TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

-) O que é Comportamento Organizacional? Como esse conceito impacta no ambiente corporativo?

R: Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações. É o estudo do comportamento humano no local de trabalho da interação entre as pessoas e entre a empresa em si.

Podemos dizer que é uma especialidade que investiga três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura, utilizando-se deste conhecimento para promover uma maior eficácia organizacional. É uma ciência multidisciplinar, pois se apoia em diversas outras disciplinas comportamentais.

Esse conceito impacta no ambiente corporativo quanto o papel que a pessoa desenvolve dentro delas e, para isto, abordam-se inúmeros temas que envolvem a vida corporativa, como aqueles ligados aos microuniverso do ser humano como: motivação, percepção, comunicação interpessoal, liderança; também os temas ligados ao macrouniverso, como: a cultura e clima organizacionais, estrutura, mudanças organizacionais.

Esta ciência enfoca a melhora da produtividade, a redução do absenteísmo e a rotatividade, o aumento da cidadania organizacional e a satisfação no trabalho.

2-) Alguns comportamentos que adotamos no ambiente corporativo pode fazer o profissional ficar estagnado no mesmo cargo durante anos.

Percepções equivocadas, emoções expressas em momentos inadequados, choques de personalidade seriam alguns exemplos. Comente essa afirmação com base no conteúdo apresentado nas unidades anteriores.

R: Muitas pessoas tem medo de sair da "zona de conforto", medo de encarar o novo e com isso acham que o melhor é ficar onde estão, pois, partindo para o novo terão de encarar desafios que talvez não estejam dispostos.

3-) Conceitue clima organizacional?

R: Clima organizacional é um ambiente de trabalho em harmonia, com as pessoas falando a mesma língua, se envolvendo nos projetos e desenvolvimentos para o crescimento da empresa, para um bem comum de todos.

4-) Como as emoções humanas interferem no contexto organizacional?

R: As emoções podem afetar o desempenho no trabalho e que fazem parte da natureza humana. É um erro ignorar o mundo emocional do funcionário ou considerar apenas a racionalidade como fator atuante da personalidade humana no ambiente de trabalho.

Emoções negativas podem contaminar o ambiente de trabalho, assim como as emoções positivas podem alavancar a produtividade e a relação humana dentro das empresas, agindo como motivadoras para uma performance melhor.

5-) Qual a diferença entre grupo e equipe?

R: Um grupo é constituído por dois ou mais indivíduo, que interagem para atingir um objetivo específico, como, por exemplo, um grupo de trabalho que se une para compartilhar informações e tomar decisões, somando esforços referentes às contribuições individuais de seus membros.

Uma equipe de trabalho atua através de um esforço coordenado, através de um sinergia positiva, onde os esforços de cada um geram um resultado maior do que a soma de contribuições individuais ocasionais.

Podemos definir que os grupos de trabalho possuem as seguintes características:

1- Compartilham Informações

2- Sinergia Neutra

3- Responsabilidade Individual

4- Habilidades Aleatórias e Variadas.

Já as equipes de trabalho possuem as seguintes características:

1- Desempenho Coletivo

2- Sinergia Positiva

3- Responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com