TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 11

PROFESSOR EAD. Profª. Msc. KAREN GRUBERT ROJAS

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: Prof. Esp. GIVALDO BATISTA MEDEIROS

PROFESSOR-TUTOR EAD: RENATA NATES

BRASÍLIA/DF

2013

RECURSOS HUMANOS

1º SEMESTRE

RECURSOS HUMANOS

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL para a obtenção e atribuição de nota.

BRASÍLIA/DF

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPÍTULO 1 5

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

1.1 – CONCEITO 5

1.2 – SISTEMAS ABERTOS X FECHADOS 6

CAPÍTULO 2 7

2. MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 7

2.1 – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 7

2.1.1 – CONCEITO 7

2.2 – ANÁLISE DA PESQUISA 8

2.3 – EFEITOS DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 8-9

CAPÍTULO 3 10

3. TRABALHO EM EQUIPE 10

3.1 – CONCEITO 10

3.2 – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE 10-11

3.3 – ESTILOS DE ATUAÇÃO DE UMA EQUIPE 11

3.4 – RELEVÂNCIA DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES 11-12

3.5 – FATORES QUE GERAM O FRACASSO NA LIDERANÇA 12-13

CAPÍTULO 4 14

4. DEFININDO EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 14

4.1 – PERCEPÇÃO 14

4.2 – COMUNICAÇÃO 15

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

6. REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

Neste projeto procuramos entender e conhecer o Comportamento Organizacional, e seus sistemas, abordando o impacto que inovação causa no desenvolvimento empresarial, e enfim as diversas formas que a motivação e suas teorias devem ser aplicadas inclusive no trabalho em equipe.

Mostraremos também que uma instituição sempre alcançará seus objetivos, caso esteja com a preocupação voltada para a qualidade de vida pessoal e profissional dos seus colaboradores, se tiver um bom trabalho em equipe e estar sempre aberta para as inovações.

CAPÍTULO 1

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1 – CONCEITO

O comportamento organizacional estuda a interação entre as pessoas e grupos com a organização. O estudo mostra que cada indivíduo pode influenciar a instituição com sua personalidade, atitude, aprendizagem e motivação, assim como a empresa pode influenciar o seu grupo de trabalho.

A conclusão do estudo do comportamento organizacional tem como finalidade atingir produtividade, reduzir o absenteísmo, a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Para que a empresa tenha um conjunto de sucesso, ela deve trabalhar de forma globalizada, sabendo que cada pessoa possui uma família, sua cultura, classe social, crença, formação, emoções, habilidades, experiências e motivações.

Analisando todas essas questões a instituição saberá verificar uma forma de buscar somente reciprocidade de seus colaboradores para aprimoramento e eficácia da organização. É importante ressaltar que a instituição precisa trabalhar com liderança e comunicação entre todos os Stakeholders.

Conceitos de comportamento organizacional na visão dos autores Idalberto Chiavenato, John A.Wagner III e John R. Hollenbeck:

Idalberto Chiavenato menciona que o comportamento organizacional é o estudo de indivíduos e grupos dentro das empresas. Ele se preocupa com a troca de conhecimento entre os seus colaboradores.

Já os autores John A. Wagner III e John R. Hollenbeck seguem uma mesma linha de raciocínio, porém abrangem em seu campo de pesquisa três seguimentos que são: comportamento microorganizacional que foca no trabalho do individuo, o mesoorganizacional que foca no comportamento do trabalho em equipe, ou seja, e finalizando o macroorganizacional que tem seu foco na empresa por inteiro.

1.2 – SISTEMAS ABERTOS X FECHADOS

SISTEMAS CARACTERÍSTICAS

ABERTO - Sistemas abertos são os sistemas que apresentam interações com o ambiente, através de entradas e de saídas.

- Os sistemas abertos trocam informações regularmente com o meio ambiente.

* A empresa com sistema aberto não terá tanta dificuldade para se adaptar às transformações ambientais, porém estará mais acessível aos efeitos de uma crise.

FECHADO - Sistemas fechados são os sistemas que não apresentam

Interações com o meio que o circunda, pois são fechados perfeitamente a qualquer influência ambiental.

- Os sistemas fechados não recebem influência do ambiente e também não influenciam o ambiente.

* De acordo com Chiavenato, entendemos que uma empresa de sistema fechado sofre menos influência do ambiente, dificultando o ajuste da organização diante de mudanças externas, toda via ela sofre menos diante de uma crise.

CAPÍTULO 2

2. MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

As mudanças organizacionais são alterações, sendo elas planejadas ou não, e que podem trazer consequências positivas ou negativas para a organização.

As organizações têm passado por momentos cada vez mais dinâmicos, as empresas estão sendo obrigadas a adotarem uma postura diferenciada.

É um processo difícil e tenso em vários ângulos e com as mudanças o clima organizacional são sempre afetados, afinal os colaboradores podem ser a mola mestra da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra ela. O maior desafio da instituição é estimular a criatividade e a tolerância à mudança.

O essencial é deixar o medo de lado e é necessário ter cautela, mas o medo não pode impedir as mudanças, elas ocorrem naturalmente dentro e fora da empresa.

2.1 – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

2.1.1 – CONCEITO

Inovação tecnológica referem-se à implementação de novos métodos ou uma nova abordagem implantada pelos setores responsáveis, tais como: mudanças práticas de negócios, na organização do trabalho ou nas relações externas da empresa. Essas inovações são implantadas pela empresa, por meio de pesquisas ou investimentos, que aumentam a qualidade do processo produtivo, assim, resultando em um novo e aprimorado produto ou uma nova forma de fazê-lo.

Inovação significa novidade ou renovação, sendo assim, entende-se que as inovações são fundamentais para as organizações e essas ideias quando colocadas em prática representam algo novo para o mercado, além do mais são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo. Fazer novo não significa sempre que é inovação, mas pode ser uma mudança na forma de produzir.

É possível perceber que a inovação tecnológica deve estar ligada à instalação de produto ou de um novo processo para a empresa, não sendo, necessariamente, novo para o mercado ou para o setor de atuação da organização.

2.2 – ANÁLISE DA PESQUISA

Foram entrevistadas 20 pessoas na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Ministério da Saúde, onde todas possuíam um entendimento mínimo a respeito do assunto e com nível médio concluído. Com o resultado desta entrevista chegamos à seguinte conclusão:

- Vinte por cento dos entrevistados disseram que inovar é mudar é gerar uma nova perspectiva para aprimoramento de uma situação antiga ultrapassada;

- Vinte por cento disseram que inovar é se atualizar;

- Dez por cento dos entrevistados acham que inovar é procurar melhorar e buscar algo novo;

- Cinquenta por cento disseram que inovação é mudar para melhor aquilo que já existe;

- Cem por cento acredita que se não houvesse a inovação, ainda estaríamos estacionados e sem visão de futuro para as instituições e seus profissionais.

- Todos acreditam que a inovação também está em cada profissional, porque ele não precisa ficar esperando pela instituição, ele pode procurar a sua inovação individual para vir a somar dentro do local de trabalho.

2.3 – EFEITOS DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES

As inovações não acontecem por acaso e através da inovação que as organizações se tornam mais competitivas, tanto no mercado interno como no externo e se diferenciam da concorrência atraindo a atenção dos consumidores e consequentemente aumentando os lucros.

As empresas são centros de inovações e essa capacidade de inovação é uma das principais fontes geradoras de valor.

O processo de inovação implica criatividade e geração de ideias que são convertidas em produtos. Para que este processo de várias etapas ocorra, as organizações precisam de colaboradores que contribuam com criatividade e inteligência e têm que possuir áreas inteiramente dedicadas à inovação, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento que contam com diversos pesquisadores e também em investimento no processo de novos testes e projetos. As empresas não devem ter medo de entrar em processo revolucionário, tampouco de investir em um retorno de longo prazo.

A inovação pode trazer efeitos positivos e negativos:

Positivos: Diferenciação no mercado de trabalho, a inovação tecnológica traz uma competição entre as instituições, com o intuito de crescimento. Geram benefícios nos avanço do produto oferecido que é percebido pelo consumidor. Traz também um benefício para o colaborador que é obrigado a se profissionalizar e acompanhar o crescimento da empresa.

Negativos: os negativos são para as instituições que não possuem planejamento e pessoas qualificadas para tal cargo. Muitos preferem continuar no que já dá certo ao invés de entrar na competição do mercado de trabalho atual que é cheio de novas ideias tecnológicas, visando lucros e melhoria no trabalho oferecido.

CAPÍTULO 3

3. TRABALHO EM EQUIPE

3.1 – CONCEITO

Trabalho em equipe significa a união de um grupo para resolver um problema.

São pessoas que se dedicam com humildade, respeito e cooperação para realizar uma tarefa, visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo, alcançar o tão almejado sucesso.

A figura acima apresentada pela charge de os vigaristas é oposta ao conceito de trabalho em equipe, porque mostra pessoas trabalhando com individualidade e muitas discussões, cada um com sua opinião. Por isso o trabalho saiu errado, trazendo prejuízos para a instituição responsável pela obra.

3.2 – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE

Cada pessoa possui suas características próprias e o líder deverá analisar o comportamento individual para compor uma equipe de sucesso.

Principais características para união de um grupo:

• Respeito e confiança;

• Interação;

• Colaboração;

• Esforço individual;

• Saber ouvir e falar;

• Saber priorizar;

• Compartilhar informações adquiridas;

• Comprometimento;

• Paciência.

3.3 – ESTILOS DE ATUAÇÃO DE UMA EQUIPE

Temos três estilos de equipe:

A equipe funcional que é formada por um líder e seus colaboradores que seguem o segue juntamente com a empresa, todas as informações são simples e claras.

A equipe auto gerenciável que formada por uma equipe que trabalha em conjunto para um resultado final bem sucedido. Lidam com seus problemas do dia a dia, planejando e mantendo tudo na mais perfeita ordem.

A equipe interfuncional é formada por grupos de diversos departamentos dentro da empresa. Cada equipe completa o trabalho do outro, onde isolados não daria um resultado.

O empenho de uma equipe pode ser classificada de acordo com o funcionamento de 5 posições:

 Pseudo-equipe: o trabalho é feito, porem não tem preocupação com o desempenho da equipe. O trabalho é mais individual.

 Grupos de trabalho: os grupos não são estimulados a trabalharem em equipe, as informações são passadas a todos de forma individual e assim não é produzido em conjunto.

 Equipe potencial: possui desempenho coletivo, o resultado final é do grupo.

 Equipe real: é formada de pessoas que não só se completam quanto se comprometem umas com as outras. Existe confiança e todos assumem a responsabilidade do trabalho final.

 Equipe de elevado desempenho: essa equipe se preocupa com o crescimento individual de cada pessoa e com o sucesso de todos e assim conseguem um sucesso além do esperado.

3.4 – RELEVÂNCIA DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES

É bom lembrar que para ter uma boa equipe não basta às características de cada um, o líder também deve possuir qualidades e gostar do que faz.

Precisa saber motivar a sua equipe, saber as necessidades de seus colaboradores, remuneração justa, fornecerem um ambiente saudável, passar as informações de forma clara, considerar os funcionários como parceiros, verificar a qualidade de cada um e mostrar a importância que possuem em sua função.

O principal de tudo e passar confiança e agir com respeito pela sua equipe, para que possam seguir os passos de seu líder na esperança de que todos ganhem com isso.

3.5 – FATORES QUE GERAM FRACASSO NA LIDERANÇA

Podemos destacar alguns fatores que trazem fracasso para determinadas lideranças:

1. Metas e objetivos mal definidos;

2. Responsabilidades mal definidas;

3. Falta de habilidades e conhecimento;

4. Ausência de treinamento;

5. Estilo de liderança e comportamentos;

6. Reuniões sem eficácia;

7. Ausência de reconhecimento;

8. Inibição ou individualismo.

Esses fatores, além de tornar a equipe menos eficaz, ocasionam alguns sintomas perceptíveis, tais como:

1. Atrasos, faltas e saídas durante o horário de tabalho;

2. Criticas à liderança e equipe;

3. Dominação;

4. Isolamento e desinteresse;

5. Conversas paralelas;

6. Falta de concentração;

7. Metas não cumpridas;

8. Desmotivação

O fracasso de uma equipe é o fracasso da empresa, por isso na hora de escolher um líder, deve ser analisado se o mesmo possui qualificação e qualidades para o cargo, o sucesso da empresa depende do líder e de seus seguidores.

A empresa deve trabalhar sempre com treinamentos de liderança e inovações tecnológicas para que o líder possa influenciar e trazer confiança para seus colaboradores.

CAPÍTULO 4

4. DEFININDO EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

EFICIÊNCIA é: fazer certo; é o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.

EFICÁCIA é: a coisa certa; é o resultado; o objetivo: é aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão.

Quando falamos em eficiência e eficácia entendemos que são dois conceitos iguais, porém os significados são completamente distintos, porém interligados.

Quando falamos em eficiência, entendemos que é a capacidade de obter bons produtos, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.

Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, significa atingir os objetivos mais os recursos pretendidos.

Para exemplificar podemos dizer que a eficiência é: cavar um poço artesiano com perfeição técnica com menor custo e tempo para executar a tarefa.

Eficácia é chegar ao objetivo pretendido em condições normais e ainda encontrar a água.

Paulo Sandroni diz que: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.

4.1 – PERCEPÇÃO

O mundo atual apresenta um fluxo de mudanças tão intenso que, às vezes, torna-se difícil a mente perceber a velocidade com que ocorrem tais transformações.

O fato é que estamos sempre tão ocupados com nós mesmos, com os problemas da vida pessoal, do trabalho, preocupado com os outros que coisas importantes passam por despercebido. Quanto maior for a nossa percepção aumentamos a capacidade de reconhecer sinais e facilitando assim o nosso desempenho profissional.

Percepção é o processo pelo qual as pessoas põem em ordem e explicam as impressões sensoriais a fim de darem sentido ao ambiente.

Um bom líder deve estar atento às modificações que ocorrem em sua equipe e deve sempre estar pronto a resolver problemas e atento a qualquer eventualidade que possa acontecer dentro de seu grupo.

4.2 – COMUNICAÇÃO

É a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado. O sucesso de uma equipe está na eficácia da comunicação entre seus membros.

Lembrando também as pessoas devem sempre estar abertas para uma boa comunicação. A falta de comunicação e até mesmo uma mensagem mal dada pode prejudicar totalmente o seu sucesso na negociação.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Entendemos através deste trabalho o quão importante é para o colaborador de uma organização saber que dentro da mesma existe uma área totalmente voltada para os seus interesses pessoais e profissionais, e como esta preocupação implica na qualidade e na produtividade dos mesmos.

As equipes de uma organização, quando trabalham em conjunto, pactuando de um mesmo objetivo contribuem para alcançar metas, mas precisam necessariamente de incentivos, que as motivem cada vez mais a colaborar com o grupo e com a organização, assim os seus objetivos pessoais também serão alcançados. É importante saber que para uma organização alcançar todos os objetivos almejados é necessário que haja a implementação de inovações, terem a abertura para novas mudanças, tanto em suas regras como em sua cultura, essa inovação vem como incentivo para o alcance do elevado do nível de competitividade no mercado.

Com tanta inovação e mudanças, é necessário que o trabalho em equipe seja primordial dentro da instituição e que as hierarquias sejam respeitadas, porém o líder jamais deverá esquecer-se de aprimorar os seus conhecimentos e leva-los aos seus subordinados, sendo assim o trabalho, a produção e a qualidade será eficaz e eficiente.

As diferentes personalidades encontradas dentro de uma organização necessitam ser bem lideradas para que os pontos fortes encontrados em cada um, sejam bem explorados e aproveitados aumentando a produtividade, evitando o absenteísmo, reduzindo custos e ganhando com a participação no disputa do mercado, hoje tão competitivo e tendo enfim o reconhecimento dos clientes do mercado nacional e internacional podendo tornar-se uma instituição modelo.

6. REFERENCIAS

1. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

2. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A Dinâmica do Sucesso das Organizações. Rio de Janeiro: Elsevier 2010.

3. FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Comportamento Organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.

4. VECCHIO, Robert P. Comportamento Organizacional: conceitos báscios. 6.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

5. WAGNER III, John A.; Hollenbeck, John R. Comportamento Organizacional: Criando Vantagem Competitiva. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

6. SAMPAIO, Karla. Comportamento Organizacional – Princípios. [online] Disponível na Internet via

7. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacional-principios/13911.

8. http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/o-que-e-o-pensamento-sistemico-705719.html.

9. http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=nj5n5tl9i

10. CAMPELLO, Carlos. A Importância da Visão Sistêmica para a Introdução dos Sistemas Informatizados nas Organizações.

11. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inovação organizacional/24882/

12. http://inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/

13. WOOD Jr., Thomaz. Mudança Organizacional: Aprofundando Temas Atuais em Administração de Empresas. São Paulo: Atlas, 1995.

14. http://www.baquete.com.br/colunas/51/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferença-entre-eficiencia-e-eficacia

15. http://www.bernardoleite.com.br/artigos.asp?cod_site=0&id_artigo=8&keyword=Efici%EAncia_e_Efic%E1cia

16. http://ana-intervalo.blogspot.com.br/2009/02/o-que-e-comunicacao.html

17. http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1147&language=portuguese

18. http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/lideranca-o-que-leva-uma-equipe-ao-fracasso/37664/

...

Baixar como  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »