TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  3.594 Palavras (15 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

São Paulo / SP

2013

INTRODUÇÃO

Entre algumas definições de Comportamento Organizacional esta a de se preocupar com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos colaboradores no ambiente organizacional; o efeito causado pela organização e o grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos colaboradores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos colaboradores sobre a organização no que diz respeito a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Tão importante para o Comportamento Organizacional é o método cientifico, que prevê observação, predição e mensuração. O método científico nos ajuda a explicar e predizer o comportamento das pessoas na organização, permite uma certa previsibilidade e a habilidade de generalizar de uma situação para outra. Permitem também que se estudem de forma sistemática, os problemas com que se deparam e não tenham de confiar somente na intuição.

Através das definições de eficiência e eficácia, podemos analisar se uma organização esta desempenhando suas atividades com sucesso ou se ela esta precisando de transformação. Eficiência é realizar uma tarefa da melhor forma possível, enquanto eficácia é fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar um objetivo. Para isso é necessário que o administrador da organização conheça os melhores métodos de produção, as atuais condições de mercado, do que o cliente esta precisando, recrutar os funcionários mais competentes, obtendo com isso uma produção com eficiência e eficácia.

CAPÍTULO 1

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional é essencial dentro de uma empresa, ou de qualquer outro comércio. Consiste em organização de setores, organização dos funcionários, organização da sinalização, ou seja, tudo dentro de uma empresa tem que ter a organização para que não tenha falhas e possa dar um atendimento melhor para o consumidor.

Os funcionários têm que ser motivados a mudança para a melhoria do ambiente, eles podem tanto ajudar a levantar a empresa como também podem afundar a empresa, caso os mesmo não estejam motivados ou não estejam convencidos de que esta mudança seja para a melhoria.

A mudança é contínua dentro do mundo dos comércios e tanto a empresa quanto os funcionários devem estar cientes e preparados para constantes mudanças e inovações, afinal o intuito é agradar e prospectar mais clientes para que a empresa possa crescer e continuar no mercado onde atua.

Saber entender os funcionários, deixar que a sua vida pessoal interfira no trabalho é muito fácil, mas se a empresa tiver preparada e souber lidar com situações como essa, com certeza poderão ajudar seus funcionários e fazer com que ele saiba separar a sua vida pessoal da empresa e tenha um desempenho melhor dentro da empresa.

Funcionário não é uma máquina e precisa de orientações e incentivos para que ele não saia da empresa por falta de reconhecimento, a troca constante de funcionários é uma má reputação para a empresa.

Saber lidar com clientes também é muito importante, entender os clientes e saber lidar com cada um, pois o que agrada um cliente pode não agradar outros dois, saber organizar para que agrade a todos os clientes.

A organização tem que mudar a qualidade dos produtos se ocorrer muitas reclamações, aumentar a produtividade para que não falte mercadoria no estoque e o cliente acabe procurando outro fornecedor.

Sem a organização, a empresa pode se desestruturar e não conseguir mais crescer e ter que fechar as portas. Quanto maior for a empresa, maior são as responsabilidades e a mesma tem que estar preparada para novas adaptações e responsabilidades.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos grupos e estruturas. Comportamento organizacional se ocupa do estudo sobre o que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho da organização.

Comparativo entre sistemas abertos e fechados:

A Teoria Geral da Administração faz o estudo desta em geral, os seus princípios e a sua atualidade. O estudo se dá em dois âmbitos, o do Sistema Fechado e o do Sistema Aberto.

O Sistema Fechado é formado por metas e objetivos bem racionais e a Teoria Clássica sugere o uso de algumas funções na empresa para melhor executar os atos são as funções técnicas (produção e gerenciar todas as outras), comerciais (comércio dos bens e serviços), financeiras (capitalismo), segurança (bens e funcionários), contábeis (contabilidade na empresa). É feita uma Abordagem Incompleta da Organização, pois por dar ênfase demais a estrutura, tarefas e principalmente a eficiência produtiva (gerar lucro) não analisa os problemas humanos, não vê a organização como um todo, limitava-se apenas a produção. É preciso ir além e estabelecer as condições e normas dentro das quais as funções do administrador devem ser aplicadas e desenvolvidas.

Sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra.

O Homem é visto como uma máquina. O homem tem que executar plenamente tudo o que realiza para garantir a máxima eficiência possível e, portanto a maiores lucros e maiores salários. Existia uma visão microscópica do homem, pois o "topo" não queria saber se este tinha ou não potencial, queria apenas que ele executasse o seu trabalho em que já estava superespecializado.

No sistema aberto a abordagem é voltada para a mudança de paradigmas nas ciências sociais. Utilizará um novo conceito de "estrutura" como um conjunto formal de dois ou mais elementos e que subsiste inalterado na mudança, irá enfocar principalmente a análise infra- organizacional e análise inter-organizacional, com múltipla abordagem, formal e informal, sintetizando a Teoria Clássica e Relações Humanas, buscando o equilíbrio perfeito.

Taylor e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com