TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Sertãozinho

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa – ATPS

Comportamento Organizacional

Prof. EAD Ma. Yaeko Ozaki

Professor Tutor Presencial Fernando Tamaso

Professora Tutora a Distância: Josiane Fernanda Sartore

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Sertãozinho/SP, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicas de Negociação para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Evelyn Carla Máximo Gonçalves – RA 6785390048

Patrícia Leopoldino de Souza – RA 6966449607

Airton Junior Barbosa – RA 6797397465

Juvilmar Rodrigues da Costa – RA 6942009435

Lucas de Oliveira – RA 6946460021

Sertãozinho / SP Data: 15/04/2013.

SUMÁRIO

Introdução pág.03.

Capitulo 1 – Diferentes Definições de CO pág.04.

Capitulo 2 – Conceitos de Inovação pág.05.

Capitulo 3 – Trabalho em Equipe dentro das Organizações pág.07.

Capitulo 4 – Percepção e Comunicação pág.08.

Conclusão pág.09.

Referências Bibliográficas pág.09.

Introdução

Comportamento Organizacional – Eficiência e Eficácia

O comportamento organizacional dentro de uma empresa ou instituição é fundamental para o desempenho das atividades com um objetivo final. Estipular metas faz com que a empresa tenha uma linha de raciocínio fundamentada, pra isso primeiramente é preciso conhecer a personalidade do ser humano, que não pode ser considerado uma maquina de produção, levando sempre em consideração que cada ser tem uma personalidade particular o que faz com que sejamos todos diferentes uns dos outros. É justamente essa diferença que costuma causar algo extremamente natural dentro de uma organização que são os conflitos, sejam eles de ideias ou atitudes. É nesse momento que entra a figura do líder ou do gestor, cabe a eles identificarem as qualidades de cada um e distribuir as funções de acordo a personalidade e a habilidade de cada almejando sempre alcançar um objetivo final com qualidade.

Eficiência: a eficiência é a capacidade de administrar e obter bons resultados seja eles produtos ou serviços, um profissional eficiente é aquele que consegue controlar o tempo, economizar material (evitar desperdícios), não estourar o cronograma. Ou seja, é aquele que consegue encontrar a melhor maneira possível de realizar uma atividade especifica.

Eficácia: ser eficaz é se dedicar pra fazer o que precisa ser feito, ser eficaz vai além de ser eficiente fazer algo de forma produtiva leva a eficácia. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

Ex: um piloto de corrida eficiente é aquele que consegue vencer uma corrida, já o piloto eficaz é aquele que além de vencer, consegue baixar o tempo da prova e ainda faz a melhor volta da corrida.

1 - Definição de Comportamento Organizacional.

No mundo globalizado que vivemos hoje, as organizações precisam estar sempre atentas à melhoria continua, focando sempre sua produtividade.

Um dos fatores importantes é prestar atenção ao comportamento dos seus colaboradores, avaliando sempre o poder que os mesmos representam dentro do sucesso da venda do produto final.

O Comportamento Organizacional resumidamente é o estudo voltado para o comportamento humano, visando suas ações e atitudes, com o objetivo de melhorias continuas no processo produtivo e ao mesmo tempo promover a cidadania.

Após algumas pesquisas podemos descrever alguns diferentes conceitos de Comportamento Organizacional, tendo como base compreender e modificar a forma do colaborador se comportar, com foco sempre na boa comunicação e trabalhando forte em alguns pontos que com certeza irão refletir-se no desenvolvimento da Organização.

Alguns pesquisadores nos mostram que Comportamento Organizacional é a analise do comportamento do individuo, é importante tanto quanto como parte em sociais maiores.

Estudar o impacto que o comportamento dos colaboradores e suas equipes causam sobre a produtividade da Organização é o propósito maior, mostrando que reconhecimento e confiança ajudam melhorar a eficaz no processo produtivo, assim nos diz mais um conceito de Comportamento Organizacional.

Podemos aceitar que o Comportamento Organizacional é o lado que estuda e se preocupa com as atitudes do ser humano dentro das Organizações e o que afeta dentro da mesma e na qualidade do produto final.

As organizações devem estar atentas à melhoria continua que o mundo globalizado exige, buscando alguns pontos fundamentais para satisfação do ser humano, motivação, rotatividade e cidadania são algumas delas.

Importante para um ambiente saudável é sobre tudo fortalecer, motivar, encorajar, e manter sempre um relacionamento baseado em uma boa comunicação, trazendo como resultado a satisfação dos seus lideres e equipes não perdendo o foco na competividade da globalização.

As Organizações são definidas em dois tipos de sistema: Aberto e Fechado.

Veremos a seguir um quadro comparativo que nos mostra as diferenças.

Sistema aberto:

Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente

Exemplos de sistema aberto dentro de uma organização

*Ingestão- as empresas fazem ou compram materiais para processá-los de alguma maneira, adquire dinheiro, máquinas, pessoas do ambiente no sentido de produzir certas funções.

*Processamento-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com