TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Roberto é executivo de uma grande empresa multinacional situada em Campinas, e desde o início de sua carreira sempre foi elogiado pelos seus chefes pela ampla capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. Outra grande habilidade de Roberto é sua facilidade de gerir conflitos e entender as necessidades dos outros. Essas habilidades de Roberto podem ser consideradas como:

Resposta Selecionada:

Incorretac.

Habilidades Conceituais.

Resposta Correta:

Corretab.

Habilidades Humanas.

Feedback da resposta:

A resposta correta é Habilidades Humanas, que é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. As habilidades humanas são fundamentais para exercer uma ótima gerência de conflitos, ouvir as outras pessoas e entender as necessidades alheias.

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Diálogo entre quatro executivos de uma empresa: “Você sabe, nada acontece nesta empresa até eu e minha equipe produzirmos alguma coisa”, afirma o executivo da área de produção. “Errado”, diz o gerente de pesquisa e desenvolvimento, “nada acontece até que eu e minha equipe projetemos alguma coisa”. O gerente de marketing boquiaberto diz: “a empresa nada cresce até que eu e a minha equipe venda os nossos produtos”. O irritado gerente financeiro responde a todos: “não interessa o que vocês produzem, projetam ou vendem. Ninguém na empresa sabe o que está ocorrendo até que mostremos todos os resultados finais”. Este diálogo demonstra:

Resposta Selecionada:

Incorretad.

Um dos pontos fortes da estrutura burocrática, onde cada especialista compete com o outro objetivando o crescimento da organização.

Resposta Correta:

Corretaa.

Um dos pontos fracos da estrutura burocrática, onde a especialização pode gerar conflitos, e as metas das unidades de trabalho podem se sobrepor, às metas das organizações como um todo.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Um dos pontos fracos da estrutura burocrática, onde a especialização pode gerar conflitos, e as metas das unidades de trabalho podem se sobrepor, às metas das organizações como um todo.

O diálogo dos 4 executivos de uma mesma empresa ressalta o fato de que a especialização gera conflitos entre as unidades, onde atividades padronizadas são realizadas de maneira altamente eficiente. A padronização é o conceito básico que sustenta a burocracia, com tarefas operacionais altamente rotineiras, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório que acompanha a cadeia de comando.

Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

No River Hills West Hills Healthcare Center, em Wisconsin, a tecnologia da informação ajuda a coordenar as atividades entre os departamentos. As enfermeiras utilizam notepad para anotar o nome, a hora e a dosagem do medicamento dado aos pacientes. Essas informações são registradas e imediatamente transferidas para o departamento de registros. Este fato ilustra uma estrutura organizacional:

Resposta Selecionada:

Incorretaa.

De amplitude de controle.

Resposta Correta:

Corretad.

De departamentalização.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: De departamentalização.

A departamentalização é consequência da divisão do trabalho tomando por base a especialização, e agrupando as atividades comuns para que sejam coordenadas. Em um hospital é possível identificar vários departamentos como: atendimento ao paciente, contabilidade, almoxarifado, pronto-socorro, posto de vacinação, exames por imagem, etc.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

A empresa Nucor, é uma siderúrgica de US$ 4.2 bilhões que opera miniusinas em Indiana e Arkansas e seus escritórios centrais, em Charlotte e Carolina do Norte, empregam somente 25 pessoas. Existem quatro níveis gerenciais entre o presidente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com