TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 5

Percepção

Percepção pode ser definida como um processo pelo qual indivíduos selecionam, organizam e interpretam suas impressões sensoriais, de modo a dar sentido ao seu ambiente. A percepção é um processo cognitivo complexo e varia de pessoa para pessoa.

O comportamento das pessoas é influenciado por sua percepção da realidade. Percepção é o processo através do qual as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas. É o processo pelo qual as pessoas escolhem, organizam e reagem às informações do mundo que as rodeia. Através da percepção as pessoas transformam as informações em respostas que envolvem sentimentos e ação.

Em comparação com a sensação, a percepção é um conceito muito mais amplo. Sensação envolve simplesmente receber estímulos através dos órgãos sensoriais, enquanto que o processo de percepção envolve o recebimento de dados brutos dos sentidos e, em seguida, filtrar, modificar ou transformar os dados completamente para o processo de cognição. O processo de percepção é composto por vários sub-processos, tais como o confronto, o registro, interpretação e comentários.

Embora as pessoas, estão constantemente expostas a estímulos diversos, tendem a selecionar apenas alguns deles. O princípio da seletividade perceptual procura explicar como e por que as pessoas selecionem apenas alguns estímulos fora de muitos estímulos que mantêm a encontrar a qualquer momento. Seletividade perceptiva é afetada por vários fatores internos e definir fatores de atenção externa.

Alguns dos fatores internos são definidos de aprendizagem, motivação e personalidade. Atenção fatores externos incluem influências ambientais como a intensidade, tamanho, contraste, repetição, movimento, novidade e familiaridade.

Às vezes, pessoas diferentes podem perceber a mesma coisa de forma diferente. As diferenças podem surgir devido a fatores associados ao perceptor (atitudes, motivações, expectativas, etc..) ou a situação (tempo, lugar, etc...) ou o alvo (novidade, fundo tamanho, sons, etc.)

Percepções têm um papel crucial na tomada de decisões individuais nas organizações, afetando tanto as decisões, bem como a qualidade da decisão. A decisão tomada por um indivíduo é um processo complexo que envolve a entrada de dados, processamento, análise, interpretação e avaliação dos dados, baseada na percepção do indivíduo.

A percepção de mudança organizacional seria a forma como o funcionário organiza e interpreta as impressões sensoriais sobre a mudança para dar sentido ao ambiente organizacional em transição. Em razão disto, entender os significados conferidos pelos colaboradores aos seus processos perceptivos da dimensão real dos valores organizacionais pressupõe ampliar a base de compreensão do modo como os gestores orientam o comportamento de seus colaboradores.

Comunicação

A mensagem é o conteúdo da comunicação. O emissor origina a mensagem ao codificá-la (construí-la). O emissor envia a mensagem através de um meio, que é uma forma de transmissão da mensagem. O receptor interpreta a mensagem, ou seja, decodifica. No meio desse processo, podem ocorrer alguns ruídos, tais como telefonemas, interrupção através de visitas, reuniões não planejadas, etc, o que pode contribuir para uma interpretação errônea da mensagem. Somente através de um processo de feedback que é o sentido correto, poderá ser restabelecido.

A figura abaixo mostra um modelo de comunicação:

A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades, etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas, etc) ou junto à opinião pública.

A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.

A Comunicação Empresarial não pode ser considerada apenas uma definição de dicionário, como um conjunto de métodos e técnicas de comunicação dentro da empresa dirigida ao público interno (funcionários) e ao público externo (clientes, fornecedores, consumidores, etc), pois definições como essas precisam ser sempre revistas em função das mudanças da sociedade e do ambiente empresarial.

A Comunicação organizacional vem assumindo uma nova dimensão estratégica nas organizações que, como se vê, modifica paulatinamente antigos limites. A comunicação assume um papel muito mais abrangente, fazendo referência a tudo que diz respeito à posição social e ao funcionamento da organização, que envolve desde seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com