TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Professora: Ma. Yaeko Ozaki

INTRODUÇÃO

Desde o Principio do mundo os indivíduos viviam e grupos, eles se organizavam para alcançar objetivos simples que garantiriam sua sobrevivência. Devido às transformações no mundo atual, mudou também a forma de comportamento das pessoas nos grupos e organizações. A interação entre pessoas é complexa e dinâmica.

Analisar o comportamento individual como: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação e uma forma de uma organização ser eficiente e eficaz. Com essa analise profunda obtém-se o melhor de cada grupo através das características das pessoas, alcançando assim uma satisfação tanto da parte do individuo como das organizações.

Hoje as organizações possuem normas e condutas que guiam e seus colaboradores a se comportarem da forma como as mesmas foram planejadas. Elas conseguem resultados não só tangíveis, mas também a capacidade de formar líderes, estratégias, valores de relacionamento, visão de crescimento, enfim, uma série fatores que desenvolvem os indivíduos e causam impacto direto na sua história de vida.

Diante dessas incessantes questões de comportamentos e as diferenças de cada pessoa, muitas organizações e empresas estão investindo tanto em inovação tecnológica quanto em Intelectual. Esses investimentos podem ser bem sucedidos se forem estudados os melhores caminhos para desenvolver uma equipe de alto desempenho. Valorizar as diversidades culturais fará com que todos respeitem e cooperem com o melhor de si nas organizações.

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Definição elaborada pelo grupo: Visa o estudo sistemático do comportamento humano como nas ações e atitudes dos indivíduos e avalia o impacto que os trabalhadores possuem dentro de uma empresa.

Ao observar os indivíduos na interação social e organizacional, chegamos à conclusão que nem todos os seres humanos se relacionam bem. Daí a necessidade de se estudaras relações humanas com vista á melhoria das pessoas nas mais diversas convivências existencial.

O comportamento organizacional consiste na influencia, da organização ao individuo no objetivo comum, reduzindo as dificuldades na organização, estabelecendo critérios, alcançando melhor desempenho no comportamento do ser humano na organização.

Nas organizações, temos alguns aspectos que são inevitáveis: diferenças de percepções, informações, opiniões, preconceitos, atitudes, experiências, gostos, crenças, valores, hábitos, estilo comportamental e sentimentos em relação a cada componente dessa organização.

Focando tudo isso, a organização atribuir melhores funções ao seu colaborador, buscando resultados, eficácia nos serviços, estimulando, inovando, alcançando o equilíbrio para seu sucesso na organização.

Definição do autor Eduardo Soto: O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

Definição do autor Stephen P. Robbins: O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.

Quadros comparativo entre sistemas abertos e fechados de comportamento organizacional.

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente Está isolado do meio ambiente

Apresentam intercâmbios com o ambiente, são influenciados e influenciam o ambiente através das entradas e saídas. Não apresentarem intercâmbio com o meio ambiente. Não influenciam e nem são influenciados por ele

São adaptativos - para sobreviverem devem se reajustar constantemente às condições do meio Sistemas cujo comportamento é totalmente programado

Passa por constantes mudanças Permanece em constante equilíbrio

QUESTIONARIO SOBRE INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL.

Devido ao crescimento da economia no Brasil, as empresas por sua vez vêm crescendo no mercado, com grande competitividade com isso devemos considerar que todos são criativos, mas não tão inovadores.

Com base responda o questionário:

1 - Qual o melhor caminho para inovar dentro de uma empresa?

(A) Através de novos produtos e serviços. ( )

(B) Através de vantagens (parcerias, facilidade, tecnologia, capacitação dos funcionários etc..) para superar a concorrência. ( )

(C) Melhor atendimento os seus clientes. ( )

2 – De que forma sua empresa está buscando inovações tecnológicas no mercado?

(A) Buscando atualizações sem nenhum conhecimento de um profissional especializado. ( )

(B) Buscando consultoria de empresas especializadas. ( )

(C) Conversando com seus colaboradores. ( )

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com