TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 6

Comportamento Organizacional – Questões para fixação

1. A estrutura organizacional define como as tarefas de seus funcionários serão distribuídas, agrupadas e coordenadas. Estrutura-se uma organização por meio de sete elementos básicos (Especialização do Trabalho; Departamentalização; Cadeia de Comando; Amplitude de Controle; Centralização; Descentralização; e Formalização). Qual das alternativas listadas abaixo representa o conceito (conforme conteúdo da disciplina) referente à departamentalização?

a) Se dá através do grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas separadas. No início do século XX, Henry Ford adotou O Comportamento Humano dentro das Estruturas Organizacionais e a sua Relação com o Clima e a Cultura Organizacional esse paradigma em sua linha de montagem tendo como objetivo o aumento da produtividade. Lá, um montador ficava responsável em só montar a roda dianteira direita do veículo, enquanto outro funcionário se encarregava somente da porta dianteira direita[...].

b) Se dá após a divisão do trabalho por Especialização, agrupando as atividades comuns para que sejam coordenadas. O agrupamento das atividades acontece através das funções realizadas. Em um hospital podemos ter vários exemplos, como: atendimento ao paciente, contabilidade, almoxarifado, pronto-socorro, posto de vacinação, exames por imagem etc.

c) É a linha de autoridade que se dá dentro da organização, ou seja, é a linha que descreve quem se reporta a quem. Ela vai do topo da empresa até o escalão mais baixo

d) É a padronização das tarefas, objetivando um resultado uniforme. As descrições das tarefas são detalhadas e explícitas. Esse recurso impossibilita os funcionários de buscarem e adotarem comportamentos e soluções alternativos.

e) é o grau em que o processo de decisão está submetido em um único ponto da organização, ou seja, as decisões essenciais são tomadas por uma cúpula com pouca ou nenhuma participação de funcionários de escalões inferiores.

2. Quando uma organização cria personalidade própria, assume vida própria, independente de seus fundadores ou quaisquer de seus membros, dizemos que a empresa passou por um processo de:

a) Alienação.

b) Fragmentação da cultura.

c) Socialização.

d) Institucionalização.

e) descaracterização.

3. _______________ se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características e valores da empresa, e não ao fato de gostarem ou não delas.

a) A satisfação com o trabalho

b) O valor essencial

c) A socialização

d) A cultura organizacional

e) Relação Interpessoal

4. Um grupo de funcionários de uma pequena empresa de telemarketing desafiou seu empregador: “É muito difícil, para a maioria de nós, manter um esquema rígido de trabalho das 8h às 19h”, disse o porta-voz. “Todos temos responsabilidades familiares e pessoais significativas. Um horário rígido de trabalho não nos convêm. Vamos procurar outros empregos se não conseguirmos um horário flexível em sua empresa”. O proprietário ouviu atentamente esse ultimato e concordou com a reivindicação. No dia seguinte apresentou um plano de flexibilização de horário. Este cenário é um exemplo de:

a) bloqueio na comunicação do porta-voz, portanto, do líder do grupo.

b) mudança na estrutura organizacional.

c) organização virtual sendo implantada à partir da gestão em equipe.

d) estrutura matricial.

e) liderança autocrática do empresário ao lidar com a questão.

5. Dois membros do comitê de gestão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, discordam quanto ao local onde devem ser realizadas as provas de remo. Pode-se afirmar que o conflito entre esses dois membros será prejudicial para o desempenho do comitê.

PORQUE

O conflito não é possível de ser administrado, uma vez que resulta da incompatibilidade interpessoal ou de relacionamento entre dois ou mais membros de um grupo.

A respeito dessas duas afirmações, é correto afirmar que:

(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

(E) as duas afirmações são falsas.

6. A respeito das estratégias e elementos básicos para uma boa negociação, leia as alternativas a seguir :

I. Aproximar os interesses legítimos de cada uma das partes no maior grau possível.

II. Procurar alcançar o objetivo da negociação de forma que uma das partes saia vitoriosa.

III. Separar a pessoa do problema (enfrentar os problemas e não as pessoas).

IV. Insistir que o resultado esteja baseado em critérios (padrão objetivo).

V. Diminuir as opções: quanto menos opções melhor.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I e V estão corretas.

c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

d) As alternativas I, II e III estão incorretas.

e) As alternativas III, IV e V estão corretas.

7. Um dos fatores mais buscados pelas empresas hoje no profissional é a inteligência emocional, se ele lida com eficácia em relação aos seus aspectos. Dentro deste contexto é correto afirmar que, quando falamos de inteligência emocional, estamos falando de:

I. Ter autoconsciência e ser automotivado.

II. Ser incapaz de lidar com o emocional do outro.

III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com