TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade estudar comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa.

Duas delas é a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente. Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.

O Comportamento Organizacional nos mostra que tipo de impacto que um individuo acarreta para uma Empresa, pois, esse impacto pode ser positivo ou negativo.

As Finalidades do Comportamento Organizacional basicamente estão voltadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade, entre outras coisas mais.

CAPITULO 1

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento das pessoas, dos grupos aos quais elas pertencem e da cultura organizacional é altamente sensível e faz a diferença desde a qualidade da produtividade até os mais diversos segmentos da comunidade e da sociedade. Já nas primeiras raízes das teorias de Administração, há o esforço de construir processos e modelos de trabalho respeitando e integrando expectativas, necessidades e características humanas. Superados os tempos e movimentos, o planejamento da produção, o inquieto conhecimento sobre os mercados e os novos movimentos da internacionalização e alta tecnologia, nunca foi tão importante conhecer o.

1.2- SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS.

Pesquisando na biblioteca do polo consegui apenas um livro que relacionava com o tema abordado que o do CHIAVENATO o outro pesquisei na internet e consegui essa outro autor BERTALANFFY .

Os autores a respeito dos sistemas abertos e fechados, segue quadro comparativo com as diferentes visões, para, em seguida, realizar-se abordagem a respeito de ver as organizações e suas relações com os sistemas fechados e abertos.

1.3. QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

CHIAVENATO Constante interação dual com o ambiente. Influencia e é influenciado

Capacidade de crescimento, mudança,

adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais.

Compete com outros sistemas Não interage com o ambiente.

Não tem capacidade de crescimento, o estado atual e final do sistema será sempre o seu estado original ou inicial.

Não compete com outros sistemas

BERTALANFFY É um sistema que interage com o seu ambiente, recebendo informações, energia e recursos, processando-os internamente e gerando produtos para o ambiente. É um sistema que não interage com o seu ambiente. O melhor exemplo são os minerais, depois de extraídos da terra, posto que não interagem mais com seu local de origem, ainda que possam gerar novos produtos.

Ainda a respeito dos sistemas fechados e abertos, Bertalanffy aborda o assunto, esclarecendo que sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, como, por exemplo, o movimento de um sistema planetário cujas posições dos planetas são determinadas por suas condições no tempo; e sistemas abertos são aqueles que possuem, continuamente, fluxos de entrada e de saída e que se conservam mediante a construção e a decomposição de componentes (2008 p. 64-65). O exemplo de sistema aberto citado pelo autor é o dos organismos vivos que, por sua própria natureza e definição, são essencialmente sistemas abertos, uma vez que estão em constante interação com o ambiente, mediante a troca de energia, de matéria e de informação.

Por outro lado CHIAVENATO “a denominação sistemas fechados é dada aos sistemas cujo comportamento é determinístico e programado e que operam com pequeno e conhecido intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas estruturados, onde os elementos e as relações combinam-se de maneira peculiar e rígida, produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos, como as máquinas e os equipamentos”. (CHIAVENATO 2003, p. 477)

E os sistemas abertos O sistema aberto se caracteriza por um intercambio de transações com a ambiente e conserva-se constante no mesmo estado ( auto regulação) apesar de a matéria e a energia que o integram se renovarem constantemente(equilíbrio dinâmico ou homeostase). Organismo humano. (CHIAVENATO Administração Geral e Publica, 2006, pg. 80 ).

CAPÍTULO 2

2.1. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

TOTAL DE ENTREVISTADOS 20 PESSOAS

Faixa etária Porcentagem Grau de contato

25 aos 37 98% Constantemente

25 aos 37 2% Atualmente

37 aos 55 75% Constantemente

37 aos 55 25 Atualmente

Pela Pesquisa podemos observar que a maioria das pessoas, que foram entrevistadas trabalha com Inovação, pois, tudo o que é relacionado ao público em geral é bem aceito conforme o tipo de Inovação, podemos ver também que as pessoas com mais idade vem ter o contato com inovação mais tardio por isso a proporção de contato e um pouco menor.

A inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com