TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, estuda-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

É um campo que estuda o impacto que indivíduos e grupos e a estrutura tem dentro de uma organização. O foco é basicamente solucionar problemas e buscar soluções para as empresas. É uma ferramenta humana em prol do homem.

O comportamento Organizacional visa em uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas.

No livro Cultura Organizacional de Stephen P. Robbins, o autor contribui com o estudo do comportamento humano em prol da melhoria da eficácia da organização, para ele “comportamento organizacional é um campo de estudo queinvestiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.

Já para John Wagner III, no livro Comportamento Organizacional – Criando Vantagem Competitiva, o autor tem a idéia de que o comportamento é observável, para ele o comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas [...] Enfoca comportamentos observáveis [...] Busca facilitar o entendimento de processos grupais e organizacionais.

Sistemas Abertos

- Apresentam relações de intercambio com o ambiente

- Trocam matéria, energia e informação com o ambiente

- São adaptativos

Sistemas Fechados

- Não apresentam relação de intercambio com o ambiente, sendo assim não recebem influencia e não influenciam

- Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com