TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL: SÃO SEBASTIÃO/DF

ADMINISTRAÇÃO 1º SEMESTRE / COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSOR (A):

TUTOR (A): MARIA MOÉSIA RUDAVIA DE OLIVEIRA MIRANDA

CIDADE: SÃO SEBASTIÃO / DF

DATA: 12/05/2013

PARTICIPANTES:

ANA PRISCILA ROJAS MACHADO / RA 425371

IGOR DOS SANTOS / RA 427537

RAYANNA DA SILVA PEREIRA / RA 430031

MÁRCIO HENRIQUE DOS SANTOS / RA 419947

INTRODUÇÃO

O trabalho busca compreender o comportamento de uma organização tendo como um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa. Duas delas é a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente.

Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade. O Comportamento Organizacional nos mostra que tipo de impacto que um individuo acarreta para uma Empresa, pois, esse impacto pode ser positivo ou negativo. As Finalidades do Comportamento Organizacional basicamente estão voltadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais. Os desafios mais comuns do comportamento organizacional são: o aumento de produtividade, e qualidade dos produtos, boa aceitação do público, satisfação de clientes etc. Nos dias de hoje, o que uma Empresa necessita para o seu crescimento no mercado, é saber trabalhar com diferentes tipos de cultura, qualificando funcionários, fazer com que os colaboradores tenham satisfação em trabalhar na Empresa e acima de tudo ter uma boa aceitação de mercado.

Capitulo 1

Conceito de Comportamento Organizacional

Para Mcdonald os valores organizacionais influenciam a organização nos seguintes aspectos: decisões estratégicas; ética corporativa; conflitos interpessoais; qualidade nas relações de trabalho; evolução e plano de carreira dos funcionários; motivação dos empregados. Já para Oliveira e Tamoyo, indicam que os valores possuem funções organizacionais importantes: a primeira delas diz respeito á criação, sobretudo entre os funcionários de modelos mentais que ajudem na fixação dos objetivos e da missão da organização, a segunda refere-se ao fato de que os valores organizacionais ajudam na construção e fixação da identidade organizacional.

1.1- Definição

É tudo que diz respeito á organização, empresa, funcionários, é o estudo dos comportamentos, atitudes, desempenho dos trabalhadores no ambiente organizacional, os efeitos neles causados, melhoria da gestão de pessoas, entre outros. Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformarem em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta. É o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turno ver e promover engajamento e harmonia entre os funcionários.

1.2- Sistemas abertos e sistemas fechados

SISTEMAS ABERTOS SISTEMAS FECHADOS

O sistema pode ser afetado pelo meio ambiente, ele recebe influencia externa. Os indivíduos não recebiam influência externa, ele é previsível e determinado.

Possui fluxos de entrada e saída, de importação e de exportação com o ambiente. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados.

Mantém continua troca de energia e matéria com o ambiente. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar.

Dependência entre o sistema e o ambiente. Não tem entrada nem saída para o ambiente.

Há fonte energética e material com o exterior. Não há fonte energética nem material com o exterior.

Troca energia, informação e matéria com o ambiente. Troca energia e informação com o ambiente.

Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Sem input de matéria, mas com input de energia.

Interage com o meio ambiente Não interage com o meio ambiente

"Um sistema organizacional rígido e fechado não poderá sobreviver na medida em que não conseguir responder eficazmente às mudanças contínuas e rápida do ambiente. O sistema fechado tende a se concentrar em regras de funcionamento interno, a reverenciar o controle como critério primeiro da viabilidade organizacional e, por conseguinte, na ênfase em procedimentos e não em programas.“(KleberNascimento,1977).

Capitulo 2

2.1- Conceito de inovação através de pesquisas com diversas pessoas.

TOTAL DE ENTREVISTADOS 20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com