TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda a importância do Comportamento Organizacional como estudo dos indivíduos que compõe uma organização, o efeito dessa organização na sociedade e nos seus hábitos. O filme “Obrigado por Fumar” foi escolhido para ilustrar os pontos abordados no trabalho, como a importância de se estudar o comportamento e capacidade motivacional de cada indivíduo para o sucesso almejado de cada organização.

2 DISCUSSÃO

2.1 Conceito de Comportamento Organizacional

Conforme PLT (2012, p.28):

O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade”

Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto de grupo e indivíduos dentro das organizações, comportamentos relacionados a cargos, trabalhos, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade, desempenho humano e gerenciamento.

O estudo do comportamento organizacional em uma organização é fundamental para os objetivos de médio e longo prazo, já que um produto muito bom pode “se vender sozinho” por um curto prazo de tempo, mas como já se sabe as mudanças são rápidas e constantes e de um momento para outro esse produto já não é tão bom. Sendo assim, a atenção para o comportamento das pessoas é imprescindível ao sucesso de uma organização, considerando sempre que as pessoas que operam nela são o seu maior patrimônio, pois é o empenho e a força de trabalho delas que mantém uma produção constante e com qualidade, e aí está a importância do Comportamento Organizacional para entender o que motiva essas pessoas e o relacionamento adequado com elas e entre elas.

O que hoje conhecemos como Comportamento Organizacional (CO), surgiu no início da década de 50 e era identificado com o termo “ciência comportamental”. CO é uma área relativamente nova, trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos de várias outras ciências como a psicologia que auxilia na percepção, motivação, aprendizagem e dinâmica; a área psicossocial que explica o comportamento dos grupos; a sociologia que afeta o ambiente organizacional, tecnologia, estrutura, conflito e mudança; a antropologia que contribui com uma análise cultural do conflito e a ciência política que contribui especialmente para um melhor entendimento do poder e como este é distribuído na organização.

O entendimento do CO possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções, e também uma visão sistematizada garante o amadurecimento, melhor aproveitamento das competências e com isso agregando valor e perenidade às organizações.

2.2 FILME: Obrigado por Fumar

O filme começa com o personagem, Nick Naylor, relatando toda a estrutura que a empresa onde trabalha mantém para se “defender” das milhares de acusações de câncer que ocorre quase que diariamente, como gênios cientistas que realizam estudos com a esperança de encontrar provas que o tabaco não vicia, um grupo de advogados de primeira linha, para defender a empresa dos inúmeros processos e ele que tem como principal papel, mostrar a todos que a empresa não é a vilã que parece.

Em um debate de TV, Nick que tinha toda a possibilidade de ser massacrado, toma a palavra e diz a todos que a empresa que trabalha iniciará uma campanha de conscientização para que crianças não fumem, já que o tema do programa era um jovem de 15 anos que tinha câncer por causa do vício em cigarros, com isso ele reverte o jogo a seu favor.

Seu chefe era um homem duro e insensível que visava o lucro acima e tudo.

Em uma apresentação na escola do seu filho, Nick tenta convencer as crianças de que é necessário que elas comprovem o mal do cigarro faz, ao invés de apenas acreditar no que os pais e outras pessoas dizem e é interrompido pela professora que dá a apresentação por encerrada.

O governo resolve colocar nos maços de cigarros uma imagem de caveira e a palavra “veneno” para intimidar o consumo dos cigarros, o chefe de Nick faz uma reunião e se mostra irritado com o índice de adolescentes que estão deixando de fumar e as quedas nas vendas, Nick durante a reunião informa que um aumento considerável de vendas de cigarros ocorreu na década de 30, e esse aumento foi decorrente do cinema, quando um casal começa um romance quando o “mocinho” acendeu um cigarro e dá a ideia de que o cinema deveria ter mais “mocinhos” fumando durante as cenas e não apenas os “bandidos”, mas em uma reunião com o presidente da empresa, Nick descobre que seu chefe passou a ideia ao presidente como sendo dele e isso o deixou muito irritado.

Nick, começa a se incomodar com o que faz, quando precisa na companhia do filho, levar uma mala cheia de dinheiro para o homem do “Marlboro” que estava morrendo de um câncer em decorrência do cigarro e pretendia processar a empresa em que trabalhava fazendo comerciais, durante a conversa, Nick foi questionado porque trabalhava naquilo e ele respondeu que era o que de melhor sabia fazer e era bom naquilo, acabou convencendo-o a ficar com o dinheiro e não processar mais a empresa.

Nick, devido ao seu trabalho acaba sendo sequestrado e tem colocado em seu corpo dezenas de adesivos de nicotina, acaba parando em um hospital e reverte esse episódio em favor do que defende e ainda diz que “fumar salvou a sua vida”, mas teria que parar de fumar após a overdose de nicotina que recebeu pelos adesivos.

Nick comete um erro ao passar informações confidenciais e pessoais para uma repórter que publica com detalhes tal informações, com isso ele foi demitido e as empresas de cigarros que defendia começaram a pagar milhões de dólares em indenizações.

Ficou abatido com a demissão, mas após uma conversa com seu filho ele vira o jogo mais uma vez a seu favor em uma entrevista e acaba deixando a repórter em maus lençóis.

Nick mesmo com sua demissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com