TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  418 Visualizações

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (PLT)

Levando em consideração uma micro empresa recém-aberta, com participação ativa somente dos sócios, sabemos que o comportamento dessa empresa no mercado (em um sistema aberto) é o reflexo das características e do comportamento de seus sócios. À medida que tal empresa toma um ritmo de crescimento, outras pessoas passam a fazer parte da organização e, conscientemente ou não, deixam sua marca no comportamento da organização através de suas contribuições, pois seu comportamento individual estará nela implícito.

Quanto maior a empresa, maior o número de indivíduos contribuindo para o comportamento da mesma no mercado, o que reflete automaticamente em sua imagem tanto no mercado quanto no mundo corporativo.

Para que a imagem da empresa, seus produtos e sua credibilidade não fujam do controle de seus idealizadores (sócios), é necessário encontrar uma forma de administrar e manipular o comportamento dos indivíduos na organização, sua influência sobre o todo e a influência do todo sobre ele; para que o o comportamento tome forma e seja orientado de maneira que agregue valor à organização e todos nela inseridos.

A disciplina de Comportamento Organizacional estuda amplamente as circunstâncias acerca de um comportamento, de um indivíduo; busca entender e compreender as raízes, a origem de tal comportamento dentro e fora da organização empresarial, para assim dar embasamento à mudanças e ajustes, alocando cada indivíduo onde

suas qualidades mais podem beneficiar o todo, e onde seus defeitos menos sejam percebidos e menos exerçam influência no todo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com