TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações possuem personalidades próprias, assim como pessoas. Podem ser rígidas ou flexíveis, hostis ou apoiadoras, inovadoras ou conservadoras. Uma grande empresa chilena do setor manufatureiro, possui dirigentes que incentivam que seus funcionários levem adiante “boas ideias”, assim como os fracassos são tratados como experiências de aprendizagem. Esses mesmos dirigentes se preocupam com a produtividade, mas acreditam que ela é obtida por meio de um tratamento ético ao seu pessoal. A empresa se orgulha de sua reputação de ser um bom lugar para trabalhar. As pessoas e as equipes possuem metas e bônus, e os funcionários desfrutam de considerável autonomia para escolher a maneira de atingir seus objetivos. Os valores dessa organização se pautam na ética, nas boas relações, no respeito mútuo. Esse cenário nos ilustra o conceito de:

Resposta Selecionada: b.

Cultura Organizacional.

Resposta Correta: b.

Cultura Organizacional.

Feedback da resposta: Alternativa correta, Cultura Organizacional, pois na manufatureira em questão, há uma percepção comum compartilhada por seus membros . Há um sistema de valores compartilhado entre todos. Os valores essenciais dessa empresa são expressos e vividos por todos.

A Netscape Communications oferece aos seus funcionários diversas alternativas de convívio. Os desenvolvedores de software para a Internet, por exemplo, interagem socialmente jogando hóquei no estacionamento da matriz da empresa em Montain View, na Califórnia. Esta situação revela considerando a Hierarquia das Necessidades de Maslow:

Resposta Selecionada: e.

Necessidade de afiliação e amor

Resposta Correta: e.

Necessidade de afiliação e amor

Feedback da resposta: Alternativa correta: Necessidade de afiliação e amor.

A necessidade de afiliação e amor faz com que a pessoa se sinta capaz de estabelecer vínculos emocionais com as outras pessoas; é imprescindível pertencer a algum grupo e ser valorizado e reconhecido na condição de parte integrante deste grupo. Segundo Maslow, a privação excessiva em relação a esta necessidade pode ser tão dolorosa quanto a sensação física produzida pela fome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com