TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 4

1-O que é Comportamento Organizacional? Como esse conceito impacta no ambiente corporativo?

Comportamento Organizacional é um campo de estudo que fundamentado na psicologia, ajuda as organizações a conhecerem o individuo. Estuda o comportamento humano no local de trabalho, da interação das pessoas entre elas e entre a empresa. Assim sendo pode prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações. Esse conceito tem um impacto positivo dentro das corporações, pois essa ciência enfoca a produtividade, redução de absenteísmo e a rotatividade. Além de abordar temas como motivação, percepção, liderança e temas como mudanças, estrutura e a cultura e clima na organização.

2- Alguns comportamentos que adotamos no ambiente corporativo podem fazer o profissional ficar estagnado no mesmo cargo durante anos. Percepções equivocadas, emoções expressas em momentos inadequados, choques de personalidade seriam alguns exemplos. Comente essa afirmação com base no conteúdo apresentado nas unidades anteriores.

É preciso saber interpretar as emoções no ambiente corporativo, conhecer e reconhecer as emoções é uma habilidade essencial no mundo organizacional. Pessoas que conhecem suas próprias emoções e são capazes de ler as emoções dos outros são muito mais eficazes no trabalho. Assim é possível adotar posturas mais assertivas em determinadas situações como as citadas acima.

3- Conceitue clima organizacional?

Clima organizacional serve para analisar como se processa o trabalho na empresa e como as pessoas, grupos e a instituição interagem. Através do clima organizacional é possível identificar o motivo de absenteísmo, quanto e porque o funcionário se ausenta. Medir índices de produtividade, quantitativamente e qualitativamente. Conhecer as taxas de rotatividade, para mensurar lucros e vantagens que a empresa e os funcionários podem obter. Saber o nível de satisfação de cada funcionários com o cargo que desenvolve, para que ele saiba como é visto seu trabalho, se ele tem realmente chances de crescimento e desenvolvimento na empresa. Implementar a cidadania na empresa também é papel do clima organizacional, no sentido de tornar as relações humanas no trabalho o mais satisfatórias possíveis.

4- Como as emoções humanas interferem no contexto organizacional?

As emoções humanas por muito tempo foram vetadas das organizações. Acreditava-se que quanto mais controladas fossem as emoções melhor seria para a empresa. Mesmo sabendo que as emoções fazem parte da vida psíquica de todo ser humano. Hoje as corporações reconhecem que as emoções fazem parte da natureza humana e podem afetar o desempenho no trabalho. Assim sendo elas precisam ser controladas, todo excesso é prejudicial. As emoções podem ser sentidas e demonstradas dependendo do caso.

5- Qual a diferença entre grupo e equipe?

Um grupo é constituído por dois ou mais indivíduos, que se interagem para atingir um objetivo especifico, como por exemplo, um grupo de trabalho que se une para compartilhar informações e decisões, somando esforços referentes às contribuições individuais de seus membros.

Equipe atua através de um esforço coordenado, através de uma sinergia positiva, onde o esforço de cada um gera um resultado maior do que a soma de contribuições individuais ocasionais.

6- Como a inteligência emocional pode contribuir para o sucesso profissional no ambiente corporativo?

A inteligência emocional significa basicamente “conjunto de habilidades”, habilidade em monitorar as próprias emoções e a dos outros, discriminando-as e utilizando-as para guiar pensamentos e ações. A IE pode contribuir e muito no sucesso profissional. Estudos comprovam que uma pessoa com uma IE aguçada pode se encaixar muito melhor no ambiente corporativo do que uma pessoa super desenvolvida no quociente de inteligência (QI). Já que a primeira sabe controlar suas emoções, sua ansiedade, se automotivar. Enquanto a outra possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com