TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA - ANHANGUERA –

PÓLO ACARAÚ / CVT

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

PROFESSORA: MA. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

“O CONCEITO DE CONPORTAMENTO ORGANIZACIONAL”

ACARAÚ-CE, 09 DE ABRIL DE 2012.

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Trata-se de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. O que é que ele estuda? Ele estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

O comportamento organizacional este muito envolvido no lado pessoal humano, pois determina as causas e as explicações de o porquê que muitas vezes nos temos ações precipitadas e desnecessárias, ensina como melhora nossa forma de convivência com as pessoas que nus rodeiam, pois hoje e muito preciso você colocar em evidencia a sua educação, paciência, mesmo se você não tiver nenhum destes requisitos se o seu trabalho envolvesse com pessoas você tem que ter uma boa ação, pois muitas pessoas se preocupam com o bom atendimento e bom envolvimento com as pessoas.

CAPITULO 1

DEFINIÇÃO DE C.O

O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga os impactos que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização e, depois, utiliza este conhecimento para ajudar as empresas a trabalhar com maior eficácia.

Comportamento Organizacional refere-se a uma área da administração, em que avalia os resultados em que os indivíduos possam apresentar em uma empresa.

O Comportamento Organizacional consiste nos atos dos indivíduos dentro de uma organização, melhorando o desempenho e promovendo a cidadania organizacional.

A finalidade do CO e corresponder à explicação, a previsão e controle do comportamento humano.

Explicação – Identificação de causas ou razões de determinados fatos, acontecimentos e fenômenos.

Previsão – Direcionados a eventos futuros e estabelecer resultados.

Controle – Apresenta-se como objetivo controverso, o controle implica na contribuição mais valiosa do CO, acarretando um trabalho, gerando eficácia.

OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO USO CO

Gestão da qualidade, satisfação do cliente e aprimoramento de todos os processos.

Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas, Fortalecimento dos grupos.

Estímulos a Inovação, para uma organização bem sucedida ela precisa encorajar a inovação. Dominando a arte da mudança e mostrando-se competitiva no mercado global. Estimulando a criatividade e transformando as habilidades de seus colaboradores em resultados positivos.

As organizações no mundo moderno carregam consigo grandes desafios e oportunidades, pois através de seus estudos sistemático, pode melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostrando aos executivos como dar autonomia ao seu pessoal e como elaborar e implementar programas de mudanças, melhorar o atendimento ao cliente e ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional. Tendo a função de motivar os seus colaboradores e manter a competitividade global, podendo também melhorar o comportamento ético para que os indivíduos possam realizar seu trabalho com resultados produtivos e se conscientizar o que se diz respeito a atitudes certas ou erradas, dentro das organizações.

DIFERENÇAS DE PENSAMENTOS ENTRE AUTORES:

MASLOW:

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhumas pessoas procurarão reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

De acordo com Maslow, as necessidades básicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. As necessidades de auto-estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com