TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira

Atividade Avaliativa - ATPS

Comportamento Organizacional

São Paulo/SP

2013

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Professora tutora a distância:

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

São Paulo/SP

2013

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO...........................................................................................4

2 Definições de Comportamento Organizacional.......................................5

3 Efeitos da inovação para as organizações..............................................6

4 Trabalhos em Equipe e Liderança...........................................................7

5.Percepção.................................................................................................9

6 CONCLUSÃO..........................................................................................11

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................12

INTRODUÇÃO

Este trabalho pressupõe-se que o Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento do indivíduo dentro de uma organização, no intuito de alcançar a produtividade, evitando o abandono dos cumprimentos de deveres e funções do cargo prevendo acontecimentos futuros, controlando e monitorando o comportamento de cada individuo dentro das organizações.

Na administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia.

A eficiência é a capacidade do administrador de obter resultados como a produtividade, o desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão de obra e material) possíveis ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

A eficácia é a palavra usada para indicar a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, amis a organização é eficaz.

2 Definições de comportamento organizacional

Comportamento organizacional consiste no comportamento do individuo dentro das organizações. A maneira como cada indivíduo reage perante seu líder, perante o grupo e como este comportamento afeta as metas estabelecidas pela organização. Esse estudo tem como finalidade explicar a causa de determinado comportamento.

O uso do comportamento organizacional tem como desafio o aumento da produtividade mantendo qualidade, melhorar as habilidades humanas, administrativas as diversidades da força de trabalho, responder a globalização, fortalecer pessoas estimular a inovação e a mudança lidar com temporariedade, ajudar os funcionários a alcançarem equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e melhorar o comportamento ético.

França (2006) define que as constantes mudanças no mundo contribuíram para melhorar a sintonia entre as necessidades da empresa e das pessoas, diz também que a gestão de pessoas dentro das organizações não se prende somente as atividades operacionais mas também ações corporativas .

Segundo Vecchio hoje em dia os colaboradores não levam muito em conta os benefícios que as empresas lhe proporcionam, mas sim como são geridos pelos seus superiores.

Vecchio e França concordam entre si quando dizem que o comportamento organizacional estuda os processos comportamentais no contexto do trabalho, fenômenos baseados no individuo, processos interpessoais e grupos de trabalho com liderança, forças organizacionais e ambientais, e complementa salientando que a sobrevivência da organização.

O comportamento é uma ação, uma consequência ou uma maneira do ser humano relatar, expressar suas assertivas ou manifestar suas frustações. A organização é uma empresa que tem um objetivo para satisfazer seu cliente através de um produto ofertado ou um serviço prestado, contudo para que ela produza ou atenda sua oferta é preciso ser composta de colaboradores que fazem essa empresa atingir seu objetivo e produzir seu produto.

Segundo CHIAVENATO (1994), O Comportamento Organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

O Comportamento Organizacional é a maneira de ação das pessoas dentro de uma organização e o que elas refletem para o crescimento e desenvolvimento da mesma. É um estudo do comportamento do ser humano focado no local de trabalho e a observância do reflexo dos seus atos. Uma analise dos fatores que consequentes pelo comportamento e o resultado observado através de benfeitorias ou prejuízos, como exemplo: o aumento de produtividade entre outros fatores que conduzem o crescimento da empresa.

Esse estudo tem a finalidade de promover melhorias dentro de uma organização e para o próprio colaborador, embasado pela essa análise do comportamento organizacional. Há fatores que decorrem dessa análise para gerar conhecimento, a pesquisa pelo comportamento e a causa das ações que impulsionam fatos é a explicação do comportamento, uma ação estudada com conhecimento nas consequências nomeiam a prevenção das ações futuras e saber controlar tais atos também está focado com o estudo do comportamento.

Essa análise de comportamento pode ser necessária por diversas variáveis distintas, dentre elas a cultura organizacional, ambiente de trabalho, o ambiente de trabalho, descoberta pelas habilidades interpessoais, entre outros.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com