TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  9.851 Palavras (40 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 40

AMBIENTE INTERNO PARA INOVAÇÃO EM UMA EMPRESA DE E-COMMERCE

Renato Machado Costa Mestrando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP rmcosta@usp.br (Brasil)

Pedro Lucas de Resende Melo Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professor de Gestão Estratégica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC resendemelo@usp.br (Brasil)

Marcos Vinícius Cardoso Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professor de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi – UAM mvcardoso@gmail.com (Brasil)

Carlos Eduardo Coelho Ferreira Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas – FGV - EAESP cferreira@shkconsultancy.com (Brasil)

RESUMO

Durante a última década, o Comércio Eletrônico (CE) tem se mostrado uma área de importância crescente para os pesquisadores de Sistemas de Informação e de Administração de Empresas. Numerosos estudos analisaram o impacto do CE nas organizações, como ele transformou a forma dos negócios operarem e como ele dissemina informação para os clientes e entre eles. A internet oferece uma plataforma adequada de CE para que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) participem de mercados globais, graças à flexibilidade da internet e à natureza dos negócios das PMEs. A internet e suas tecnologias associadas têm mais a oferecer para essas empresas do que os ambientes tradicionais estabelecidos de comunicação e processamento de informação. Dado o importante papel das PMEs em muitas economias, o sucesso da alavancagem dos negócios dessas empresas pela internet é crítico para o futuro das economias globais. Dentro desse contexto, busca-se com este artigo caracterizar a gestão de inovações em uma empresa de venda de flores pela internet. Para concretizar este objetivo, serão investigados os seguintes aspectos: (i) o ambiente interno da empresa; (ii) as particularidades do seu modelo de negócio baseado em e-commerce; e, adicionalmente, (iii) os processos e inovações provenientes de sua operação internacional.

Palavras-chave: Gestão de Inovação; PME; Comércio Eletrônico.

Ambiente Interno para Inovação em uma Empresa de E-Commerce

Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 9, n. 2, p.05-30, abril/jun. 2012

6

1 INTRODUÇÃO

Nos anos 1990 o uso da internet pelos indivíduos e nos negócios teve um crescimento fenomenal, e continua crescendo até hoje. Em 1999, 2 milhões de novos usuários se juntavam à internet por mês. Esse crescimento inacreditável atraiu o interesse de muitos negócios para entrar no mundo on-line ou pontocom. Em 1995, havia pouco mais de 27 mil nomes domínios comerciais (.com) de alto nível registrados, apenas dois anos e meio mais tarde eles chegavam a 764 mil. Entretanto, quando a bolha estourou em abril de 2000, os valores extraordinários das ações e as injeções massivas de capital de risco se dissiparam, em uma baixa interminável. Por outro lado, o ceticismo a respeito da e-economy foi muito exagerado. A despeito da quebra das empresas pontocom e das condições econômicas atuais, a migração de negócios para a internet continua. Durante a última década, o CE tem se mostrado uma área de importância crescente para os pesquisadores de Sistemas de Informação e de Administração de Empresas. Numerosos estudos analisaram o impacto do CE nas organizações, como ele transformou a forma dos negócios operarem e como ele dissemina informação para os clientes e entre eles. De acordo com dados do site Internet World Stats (2011), no período de 2000 a 2011 houve, nos Estados Unidos, um crescimento de 146% na quantidade de usuários de internet, atingindo o total de 266 milhões de pessoas, que representam uma adesão de 77% de sua população. No mesmo período, China e Índia experimentaram crescimentos extraordinários, da ordem de vinte vezes, passando de 22,5 milhões e 5 milhões, respectivamente, para 420 milhões e 100 milhões de usuários, ou 31,6% e 8,5% de suas populações. O Brasil atingiu em 2011 a expressiva marca de 76 milhões de usuários (38% de sua população), com crescimento de 1500% nesse período, uma vez que o país contava com apenas 5 milhões de usuários no ano 2000. A principal característica da internet que favorece as PMEs é que ela é baseada em tecnologia não proprietária e independe de distância, localização e horário. A disponibilidade universal a baixo custo da internet é vista pelas PMEs como a base para o desenvolvimento das principais oportunidades de negócios globais. A capacidade da internet de fornecer serviços on-line a custos viáveis para as PMEs, e o acesso à infraestrutura global de TI a baixo custo, 24 horas por dia, sete dias por semana, provê às PMEs e-mail de alcance mundial, fontes de informação on-line em base global, facilita o marketing de produtos e serviços para uma audiência global e permite a transferência de arquivos entre sistemas de computadores em qualquer lugar do mundo. O crescimento da internet como meio de prover uma infraestrutura de baixo custo oferece novas oportunidades para as PMEs introduzirem o comércio eletrônico em suas atividades de negócio, em um ambiente de baixo risco. A internet traz oportunidade para a difusão de novos produtos, a

Renato Machado Costa; Pedro Lucas de Resende Melo; Marcos Vinícius Cardoso & Carlos Eduardo Coelho Ferreira

Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 9, n. 2, p.05-30, abril/jun. 2012

7

possibilidade de adaptar produtos e serviços para atender requisitos locais, como o caso de livrarias ou lojas de música on-line, e outros produtos de nichos vendidos por PMEs. A internet e suas tecnologias associadas têm mais a oferecer para as PMEs que os ambientes tradicionais estabelecidos de comunicação e processamento de informação. As características únicas da internet apresentam potencial para mudar os negócios de forma mais drástica do que era possível até então, com o modo convencional de se fazer negócio. Segundo Poon e Swatman (1999), dado o importante papel das PMEs em muitas economias, o sucesso da alavancagem dos negócios dessas empresas pela internet é crítico para o futuro das economias globais. Dentro desse contexto, nosso objetivo com este artigo é caracterizar a gestão de inovações em uma empresa de venda de flores pela internet. Para que se concretize

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com