborado em cumprimentoà exigência curricular do Curso de Gestão Comercial da Faculdade Anhanguera Campinas, Campus 3, 1º série, EAD, apresentado a Profª Maria Cristiane Vinholi de Brito, inerente à disciplina de Comportamento Organizacional

CAMPINAS

2013

RESUMO

Nesse trabalho definimos o conceito de Comportamento Organizacional (CO), suas aplicações dentro do universo empresarial, tendo como meta a sua competitividade, onde a velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações estão cada vez maiores, por conta da globalização que estando tendo nos últimos anos com o mercado mundial, onde o trabalho em equipe, qualificação dos seus colaboradores gera uma maior qualidade dentro das organizações.

A importância da inovação e o efeito dentro da organização, como os seus colaboradores se comportam com novas ideias e novos desafios, através de pesquisas feitas em algumas empresas poderemos verificar as opiniões dadas e como é a visão do colaborador perante a empresa que faz mudanças.

O trabalho em equipe fazendo a diferença e sendo uma vantagem no mundo competitivo das empresas. A liderança fazendo a diferença em relação as mudanças na organização, onde pode ser decisiva no mundo coorporativo.

As Percepções e Comunicação no ambiente da organização, onde podem ser vista por vários prismas, dependendo da ótica usada, onde em primeiro usamos a visão para se formar várias opiniões, e a comunicação dentro da empresa onde pode ser eficaz ou não, dependendo da forma que é usada.

INTRODUÇÃO

Ao analisar o Comportamento organizacional, é preciso muito mais que planejar organizar e controlar. É preciso fazer um estudo para entender o comportamento de seus funcionários e colaboradores, individualmente ou em grupo.

O estudo do Comportamento Organizacional se faz necessário para melhoria da qualidade e rendimento dos funcionários e colaboradores perante a concorrência no mercado econômico.

A forma mais fácil em ver como isso mexe com a cabeça dos seus colaboradores, foi em ir a campo e fazer uma pesquisa para saber como as pessoas se comportam em meio as inovações no mundo empresarial.

Também estaremos observando como o trabalho em equipe pode fazer a diferença em todos os setores de uma empresa e como pode aumentar ou diminuir a competividade dentro das organizações.

A Liderança de forma diferenciada dentro das organizações, fazendo com que as situações mais difíceis podem ter uma influencia grande na forma de gerenciamento.

A Percepção e a Comunicação dentro do sistema organizacional, onde passou a ter uma maior importância no mundo das empresas e organizações, fazendo a diferença dentro do mundo globalizado.

Etapa 1

Comportamento organizacional é uma área da administração que avalia o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa, destacando-se em diversas características como;a importância das organizações no mundo moderno.

No estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos ou grupos no ambiente das organizações, com o objetivo de alcançar produtividade, reduzir faltas e a rotatividade dos indivíduos e promover a cidadania organizacional.

A finalidade do comportamento organizacional correspondea explicação, previsão e controle do comportamento humano.

• Explicação:Identificação das causas ou razão que levam a determinados fatos ou acontecimentos.

• Previsão:Eventos futuros, resultados alcançados, através de ações específicas.

• Controle:objeto controverso, dificuldade em monitorar o comportamento humano, implicana contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho,gerando eficácia.

Comparação: Conclusão

Estudando os conceitos dos dois livros, o que se pode observar que, independente de autor a definição de comportamento organizacional é único muda somente a forma de verbalização da escrita. Consiste em estudar o comportamento humano nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS: ABERTOS E FECHADOS

Fonte:Aula de C. O Prof. Cristiane

Etapa 2

Qual a importância e qual efeito a INOVAÇÃO pode ter, dentro da organização onde você atua?Por quê?

“Entendo que toda organização deve estar sempre em evolução – não evoluir é deixar de existir no mercado.”

“A aí é que entra o papel da inovação – se ela tiver a participação de todos os colaboradores geram resultados fantásticos.”

“Inovar é apresentar novas ideias, é reinventar as coisas, é aperfeiçoar métodos, e otimizar operações de modo a trazer resultados perceptíveis, lucrativos de modo a beneficiar toda a organização e transformar a forma das pessoas viverem e trabalhar.”

“Entendo ainda que para inovar faz necessário conhecer a sua empresa (gestão empresarial), assim como entendo que a inovação é algo novo agora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com