TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  418 Visualizações

1.1 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo a autora Karla Sampaio, o Comportamento Organizacional estuda o comportamento dos indivíduos, suas ações uns para com os outros, nos seus grupos de convívio e dentro das organizações. Com isso, busca atingir melhor produtividade, reduzir rotatividade e absenteísmo de funcionários e promove cidadania organizacional e ambiente de trabalho com mais harmonia.

Para Robbins, Judge e Sobral, o Comportamento Organizacional consiste no estudo de pessoas, grupo e estrutura. Estuda o vínculo entre pessoas e organizações, como as atitudes de um afeta o outro. Motivação, tarefas, produtividade, absenteísmo. Liderança, treinamento e desenvolvimento são alguns pontos do estudo.

Para Caravantes, Caravantes e Kloeckner, o conceito é semelhante. Estuda o indivíduo em seu comportamento, seu desempenho e atitudes dentro da empresa, seu relacionamento com as pessoas que convive, seus sentimentos em relação a essas pessoas e a empresa, como a empresa se porta diante dos profissionais, enfim, a influência de um sobre o outro.

Entendemos que o Comportamento Organizacional estuda a fundo a relação interpessoal entre funcionário e empresa, ou seja, pessoas e sistemas, o impacto de um sobre o outro. Buscando assim, melhorias que garantam o bom funcionamento das empresas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com