TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - EAD

Disciplina: Comportamento Organizacional

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E DIMENSÕES QUE INTERFEREM NAS RELAÇÕES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Profª. Ead Ma.Yaeko Ozaki

Tutora EAD Anália Pereira Barbosa Jubanski

Passo Fundo

2013

INTRODUÇÃO

Mostraremos neste trabalho, aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Estudaremos três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem eficazmente.

A qualidade e o apoio recebido no ambiente de trabalho são de muita importância. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas, eles precisam também, de habilidades interpessoais.

Uma organização necessita ter políticas explícitas ou implícitas, que orientarão a tomada de decisão. As organizações, não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum, que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado das pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados. Existe um plano de fundo, comum às diversas abordagens sobre funções, papéis, habilidades e atividades de administração: todas elas reconhecem a suprema importância da gestão de pessoas.

Etapa 1- passos 1,2 e 3

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Consiste no estudo sistemático do comportamento humano, e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações, com o objetivo de explicar, prever e controlar para promover a melhoria da eficácia organizacional. Esses estudos se preocupam com o que as pessoas fazem nas organizações, e de como esse comportamento, afeta o desempenho das mesmas.

COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

De acordo com Andrew J. Dubrin (0000), comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

Para Eduardo Soto (0000), o comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, estudo de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.

Ambos os autores, afirmam que comportamento organizacional consiste no estudo do comportamento humano dentro das organizações, porém Eduardo Soto enfatiza que, usando o controle emocional podemos fazer com que nossas emoções trabalhem em benefício próprio, melhorando nossa qualidade de vida profissional. Enquanto Andrew J. Dubrin, apontam os métodos de pesquisa do comportamento organizacional com a finalidade de explicar, prever e controlar o comportamento humano.

SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Sistema Aberto Sistema fechado

CONCEITO Interagem com o seu meio ambiente, influenciam e são influenciados por forças externas. Tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente. Compete com outros sistemas. São autossuficientes, não interagem com o meio ambiente. Não tem capacidade de crescimento, o estado atual e final do sistema será sempre seu estado original. Não compete com outros sistemas.

EXEMPLOS As organizações que são influenciadas por inúmeros fatores externos, os inputs, tais como matéria prima, concorrência, políticas governamentais. A organização transforma esses inputs em produtos e serviços, outputs.

Num banco os depósitos podem ser vistos como input, que é transformado (através de registro e políticas do banco) em outputs ao consumidor (empréstimos, financiamentos).

Um termostato já que reage a um único fator externo: a mudança de temperatura.

Fonte: www.intercom.com.br

Etapa 2- passos 1

Pesquisa feita a 20 funcionárias da empresa Ademir Favreto e Cia Ltda, sobre inovação e quais as mudanças necessárias para isso acontecer dentro de uma empresa.

-Perguntas:

* O que teve de novidades na empresa?

* Você gostaria de obter mais algum tipo de inovação?

* A mudança teve aspecto positivo dentro da empresa?

-Respostas:

Odete Cerchiari, 52 anos, função costureira.

Pergunta nº 1: Dividiu o grupo por setor e fez dois grupos.

Pergunta nº 2: Sim, falta organização e gostaria de ter um salário melhor.

Pergunta nº 3: Cadeiras mais confortáveis para as costureiras, banheiros mais arrumados e a troca do coordenador do setor.

Samara Lima, 21 anos, função costureira.

Pergunta nº 1: Mudança de chefe, mudança de salário, foi feito a troca da empresa que fornecia a matéria prima.

Pergunta nº 2: Sim, mais organização, falta mão de obra qualificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com