TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

O Comportamento Organizacional nas Empresas

o elemento humano se faz necessário em qualquer seguimento das nossas vidas, e, desta feita, a socialização, ou seja, formação e a convivência em grupos têm profunda importância na obtenção de resultados e, outrossim, serem evitados conflitos.

e para que seja possível visualizar a melhor interpretação disso, vejamos uma família onde os seus membros não detêm nenhuma formação socializadora, onde cada um faz aquilo que quer, sem se importar com o outro, inexistindo qualquer preocupação de laços e de todas as características de união. com certeza esta família, ou melhor, esse grupo, apenas de coabitantes, viverá em pleno caos.

passando para uma exemplificação mais restrita de aplicabilidade da nossa matéria, uma empresa é também composta de um agrupamento social, ou seja, todos os seus funcionários, distribuídos em diversas funções e seus respectivos níveis, que conviverão em prol de um bem comum, o sucesso da empresa, e, conseqüentemente, todos os seus partícipes terão satisfeitas as suas necessidades de bem estar..

estudar breves linhas dessa socialização será o nosso intento, do qual tenho muito orgulho em participar.

carlos ricardo mílen

Conteúdo Programático

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Breves considerações sobre Socialização

Da origem, conceito, fundamentos e modelos emergentes

Qualquer que seja a linha de análise da origem do ser humano (religiosa, científica ou até por ambas) emerge também a palavra SOCIALIZAÇÃO, elemento tão essencial para a nossa evolução.

Tal tese surge quando o homem, por elementar e natural necessidade de preservação da própria espécie, viu-se obrigado em viver agrupado, pois só assim era possível, ou mais fácil, praticar as atividades cotidianas de defesa, busca de alimentos e novos ambientes, adversidades, dividir e seqüenciar tarefas, construir e afins.

Em paralelo, esta socialização também serviu como fator preponderante de toda evolução humana, já que essas uniões resultavam em trocas de descobertas e novas experiências, concorrendo a um crescente desenvolvimento. E quem não participou deste aprimoramento ficou à mercê da extinção.

Das chamadas uniões familiares e tribais, surgiram grupos cada vez maiores, ensejando os chamados impérios e reinados, os quais, pelo mesmo sistema expansionista e de novas aglutinações deram forma ao atual mapa geopolítico.

Voltando ao foco inicial, obrigatoriamente atrelado ao aspecto sociológico, a vida em grupo passou, naturalmente, a ser determinante. Primariamente, e até a época do Iluminismo, o elemento humano era apenas um ser sem respeito do contexto feudal, onde o Capital era prevalente. Após a prática de teorias humanísticas, passando pelos fundamentos da revolução industrial e concorrendo nas ações revolucionárias, o ser passou a ser considerado como elemento de relevo e de importância dentro do conceito de Economia, que vem a ser a união da palavra CAPITAL e da FORÇA PRODUTIVA.

E hoje, seja qual for o regime político que encontramos no mundo, esse conceito de Economia é bem formatado, afora, claro, aqueles poucos países não desenvolvidos regidos com sistemas tirânicos de comando.

II. O que vem a ser Comportamento Organizacional

Uma vez estabelecida a idéia e conceito empresarial, surge, naturalmente, a idéia de convivência em grupo, ou seja, toda a gama de elementos humanos voltados a um determinado objeto e fim. O exemplo da universidade é bem oportuno, onde em uma escala piramidal, temos níveis de direção até o mais simples funcionário, onde todos os funcionários são necessários a um objetivo certo e determinado. Não fosse isso as coisas não funcionariam.

O estudo do Comportamento Organizacional (CO) permite a utilização do conhecimento adquirido sobre as pessoas, os grupos, bem como a compreensão de sua aplicabilidade na organização e os efeitos produzidos em seus colaboradores para a realização de um trabalho eficaz.

Define-se Comportamento Organizacional como um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Assim, os indivíduos podem transformar a sociedade em que vivem mediante o conhecimento significativo sobre o comportamento organizacional, executando ações eficazes para o aprimoramento da organização. Para que isso aconteça, o todo o processo organizacional deve ser o mais coeso possível.

Já na sociedade grega antiga, desenvolveu-se o conceito de maiêutica, que mostra o mestre como alguém que colabora para que seus discípulos construam seu próprio conhecimento.

A teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, elaborada na década de 1980, considera que as pessoas possuem mentes diferentes, assim não aprendem a partir das mesmas estratégias educacionais. Afirma também que a inteligência tem dimensões variadas, podendo ser potencializadas ou não.

Daniel Goleman apresenta a inteligência emocional, que se baseia nas habilidades de auto-conhecimento, de auto-controle e auto-motivação. Sua idéia não é reprimir as emoções, mas encontrar um equilíbrio, pois o descontrole impede as realizações do indivíduo.

A maioria dos processos educacionais posiciona o ser como objeto, ou seja, aquele que apenas recebe o conteúdo e não interage.

Já em uma organização, objeto de estudo do CO, visa modificar o papel dos gestores por valores integrativos e interativos.

O Comportamento Organizacional é uma área interdisciplinar e, como todo campo do conhecimento, fundamenta-se no método científico. As disciplinas que contribuem para o estudo do CO são a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia, Ciência Política e Economia.

Para um tratamento realista do CO, utiliza-se a abordagem contingencial, que está orientada para o desenvolvimento de ações gerenciais mais apropriadas a uma situação específica e às pessoas envolvidas.

Propõe-se um modelo para a compreensão da área de CO, o Mapa de Campo, o qual possibilita uma visão global e será melhor analisada, iniciando-se pela "visão sistêmica",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com