TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Resenha: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema pode ser definido como: conjunto de elementos de interação e interdependente relacionado cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo organizado. A compreensão de sistemas no que diz respeito á organização deve ser estudada como um todo que não pode ser separado em partes.

Aqui temos um quadro comparativo entre dois tipos de sistemas, os sistemas abertos e os sistemas fechados.

Comportamento

Organizacional Sistema Aberto Sistema Fechado

• Apresenta relações de interação com o ambiente.

• Recebe influências.

• Troca de experiências.

• Adaptação a mudanças. • Não recebe nenhuma influência ambiental e também não influencia.

• Está fechado a qualquer mudança.

• Só depende de si mesmo.

Os sistemas abertos interagem com o seu meio através de entradas e saídas de informações, matérias e energia. Eles são extremamente adaptativos e ajustam-se constantemente as condições do meio. As organizações são vistas como um sistema aberto, já que não podem sobreviver de forma isolada, elas dependem de estarem trocando informações constantemente com o meio interno, funcionários, clientes, consumidores, e externo, concorrência, fornecedores, governo e outros, o que influência muito em seu comportamento.

O estudo do comportamento organizacional é muito importante para as empresas, pois esse estudo tem como objetivo a compreensão das causas e efeito das atitudes dos funcionários em geral. Com essa compreensão os gestores saberão o que deve ser mudado para obter melhores resultados. Para que uma empresa seja bem sucedida ela tem que estar preocupada com o bem estar de seus colaboradores, pois funcionários satisfeitos são mais produtivos e empenhados.

Para as organizações garantirem seu lugar no mercado, elas também têm que estar preparadas para a globalização, investir em inovação, implantando novos métodos organizacionais na pratica do negocio, não tendo medo de arriscar em novas idéias, pois essas idéias podem impulsionar o crescimento.

Muitas organizações estão investindo no trabalho em equipe, pois através da união de conhecimento e habilidades dos funcionários, o trabalho acaba sendo mais produtivo. Mas para que essa união dê certo é preciso que as equipes sejam coordenadas por um líder, esse líder tem o papel de estimular os demais funcionários, sabendo ouvir, sendo um bom profissional, tendo uma boa comunicação e sabendo respeitar as diferenças. Com o trabalho em equipe as empresas só têm a ganhar, pois pessoas unidas por uma única causa é capaz de atingir mais metas do que o trabalho individual.

Para se desempenhar um excelente trabalho dentro de uma organização é necessário ter dois conceitos: eficácia e eficiência. A eficiência é a capacidade do administrador em obter produtividade e executar seus trabalhos de forma prática utilizando a menor quantidade de material, tempo e mão-de-obra, já um profissional eficiente sempre realiza suas tarefas da melhor forma possível. Para uma empresa ter um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com